sábado, 22 de dezembro de 2012

Chico Mendes


No dia 22 de dezembro 1988, O seringueiro e ecologista Chico Mendes foi assassinado no quintal de sua casa por um tiro disparado pelo fazendeiro Darcy Alves da Silva Pereira

Biografia de Chico Mendes:

Chico Mendes (1944-1988) foi um líder seringueiro e sindicalista brasileiro. Foi grande responsável pela difusão sobre a preservação da floresta amazônica.


Chico Mendes nasceu em Porto Rico e entrou para a política sindical nos anos 60. Na década de 70, criou os “empates”, que eram estratégias de fomentação da não-violência contra o desarmamento na Amazônia. Em 1977, fundou o Sindicato dos trabalhadores rurais de Xapuri, do qual foi eleito presidente.
Chico Mendes candidatou-se a deputado federal pelo PT, mas é derrotado. Elegeu-se vereador pelo MDB- Movimento Democrático Brasileiro. Participou do Conselho Nacional de Seringueiros. Ganhou o Prêmio Global do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (UNEP) EM 1987.
Chico Mendes foi perseguido pelos fazendeiros, sob a alegação de prejudicar o "progresso da região". Isso aconteceu em 1987, quando agentes da ONU visitaram a Amazônia e puderam perceber a devastação da floresta.
Foi assassinado em 1988 por pistoleiros enviados pelo fazendeiro Darli Alves Pereira, que foi condenado a 19 anos de prisão. Embora tenha fugido, foi capturado novamente e condenado a mais 8 anos.



domingo, 16 de dezembro de 2012

Parabéns Caicó!



Neste domingo, dia 16 de dezembro, é feriado municipal em Caicó. Data da emancipação política da cidade. Contam-se várias lendas sobre sua origem, porém todas citam um vaqueiro português que, à procura de água para o seu gado durante uma seca, se deparou com um touro bravio de feições míticas. Aflito diante de tal situação, o vaqueiro fez uma promessa a Sant’Ana: se conseguisse escapar do touro e encontrar água, construiria uma capela em sua homenagem.

Então, nesse momento, o touro desapareceu e logo o vaqueiro encontrou um poço, o qual, segundo relatos, nunca secou. Diante disso, contou o episódio aos amigos, que iniciaram a construção da capela, marco inicial do povoamento de Caicó.

Cronologia da origem do município

1748 – Criado o distrito com a denominação de Vila do Príncipe.

1788 – Elevado à categoria de vila, denominando-se Vila Nova do Príncipe.

1868 – Elevado à condição de cidade e sede, com denominação de Cidade do Príncipe.

1890 – Passa a se denominar Seridó. Ainda no mesmo ano, o município passa a ser denominado Caicó.

1911 – Apenas o distrito-sede passa a se chamar de Caicó.