segunda-feira, 28 de abril de 2014

O Campo Sociológico

"[...] A Sociologia divide-se em várias disciplinas, que estudam a ordem existente nas relações dos fenômenos sociais de diversos pontos de vista irredutíveis, mas complementares e convergentes. Contudo, nada se disse [até aqui] sobre as chamadas "sociologias específicas", como a Sociologia Econômica, a Sociologia Moral, a Sociologia Jurídica, a Sociologia do Conhecimento [a Sociologia da Educação] etc. A rigor, essa designação é imprópria. Como acontece em qualquer ciência, os métodos sociológicos podem ser aplicados à investigação e à explicação de qualquer fenômeno social particular sem que, por isso, se deva admitir a existência de uma disciplina especial, com objeto e problemas próprios! Essa tendência teve razão de ser no passado, enquanto pairavam dúvidas sobre as questões essenciais, relativas ao objeto da Sociologia, à natureza da explicação sociológica e às técnicas de investigação, recomendáveis no estudo sociológico dos fenômenos sociais. Ela simplificava o trabalho dos especialistas, confinando o âmbito da discussão de questões metodológicas e do significado de suas contribuições. Como nos sugere o estudo de Mannheim, sobre a Sociologia da Consciência, essa expressão conserva, atualmente, um sentido figurado, pois a investigação de um fenômeno particular com frequência envolve o recurso simultâneo às abordagens sociológicas fundamentais. Sob outros aspectos, o uso mais ou menos livre de tais expressões facilita a identificação do teor das contribuições, simplificando, assim, as relações do autor com o público. Isto parece suficiente para justificar o emprego delas, já que carecem de sentido lógico os intentos de subdividir, indefinidamente, os campos da Sociologia".
 Fonte:(Florestan Fernandes. Sociologia da Educação como "Sociologia Especial". In: Luiz Pereira e Marialice Foracchi. Educação e Sociedade: Leituras de Sociologia da Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977, p.6

Educação é essencial.


Importãncia da Leitura

O hábito da leitura traz diversos benefícios. Ela permite o conhecimento de outros mundos e outras realidades. Destacamos algumas vantagens para incentivar este hábito que só nos faz bem. Separe pelo menos 15 minutos do seu dia para ler. Você vai notar como sua rotina vai melhorar.

domingo, 20 de abril de 2014

Pagamento das Letras ao Magistério Estadual

Governo publicou e sancionou a LC nº 503 de 26/03/2014, que Concede progressão a servidores públicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) ocupantes dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e Especialista de Educação.

De acordo com informações colhidas junto a SEEC, todo o professor que tem direito a referida progressão receberá agora no contracheque do mês de abril.

O governo do estado fará o pagamento dessa letra retroagindo ao dia 27 de março.

Reajuste das Gratificações dos Diretores de DIRED’s e Escolas

Governo sancionou e publicou a lei nº 504 de 27/03/2014, que Estabelece novos critérios para a classificação das escolas integrantes da rede pública estadual de ensino, fixa a quantidade de Funções Gratificadas de Diretor e de Vice-Diretor, e dá outras providências.


Todos os gestores de DIRED’s e das Escolas Estaduais aguardavam ansioso receber agora no mês de abril essa gratificação reajustada.



Porém de acordo com informações colhidas na SEEC, esse pagamento não será efetuado por que a Secretaria de Educação não regulamentou os portes das escolas.



É de acordo com a parametrização do sistema que se regulamentará o novo porte das escolas, sem essa ação o pagamento não se viabilizará.



sábado, 19 de abril de 2014

Hoje é o Dia Nacional do Índio

Urubu, sabiá, carioca, mandioca, abacaxi. Muitas palavras como estas, usadas no dia-a-dia, vêm do tupi, uma das línguas mais faladas pelos índios que habitavam o Brasil quando os portugueses chegaram aqui. Eram aproximadamente 3 milhões de nativos. Hoje, segundo a Funai, restam pouco mais de 260 mil, distribuídos em 128 reservas. Sua influência está presente não só na língua, mas em muitos outros aspectos da cultura brasileira. Poucos índios, no entanto, mantêm sua própria cultura. Continuam sendo dizimados pela mesma razão de sempre: a posse da terra. 
O dia 19 de abril é um alerta em favor do respeito e da preservação dos povos indígenas.