terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bernardo ganha duas oportunidades de mostrar ser decisivo novamente em favor do Vasco

Brigar por dois títulos neste fim de temporada tem sido desgastante para os jogadores vascaínos. No entanto, a força do elenco tem sido fundamental para a conquista de resultados que têm deixado o Vasco na luta pela conquista do Brasileiro e da Copa Sul-Americana. Um dos que mais se destacam e que ganhou todos os holofotes após marcar o gol da vitória sobre o Fluminense no último domingo é o meia Bernardo. O camisa 31 terá a oportunidade nos próximos dois jogos do clube de ser titular e mostrar que este poder de decisão não aconteceu por acaso.
Estatísticas de Bernardo
Assistências 8
Dribles 22
Finalizações 34
Gols 6
Aprov. de passes 85%
Sem Felipe, poupado na partida desta quarta-feira, contra o Universidad de Chile, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, Bernardo deve começar a partida como titular. No fim de semana, contra o Flamengo, na última rodada do Brasileiro, Juninho está suspenso com o terceiro cartão amarelo, o que abre nova chance para o camisa 31.
Os números de Bernardo nesta temporada são de impressionar até mesmo os dirigentes vascaínos, que foram até o Cruzeiro no início do ano buscar, por empréstimo, o jogador para compor o elenco. Logo nos primeiros jogos, o camisa 31 mostrou um poder de finalização muito bom e, desde o início, assumiu a ponta da artilharia do clube em 2011. Ao todo, foram 55 jogos e 18 gols marcados neste ano. O retorno foi tanto que o Vasco irá exercer a cláusula de compra de seus direitos econômicos em seu contrato para que ele permaneça em São Januário.
Este desempenho é melhor que o de muitos medalhões como Felipe, Juninho, Diego Souza e Alecsandro. Mesmo na reserva, a participação de Bernardo nas partidas vascaínas é quase que constante, tanto que ele assume o papel de 12ª jogador. Nesta reta final, o meia será importantíssimo, principalmente por conta dos desfalques.
Para ele, não há diferenças entre ser titular e reserva, por isso ele exalta a união e falta de vaidade do grupo na busca dos dois títulos em disputa.
“O Vasco hoje é como uma família. Todos se gostam e essa união está sendo fundamental para aguentarmos esse desgastante final de temporada. Acho que as dificuldades que tivemos ao longo do ano acabaram fortalecendo esse time. Por isso, quando o pessoal na rua fala que eu sou herói, digo que herói é o grupo. Estou muito feliz por ainda termos chances de conquistar os dois títulos”, disse.
É dos pés de Bernardo que o Vasco aposta na conquista de uma vitória, nesta quarta-feira, sobre o Universidad de Chile, em Santiago (CHI). A equipe cruzmaltina precisa de uma vitória simples ou de um empate com mais de dois gols para avançar para a final. O jogo de ida da semifinal, disputado na quarta passada, em São Januário, terminou em 1 a 1, o que dá aos chilenos a vantagem de se classificar empatando sem gols.

Fonte: UOL

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Infarto: saiba como e por que o coração para de funcionar

Sedentarismo, maus hábitos alimentares e estresse contribuem para o problema
Estar acima do peso, levar uma rotina estressante, fumar, não praticar exercícios e ter maus hábitos alimentares são fatores determinates para desencadear o mais popular e perigoso problema de saúde do Brasil: o infarto do miocárdio, ou, como é conhecido popularmente, o ataque cardíaco. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registra uma média anual de 70 mil mortes por infarto. O alto índice de óbitos não e restrito aos brasileiros. O problema é de escala mundial e atinge até mesmo pessoas que mantém uma rotina saudável.
O que acontece no coração
O ataque cardíaco é, basicamente, a morte do coração. O músculo cardíaco para de receber sangue - que leva oxigênio e nutrientes aos tecidos do órgão - e a falta de irrigação, consequência do entupimento das artérias coronárias, faz com que ele pare de funcionar.
O processo que desencadeia o problema é relativamente lento e pode levar anos. "Embora ele seja súbito, o excesso de colesterol, ou seja, a gordura, vai se acumulando ao longo dos anos nas paredes internas das artérias até interromper totalmente o fluxo de sangue", explica o cardiologista Maurício Wajngarten.
De acordo com o especialista, o sangue passa a fluir devagar devido ao engrossamento das tais placas de gordura (ateromas) nas artérias. Com isso, o coração passa a ser menos irrigado e sinaliza isto sob a forma de uma intensa dor, chamada angina. "Nas pessoas que já têm uma predisposição genética, ou que apresentam um ou mais fatores de risco, como hipertensão ou diabetes, este processo é muito mais intenso", diz o cardiologista.
No passo seguinte o ateroma se quebra para cobrir a ferida, o que faz com que as plaquetas se unam para formar um coágulo de sangue (trombo) até aparecer o responsável pela total obserução da artéria: um coágulo que impede que o sangue passe e, preso, ele deixa de irrigar o miocárdio. A duração deste processo todo leva apenas alguns minutos. No entanto, se ultrapassar 20 minutos, o dano pode ser irreversível. "A gravidade de um infarto depende muito do tamanho da área atingida do coração. Se o bloqueio for em uma das principais artérias, é necessário que o atendimento médico seja urgente. Caso contrário, é morte certa", alerta Wajngarten. Os sintomas de que um infarto está prestes a acontecer nem sempre são evidentes: além da dor ou pressão no peito, pode haver falta de ar, dores nos braços, pescoço, ombros e costas, enjoos e até mesmo um desmaio. No entanto, algumas pessoas passam pela experiência sem sentir absolutamente nada.
Tratamentos e prevenção
Nem todo infarto é fatal e existem formas de tratamento para quem já passou pela experiência. De acordo com o cardiologista, a medicina oferece medicamentos para revascularizar a área atingida. Há também procedimentos e intervenções cirúrgicas, como a angioplastia, que devolve a irrigação através de um cateter que viaja pelos vasos até o coração. Nesta técnica, uma uma espécie de balão inflado alarga as artérias estreitadas e libera a passagem do sangue. Em muitos casos, uma espécie de mola pequena (stent) é colocada para garantir a passagem do sangue e, consequentemente, a irrigação do músculo. Já a ponte de safena é usada em casos mais graves, onde várias artérias foram bloqueadas pelas placas de gordura. A taxa de sucesso dessas técnicas chega a 90%. "Evitar um infarto exige cuidados relativamente simples. Se manter longe de fatores de risco, como o tabagismo e o sedentarismo, já é um começo", recomenda o cardiologista. Alimentação balanceada, controle do colesterol e pressão arterial também influenciam. Assim como deve-se procurar alternativas para aliviar o estresse e a tensão.
Por Minha Vida Publicado em 18/1/2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Senadores estendem a lei antifumo para todo o país

O Senado aprovou uma medida provisória que proíbe o fumo em ambientes fechados de acesso público em todo o país.
Até os fumódromos, áreas criadas especificamente para fumantes em bares, restaurantes, danceterias e empresas, ficam proibidos.
Hoje, leis semelhantes já vigoram em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
A medida passará a valer a partir da sanção do texto pela presidente Dilma Rousseff. A proposta, porém, ainda depende de regulamentação para fixar valor de multa.
O projeto é semelhante ao aprovado pelo então governador José Serra (PSDB) em São Paulo. No Estado, o dono do estabelecimento onde ocorre a infração pode pagar multa de até R$ 1.745.
Mas a medida aprovada pelo Senado é ainda mais restritiva, porque bane até as tabacarias --locais onde é possível fumar desde que não haja comida e bebida.
A proposta, que começou a tramitar no Congresso em agosto deste ano, foi aprovada de maneira simbólica.
Outras alterações foram aprovadas no Senado. Uma delas é a que prevê que, a partir de 2016, os maços de cigarros também tragam mensagens de advertência sobre os riscos do produto à saúde em 30% da parte frontal (hoje existe só na parte de trás).
Pontos de venda de cigarro não poderão mais ter propaganda. Eles deverão apenas expor os produtos e suas advertências à saúde.
Essas restrições foram comemoradas pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde). "Dados de outros países mostram que restringir o uso do cigarro em espaços coletivos e a propaganda no espaço de venda contribuem para reduzir o fumo", afirmou à Folha.
No Brasil, estima-se uma população fumante de 15% --em 1989 era de quase 35%.
Padilha, porém, criticou outro ponto da medida provisória, que libera a publicidade do cigarro em eventos.
ALTERAÇÕES
O projeto passou por várias alterações na tramitação. Na Câmara, o relator Renato Molling (PP-RS) era a favor do fim dos fumódromos, mas tentou abrir a possibilidade de que alguns locais (como restaurantes e boates) fossem totalmente livres para o fumo. Não teve sucesso.
"Nossa proposta era mais ampla, se protegia um pouco mais a produção e os fumantes", disse o deputado, que vem do principal Estado produtor de tabaco.
A Souza Cruz e Philip Morris, duas das maiores produtoras de cigarro do país, não quiseram comentar o caso.

Fonte: UOL

Vasco lidera prêmio do Brasileirão 2011 com sete indicados; Bota e Corinthians têm seis

O Vasco é o time que mais pode ter premiações neste Campeonato Brasileiro. Além de brigar pelo título, o time do Rio de Janeiro recebeu sete indicações ao Prêmio Craque do Brasileirão 2011. Botafogo e Corinthians, com seis, vem bem atrás. A boa campanha do Figueirense também foi premiada e o time catarinense recebeu cinco indicações. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo técnico da seleção brasileira Mano Menezes e pelo coordenador das categorias de base, Ney Franco.
Pela primeira vez o evento final será realizado em São Paulo. A festa acontecerá no dia 5 de dezembro no Auditório Ibirapuera. Lá serão revelados os vencedores de cada posição e o campeões de todas as divisões receberão seus prêmios. Os apresentadores do evento serão Glenda Kozlowski, Thiago Leifert e Luciano Huck.
Se um time paulista lidera o campeonato, pelo menos no número de indicações os cariocas levaram a melhor. Neste ano, são 18 indicações para os times do Rio de Janeiro, que superaram os paulistas que tiveram 13 nomes lembrados. No ano passado, houve empate e cada um teve 13 indicados ao prêmio, mas o time final contou com cinco jogadores paulistas e apenas três cariocas. Dedé, do Vasco; Neymar, do Santos; Bruno Cortês, do Botafogo e Leandro Damião, do Internacional, receberam duas indicações cada. Enquanto os dois primeiros foram lembrados em sua posição e como candidatos a craque da galera, o lateral e o atacante da seleção brasileira pode também receber o prêmio de revelação do torneio.
Além dos jogadores, Mano Menezes e Ney Franco também revelaram os nomes dos melhores técnicos e árbitros do Brasileirão. Tite, do Corinthians, Jorginho, do Figueirense e a dupla Ricardo Gomes/Cristovão Borges concorrem ao prêmio de melhor comandante. Sandro Meira Ricci, Leandro Vuaden e Paulo Cesar de Oliveira foram os indicados como melhores árbitros.
QUEM ELEGE OS CRAQUES
Para a definição do time ideal e do craque do Brasileirão 2011 a CBF montou um colegiado de pouco mais de 300 eleitores. Este grupo é composto por nomes da imprensa esportiva nacional e por jogadores e técnicos do país, convidados ao voto pela entidade.
Na última reunião da seleção brasileira, para os jogos contra Gabão e Egito fora do país, os jogadores convocados foram recrutados para ajudar na escolha dos melhores da Série A.
VEJA OS INDICADOS AO PRÊMIO CRAQUE DO BRASILEIRÂO 2011:
Goleiros

Fernando Prass (Vasco)
Jefferson (Botafogo)
Julio Cesar (Corinthians)
Lateral-direito
Bruno (Figueirense)
Fágner (Vasco)
Mariano (Fluminense)
Zagueiro direito
Antonio Carlos (Botafogo)
Dedé (Vasco)
Rodolpho (São Paulo)
Zagueiro esquerdo
Emerson (Coritiba)
Leandro Castán (Corinthians)
Réver (Atlético-MG)
Lateral-esquerdo
Bruno Cortês (Botafogo)
Juninho (Figueirense)
Kléber (Internacional)
Volante direito
Arouca (Santos)
Ralf (Corinthians)
Rômulo (Vasco)
Volante esquerdo
Marcos Assunção (Palmeiras)
Paulinho (Corinthians)
Renato (Botafogo)
Meia direita
Deco (Fluminense)
Diego Souza (Vasco)
Lucas (São Paulo)
Meia esquerda
Montillo (Cruzeiro)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Thiago Neves (Flamengo)
Atacante 1
Julio César (Figueirense)
L. Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Atacante 2
Borges (Santos)
Fred (Fluminense)
Loco Abreu (Botafogo)
Técnico
Jorginho (Figueirense)
Ricardo Gomes/C.Borges (Vasco)
Tite (Corinthians)
Revelação
Wellington Nem (Figueirense)
L.Damião (Internacional)
Bruno Cortês (Botafogo)
Craque da Galera
Dedé (Vasco)
Liedson (Corinthians)
Neymar (Santos)
Árbitro
Leandro Vuaden
Paulo César de Oliveira
Sandro Meira Ricci

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Hoje é o Dia do Escoteiro do Brasil

Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Veja as 13 questões anuladas do Enem

Justiça determinou a anulação de 13 questões do Enem 2011. Confira as questões anuladas na prova Amarela, Prova Azul, Prova Branca e Prova Rosa.
Acusado de vazamento de questões, o Enem poderia ser totalmente anulado, mas a sentença do juiz da 1ª Vara Federal, Luis Praxedes Vieira da Silva, ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, que saiu nesta terça-feira(1), aonde a Justiça Federal determinou que 13 questões da prova seriam anuladas.
As 13 questões da prova são representadas na prova amarela, mas estão presentes em todos os cadernos apenas em outra ordem. Seguindo a prova amarela (confira as provas e gabaritos), as questões anuladas foram as seguintes:
Questões anuladas do primeiro dia
• Prova Amarela: 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87
• Prova Azul: 32, 30, 36, 49, 50, 56, 70 e 87.
• Prova Branca: 29, 31, 38, 46, 49, 52, 73 e 84.
• Prova Rosa: 27, 28, 37, 51, 48, 54, 73 e 87.
Questões anuladas do segundo dia
• Prova Amarela: 113, 141, 154, 173 e 180.
• Prova Azul: 113, 148, 151, 176 e 179.
• Prova Branca-Cinza: 110, 148, 151, 178 e 173.
• Prova Rosa: 115, 143, 152, 180 e 174.
Governo deve recorrer da decisão
Segundo nota, o MEC e o Inep entendem que a sentença de primeira instância foi desproporcional, ao cancelar em todo o país 13 questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) realizado nos dias 22 e 23 de outubro, que teriam sido apropriadas pelos alunos do
Ressalva-se que a sentença preserva o exame, na medida em que afasta a possibilidade de cancelamento da prova em todo o território nacional, como era a pretensão do Ministério Público Federal do Ceará.
Por outro lado, ainda que confortável na posição de que pela Teoria de Resposta ao Item (TRI) o cancelamento das 13 questões em todo o país não afeta a pontuação do Enem, o Ministério da Educação e o Inep entendem que a arguição proposta de cancelar as provas unicamente dos alunos do Christus ou até do complexo educacional da instituição tem um caráter pedagógico e restabelece a isonomia, uma vez que somente aqueles alunos tiveram uma vantagem no tempo dedicado à resolução das 180 questões aplicadas.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Hoje é o Dia do Direito de Voto à Mulher

O Rio Grande do Norte marcou a luta mundial dos movimentos feministas, à época crescente em todos os lugares. O Estado era governado por Juvenal Lamartine e coube a ele o pioneirismo de autorizar o voto da mulher, em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal. Foi em 1934. Mulheres representam gesto liderado por Celina Guimarães Celina Guimarães Viana, professora, juíza de futebol, mulher atuante em Mossoró, foi a primeira eleitora inscrita no Brasil. Após tirar seu título eleitoral, um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte e outros nove estados da Federação a fazerem a mesma coisa.