terça-feira, 10 de abril de 2012

O 1º SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - SESEB - é uma realização do Departamento de Ciências Sociais

Apresentação
O 1º SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - SESEB - é uma realização do Departamento de Ciências Sociais e Política da UERN. Ocorrerá no período de 28 a 31 de maio de 2012.
Trata-se de um evento que objetiva promover espaços de reflexão e debate sobre a sociologia na Educação Básica no âmbito da formação universitária e nos campos de atuação profissional e proporcionar diálogos sobre as práticas docentes no Rio Grande do Norte na área de Sociologia, apresentando propostas curriculares e estratégias metodológicas.
LOCAL:
Campus Central da UERN, Mossoró-RN
PÚBLICO-ALVO:
Alunos de graduação e de pós-graduação, professores/pesquisadores, profissionais da Educação Básica, profissionais das Diretorias Regionais de Educação e outros interessados pela temática.
Inscrição
COMO SE INSCREVER?
Para inscrever-se no 1º SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - SESEB, o participante deve preencher corretamente todos os campos do Formulário de Inscrição. Logo após o envio da inscrição, o participante receberá uma mensagem de confirmação no e-mail informado no formulário.
As inscrições somente serão realizadas somente pelo site:
Envio de proposta de Oficinas/Minicursos: 12 de março a 12 de abril;
Workshops (Relatos de experiências): 12 de março a 12 de abril;
Ouvinte: 14 a 28 de maio.
Oficinas e Minicursos: 14 a 28 de maio
ATENÇÃO: Os proponentes de oficinas ou minicursos, além de comunicações orais para o Workshop deverão efetuar o pagamento de sua inscrição para que as propostas sejam avaliadas. Estudantes de graduação e pós-graduação, assim como os professores da educação básica de escolas públicas devem apresentar o comprovante de matrícula e de vínculo profissional respectivamente no momento de credenciamento ou enviá-lo para o e-mail dcs.uern@gmail.com.
QUAL VALOR?
Estudantes de graduação: R$ 10,00
Estudantes de pós-graduação: R$ 15,00
Professores da educação básica de escolas privadas: R$ 20,00
Professores da educação básica de escolas públicas: Gratuito
Pesquisadores, docentes do ensino superior e público em geral: R$ 20,00
COMO PAGAR?
O pagamento poderá ser feito de 12/03 a 09/04/2012, na modalidade de apresentador de comunicação oral no Workshop, ou de 14/05 a 28/05/2012, na modalidade de ouvinte, através de Transferência ou Depósito Bancário devidamente comprovado. Após ter se inscrito e recebido a mensagem de confirmação de sua inscrição, envie um e-mail para dcsp@uern.br ou dcs.uern@gmail.com ou entre em contato pelo telefone (84) 3315-2195 (7h às 11h, 19h às 22h, segunda a sexta) informando: 1- NOME COMPLETO, 2- NOME DO BANCO, 3- DIA, HORA A E VALOR DO DEPÓSITO, 4- NÚMERO DA TRANSAÇÃO.
DADOS PARA DEPÓSITO\TRANSFERÊNCIA:
Favorecido: José Glebson Vieira
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 3064
Conta Poupança: 16.758-3
Operação: 013
Programação
28/05/2012 (Segunda-feira)
Credenciamento
Horário: 07:30 - 11:30 / 14:00 - 17:15
Local: Auditório da FAFIC
Mesa de abertura
Horário: 19h
Local: Auditório da FAFIC
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Epistemologia e cidadania: o ensino da sociologia na educação básica
Profa. Dra. Elizabeth Fonseca Guimarães (UFU)
Horário: 19h40m
Local: Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC)
29/05/2012(Terça-feira)
GRUPOS DE TRABALHOS TEMÁTICOS:
1. Conteúdos programáticos e metodologias do ensino de Sociologia.
2. Relação universidade e escolas de educação básica que institucionalizaram a sociologia.
3. Produção de material didático e pedagógico para o ensino de Sociologia.
4. Organização curricular e estágio supervisionado na formação de professores de ensino de Sociologia
Horário: 8h30m às 11h30m
Local: Bloco de Aulas de Ciências Sociais
PLENÁRIA:
Espaço para socialização dos resultados dos trabalhos realizados nos grupos temáticos.
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório da FAFIC
MESA REDONDA
Desafios do ensino da sociologia na educação básica
Coordenação: Profa. Ms. Lidiane Alves da Cunha (UERN)
Palestrantes:
Prof. Dr. Amaury César Moraes (USP)
Profa. Dra. Nise Maria Tavares Jinkings (UFSC)
Horário: 19h
Local: Auditório da FAFIC
30/05/2012 (Quarta-feira)
WORKSHOPS (1a. Sessão)
Objetivo: Apresentar experiências de ensino e pesquisa em Sociologia no Ensino Médio
Coordenação: Prof. Dr. José Glebson Vieira (UERN)
Horário: 7h30m às 11h30m
Local: Bloco de Aulas de Ciências Sociais
OFICINAS E MINICURSOS (A definir)
Horário: 14h às 17h
Local: Bloco de Aulas de Ciências Sociais
MESA REDONDA
Formação dos licenciados e intercâmbio com a escola
Coordenação: Prof. Dr. João Freire Rodrigues (UERN)
Palestrantes:
- Prof. Ms. Mário Bispo dos Santos (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
- Prof. Dr. Gilmar Santana (UFRN)
- Prof. Dra. Geovânia da Silva Toscano (UFPB)
Horário: 19h
Local: Auditório da FAFIC
31/05/2012(Sexta-Feira)
WORKSHOPS (2a. Sessão)
Objetivo: Apresentar experiências de ensino e pesquisa em Scoiologia no Ensino Médio
Coordenação: Prof. Dr. José Glebson Vieira (UERN)
Horário: 7h30m às 11h30m
Local: Bloco de Aulas de Ciências Sociais
OFICINAS E MINICURSOS (A definir)
Horário: 14h às 17h
Local: Bloco de Aulas de Ciências Sociais
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Interdisciplinaridade e o Ensino de Sociologia
Profa. Dra. Ileizi Luciana Fiorelli Silva (UEL)
Horário: 19h30m
Local: Auditório da FAFIC
Normas e Orientações
GRUPOS TEMÁTICOS
Todos os participantes do evento poderão participar dos Grupos Temáticos. A participação deverá ser indicada no momento da inscrição, sendo permitida em apenas um dos grupos.
Os Grupos Temáticos têm como objetivo discutir e elaborar um conjunto de ações, propostas e atividades, que deverão ser encaminhados à plenária final. As discussões ocorrerão a partir dos seguintes eixos:
1. Conteúdos programáticos e metodologias do ensino de Sociologia.
2. Relação universidade e escolas de Educação Básica que institucionalizaram a Sociologia.
3. Produção de material didático e pedagógico para o ensino de Sociologia.
4. Organização curricular e estágio supervisionado na formação de professores de ensino de Sociologia
As propostas dos Grupos Temáticos serão apreciadas numa plenária, as quais comporão um documento a ser enviado aos órgãos ligados à educação do RN. Último dia para inscrição: 28/05/2012
WORKSHOP
Poderão se inscrever no Workshop: Professores do ensino superior e da educação básica, alunos de graduação e pós-graduação e outros profissionais que tenham desenvolvido atividades de ensino e pesquisa voltados à Sociologia no ensino médio.
Condições de apresentação e publicação dos trabalhos:
• Cada apresentador poderá propor até dois trabalhos, sendo um individual e outro coletivo;
• Os trabalhos em coautoria devem ter no máximo 5 (cinco) autores.
• Todos os trabalhos serão apresentados na modalidade “comunicação oral”;
• A inscrição de comunicação oral deve ser feita com o envio de resumo expandido no formato pdf como anexo para os e-mails dcsp@uern.br e/ou dcs.uern@gmail.com, com o título: “Resumo Expandido – Nome Completo do Participante”.
• A inscrição da comunicação oral só será confirmada com o pagamento da taxa correspondente e no caso de comunicação em coautoria, com o pagamento de todos os autores.
• Os autores que tiveram comunicações orais selecionadas deverão encaminhar trabalhos completos para serem publicados nos anais do evento, os quais terão registro de ISSN;
• Os resumos expandidos também serão publicados nos anais do evento.
Avaliação das propostas de comunicação e divulgação da programação do Workshop:
• As propostas de comunicação serão avaliadas pela Comissão Científica, que considerará a pertinência do trabalho com os objetivos do evento, assim como o mérito científico.
• As propostas selecionadas para comunicação/apresentação no Workshop (relatos de experiências) receberão Carta de Aceite da comissão científica enviada pelo e-mail do evento;
• A programação do Workshop será divulgada no site do evento.
Formatação do Resumo Expandido:
• Arquivo eletrônico em formato pdf enviado para o e-mail do Evento: dcsp@uern.br ou dcs.uern@gmail.com
• Número de páginas: no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas, incluindo título, autor(es) e titulação, filiação institucional, endereço eletrônico, texto, notas, figuras, tabelas, quadros e referências bibliográficas.
• Papel tamanho A4;
• Programa Word for Windows (versão 2003 ou superior);
• Fonte Arial;
• Tamanho 12;
• Espaçamento 1,5;
• Margens: superior e inferior 2,5; esquerda e direita 3,0;
• Alinhamento justificado;
• Título em maiúsculo, centralizado e em negrito;
• Nome do(s) autor(es) alinhado à direita, depois de uma linha de espaço do título;
• Vinculação institucional: abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), alinhado à direita;
• Endereço eletrônico: abaixo da vinculação institucional, alinhado à direita;
• Depois de uma linha de espaço o resumo com as devidas divisões: Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e/ou Considerações Finais e Referências;
• Três palavras-chaves.
Formatação do trabalho completo:
• Arquivo eletrônico em formato pdf enviado para o e-mail do Evento: dcsp@uern.br ou dcs.uern@gmail.com com o título: “Trabalho completo – Nome Completo do Participante”;
• Número de páginas: entre 7 e 15 páginas, incluindo bibliografia, figuras etc.
• Papel A4 (29,7 x 21 cm);
• Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm, direita 2 cm;
• Fonte: Times New Roman, corpo 12;
• Espaçamento entre linhas: 1,5;
• Alinhamento: justificado;
• Os textos não deverão ter folha de rosto separada;
• Todas as páginas terão número sequencial no canto inferior direito;
• Ilustrações, tabelas e gráficos deverão aparecer numerados no corpo do texto. As notas devem ser numeradas em número arábico e listadas no rodapé.
Composição do texto:
O trabalho deverá informar antes na parte superior antecedente ao texto:
• Título do trabalho centralizado, com inserção de nota de rodapé após o título do trabalho contendo a informação: “Trabalho apresentado no 1º Seminário Estadual de Professores de Sociologia da Educação Básica, realizado no período de 28 a 31 de maio de 2012, Mossoró-RN”;
• Nome completo do(s) autor(es), sendo um por linha, com alinhamento pela margem direita, seguido de filiação institucional e três palavras-chave.
Apresentação das comunicações orais:
• As apresentações ocorrerão nos dias 30 e 31 de maio de 2012.
• Cada apresentação terá duração de 20 minutos, com 10 minutos para debate e serão divididas a partir do tema proposto.
OFICINAS E MINICURSOS
Critérios para apresentação de oficinas e minicursos:
1. Poderão propor oficinas e/ou minicursos docentes e/ou discentes vinculados a Instituições de Ensino Superior, docentes de Educação Básica ou outros profissionais da educação.
2. As oficinas e minicursos terão duração de até 08 horas e contarão com o número máximo de 20 vagas.
3. As propostas deverão ser encaminhadas de acordo com as seguintes especificações:
a) Titulação e vinculação institucional do(s) ministrantes;
b) E-mail e telefones para contato;
c) Público alvo;
d) Recursos a serem utilizados;
e) Ementa: título e resumo (até 900 caracteres, com espaço, aproximadamente 10 linhas) contendo os objetivos, justificativas e relevância da proposta.
Grupos Temáticos
Os Grupos Temáticos pretende reunir todos os interessados pela temática da sociologia no ensino médio com o intuito de discutir e elaborar um conjunto de ações, propostas e atividades, que deverão ser encaminhados a plenária final.
As discussões ocorrerão em 04 Grupos que discutirão temas específicos como:
1. Conteúdos programáticos e metodologias do ensino de sociologia.
2. Relação universidade e escolas de educação básica que institucionalizaram a sociologia.
3. Produção de material didático e pedagógico para o ensino de sociologia.
4. Organização curricular e estágio supervisionado na formação de professores de ensino de sociologia
As propostas dos Grupos Temáticos serão apreciadas numa plenária, as quais comporão um documento a ser enviado aos órgãos ligados à educação do RN.
Todas as propostas devem ser encaminhadas em versão doc ou pdf para o endereço eletrônico: dcsp@uern.br ou dcs.uern@gmail.com no prazo descrito no Calendário. Serão realizadas 05 oficinas e 05 minicursos no 1º SESEB.
Inscrições:
• As inscrições serão feitas diretamente no site do evento.
• As oficinas e minicursos contarão com o número máximo de 20 vagas.
• Último dia para inscrição: 28/05/2012
Certificação:
• Todos os certificados de participação e apresentação de trabalhos no 1º SESEB serão entregues no último dia do evento.
• Os certificados de apresentação de comunicações orais serão expedidos para os autores que estiveram presentes no Workshop.
• Só será emitido certificado para os autores e coautores dos trabalhos, quando todos efetuarem o pagamento das inscrições.
Datas e Prazos para Envio de Comunicações Orais e Resultados de Avaliação:
Último dia para envio de resumos expandidos para o Workshop: 12/04/2012
Último dia para envio de proposta de oficinas e minicursos: 12/04/2012
Resultado da avaliação das comunicações orais: 20/04/2012
Resultado das oficinas e minicursos aprovados: 20/04/2012
Último dia para envio do trabalho completo: 18/05/2012
Workshop
O Workshop visa promover diálogos e trocas entre professores universitários e da educação básica, alunos de graduação e pós-graduação, assim como pesquisadores que tenham desenvolvido atividades de ensino e pesquisa voltadas à Sociologia no ensino médio. As apresentações serão realizadas apenas na modalidade "comunicação oral". Os apresentadores encaminharão à comissão do evento resumo expandido e o trablaho completo quando suas propostas forem selecionadas pela comisssão científica. Tanto o resumo quanto o trabalho serão publicados nos Anais do evento.
Oficinas/Minicursos
As oficinas e minicursos visam promover momentos de discussão, aprendizagem, atualização e trocas de experiências. As propostas de oficinas e minicursos, que serão encaminhadas e avaliadas pela comissão científica do 1º SESEB, contemplarão temas, questões e atividades que possam contribuir com o aperfeiçoamento da prática escolar da sociologia no ensino médio. Os critérios para apresentação deste tipo de atividade podem ser consultados, acessando o link: http://seseb.blogspot.com/p/normas-e-orientacoes.html
Comissões
COMISSÃO ORGANIZADORA:
Prof. Dr. José Glebson Vieira (UERN)
Profa. Ms. Lidiane Alves da Cunha (UERN)
Prof. Dr. João Freire Rodrigues (UERN)
COMISSÃO CIENTÍFICA:
Prof. Dr. Ailton Siqueira de Sousa Fonseca (UERN)
Profa. Dra. Karlla Christine Araújo Souza (UERN)
Profa. Dra. Eliane Anselmo da Silva (UERN)
Contato
(7h às 11h, 19h às 22h, segunda a sexta)
Secretaria do Departamento de Ciências Sociais e Política
Campus Universitário Central, Setor III
BR 110, KM 48, Rua Prof. Antônio Campos, Costa e Silva
59610-090 - Mossoró-RN
Fone: (084) 3315-2195; Fax: (084) 3315-2191
E-mail: dcsp@uern.br ou dcs.uern@gmail.com

Nenhum comentário: