quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CCHLA inaugura mosaico na exposição “Fractais”, dia 3 de agosto

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, nesta quinta-feira, 3 de setembro, a inauguração do mosaico artístico “Fractais”, produzido pelo artista potiguar Wendell Santos Batista e seus alunos.
A produção da obra aconteceu durante a oficina “Mosaico Artístico para Arquitetura” no ateliê do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN e levou três meses para ser concluída. A ideia surgiu por meio dos professores Herculano Campos, diretor do CCHLA, e Teodora Alves, diretora do NAC, em parceria com o artista.
O painel elementos como flores, moldes geométricos, rostos com curvas e movimentos, que compõem toda a obra foi produzido por Wendell Batista, professores e alunos de vários cursos como teatro, arquitetura e artes visuais. Estiveram envolvidos no processo de produção os alunos Álvaro Paraguai, Alyson Santos, Diana P, Françoise Valéria, Judite Pandolfi, Ana Letícia, Raissa Figueiredo, Raisa Santos e Maria Cristina Paiva.
O conceito da obra era trabalhar o humano, na possibilidade do existencial com base na ideologia das mandalas, divididas em três camadas: a mais exterior refere-se ao ser humano em uma posição mais social com o outro; a camada entre a exterior e a central seria mais voltada para subjetividade e individualidade humana; e a camada central seria o núcleo, que se refere ao ser mais espiritual.
Wendell comentou sua expectativa em relação ao trabalho: “Eu tinha muito expectativa sobre essa obra e é muito gostoso vê-la fixada na parede. Nenhum dos alunos esperava que esse trabalho ganhasse essa dimensão. Nenhum viu a obra concluída e terá uma grande surpresa ao vê-la na inauguração. Também é muito bacana ver que as pessoas estão gostando e comentando o trabalho, tendo uma ideia positiva sobre ele”.
Com a intenção de promover a interdisciplinaridade, o artista está desenvolvendo um processo de produção artística semelhante com alunos do ensino fundamental na Escola Estadual Isabel Gondim, nas Rocas.

A inauguração do mosaico contará com a presença do artista e acontece às 17h, no espaço interno do CCHLA.

Nenhum comentário: