quinta-feira, 26 de setembro de 2013

RN QUEBRADO: SERVIDORES DO ESTADO TEMEM ATRASO NO PAGAMENTO PROGRAMADO PARA COMEÇAR NESTA SEXTA-FEIRA (27).

A crise financeira enfrentada pelo Rio Grande do Norte tem tirado o sono dos servidores estaduais. Devido às alegações da governadora Rosalba Ciarlini de que o RN vem sofrendo com frustração de receita, a quantidade de especulações sobre a suspensão nos pagamentos da folha de pessoal aumenta vertiginosamente a cada dia. A mais recente dessas especulações dá conta de que o pagamento dos salários de todos os servidores, originalmente programado para esta sexta-feira(27) para os que recebem no primeiro dia, não seria efetivado. Há especulações na imprensa, que o pagamento não será realizado.
O Secretario de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Álber Nóbrega 

foi procurado pelo Jornal de Hoje, para esclarecer o assunto, mas funcionários da pasta afirmaram que o secretário estaria de férias, informação desmentida pela assessoria de comunicação do governo. 
Diversas entidades classistas se pronunciaram sobre essa possível falta de pagamento por parte do Governo do Estado ventilada na manhã de hoje (26). A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso, conta que, caso se confirme, esse atraso não passa de uma manobra da Governadora com o intuito de chantagear emocionalmente a população do Estado. “Rosalba está indo no mesmo caminho de Micarla, ou seja, direto para o buraco. O problema é puramente administrativo. Os recursos têm entrado normalmente, ela é que não tem capacidade para gerir o Rio Grande do Norte. Se até o dinheiro do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] foi depositado, o que ela vai alegar para não honrar os compromissos conosco?”, questiona.
Já Simone Dutra, representante do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde/RN), ameaça paralisação, caso as especulações se confirmem. “Se o pagamento não for feito, a classe vai parar. Temos, inclusive, uma assembleia amanhã, às 9h. O sinal de alerta está ligado”, ameaça Dutra. Já Djair Oliveira, da Polícia Civil – que já está em greve – denuncia a incoerência da atual gestão. “Tudo isso é uma grande estratégia de Rosalba Ciarlini para passar a imagem de que não tem dinheiro, mas nós sabemos que a arrecadação no Estado segue normal. Tem recurso sim, o dinheiro está entrando, o que falta é gestão”, dispara.

Nenhum comentário: