quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Grupo Culturas Populares promove encontro com professor da UFF

O Grupo de Estudos Culturas Populares pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, nesta sexta-feira, 4, a atividade “Encontros da Base”. O evento acontece no Auditório do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA), a partir das 9h.
A atividade contará com a palestra “Dimensões da sociedade carnavalesca: entre a paixão e a profissionalização”, a ser ministrada pelo pesquisador Nilton Santos, professor do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Grupo de Estudos Culturas Populares
O Grupo de Estudos Culturas Populares é uma base de pesquisa criada em 2000, com o objetivo de proporcionar reflexões sobre a temática da dinâmica das culturas populares contemporâneas, enfocando as práticas, interações e representações sociais presentes no cotidiano dos centros urbanos, além de estimular alunos de graduação e de pós-graduação a realizarem pesquisas nesse campo.
O grupo é coordenado pelo professor Luiz Assunção, do Departamento de Antropologia da UFRN, e está situado no Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
A base conta com duas linhas de pesquisa: manifestações culturais, produtos e processo (que engloba os temas referentes à arte, folclore, tradição, narrativas e sociabilidades); e religiosidade (rituais, mitos, crenças e processos sociais).

A dinâmica do trabalho acontece com a realização de encontros permanentes de orientação e de atividades eventuais ("Encontros da Base", oficinas de pesquisa e os seminários de cultura popular).

Nenhum comentário: