quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Conheça os 10 cursos com melhores notas no ENADE

O curso de Engenharia Eletrônica do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) conquistou a maior nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2008. A avaliação do Ministério da Educação (MEC) foi divulgada nesta quinta-feira. Veja abaixo os 10 melhores colocados - todos obtiveram nota 5 (cinco) no conceito Enade.
1- Engenharia Eletrônica: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2- Matemática: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Guaratinguetá -SP 3- Letras: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 4- Engenharia Agrícola: Universidade Federal de Lavras (UFLA) 5- Computação e Informática: Bacharelado em ciência da computação: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 6- Computação e Informática: Bacharelado em ciência da computação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 7- Engenharia: Instituto Militar de Engenharia 8- Matemática: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Ilha Solteira-SP 9- Letras: Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) 10- Engenharia Telecomunicações: Instituto Militar de Engenharia.
Estes cursos também obtiveram melhores notas no CPC Contínuo - indicador composto pela nota obtida pelo curso no Enade, além de outros fatores que contribuem para a qualidade da formação do aluno, como o corpo docente, a infraestrtura e o projeto pedagógico da instituição. A nota do exame vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insatisfatórios, 3 razoável e 4 e 5 bons. Veja aqui a lista completa.
Os Estados com maior quantidade de graduações de baixa qualidade (com CPC 1 e 2) são Amazonas, Amapá, de Alagoas, Sergipe, Goiás e o Distrito Federal. No DF, os cursos com conceito insatisfatório são 42% da oferta.
O Rio de Janeiro obteve o maior percentual de cursos com CPC 5 (4,29%), além de Distrito Federal (2,68%), Minas Gerais (2,17%), Mato Grosso do Sul (2,17%) e do Rio Grande do Norte (2,11%).
No total são 7.329 os cursos avaliados, nas áreas de Matemática, Letras, Física, Química, Biologia, Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, História, Geografia, Filosofia, Computação, Ciências Sociais e Engenharia, além de cursos da área de Tecnologia em Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Construção de Edifícios, Fabricação Mecânica, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Redação Terra

Nenhum comentário: