sábado, 12 de setembro de 2009

Economia brasileira sobrevive graças ao consumidor, diz Lula

O Brasil está mais preparado do que países considerados desenvolvidos para enfrentar a crise econômica e um dos motivos é o consumidor, segundo afirmação do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
"Graças ao povo brasileiro e, sobretudo, a parte mais pobre desse País, a economia sobreviveu com o comércio crescendo praticamente durante 23 meses seguidos", disse o presidente, conforme publicado pela Agência Brasil, durante pronunciamento em Ipojuca, no estado de Pernambuco.
Opinião semelhante à do presidente tem a economista do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Rebeca Palis. "O consumo das famílias nunca deixou de crescer, mas a taxa de crescimento tinha desacelerado. Agora, voltou a acelerar. Isso faz diferença, porque esse é o componente que mais influencia o PIB [Produto Interno Bruto]".
PIB
Segundo dados do IBGE, divulgados na manhã desta sexta-feira (11), o consumo das famílias foi o grande responsável pelo avanço de 1,9% do PIB brasileiro no segundo trimestre do ano.
No período, as famílias brasileiras gastaram 2,1% a mais do que nos três primeiros meses de 2009.

Nenhum comentário: