segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ratos e insetos podem: professores não!

Nuvens negras de um Estado mórbido degeneram aviltantemente a figura mais nobre do processo educacional: o professor.
Este elemento poderá ser julgado, preso e condenado se insistir em compartilhar da merenda distribuída nas escolas pelas entidades responsáveis.
Verdade, medida judicial não se discute, se cumpre. O governo agradece concomitantemente. O problema é do professor, ele que se vire. Não há o que reclamar.
O governo ostenta sua gestão, esclarecendo que está atendendo aos Princípios da Legalidade e da Eficiência do Serviço Público. Grande eloquência e exemplo de moralidade. Contudo, não sei se merece nossos aplausos.
Crianças que não chegam às escolas por falta de transporte escolar, estruturas físicas em ruinas, desabando sobre as cabeças de alunos, funcionários e professores, por falta de manutenção. Educadores estressados e desmotivados, salários aviltantes, desvios de recursos públicos por vias corruptivas, um caos que se generaliza, um torpedo que explode nas estruturas de uma educação decadente.
Exemplo de moralidade e eficiência dessa ideologia dogmática executada por legítimos representantes da classe trabalhadora.
Lotes de remédios vencidos ou não, encontrados nos lixões, toneladas de alimentos estragados, crianças passando fome, pessoas morrendo por falta destes mesmos medicamentos e a sociedade estarrecida e impotente diante deste descalabro administrativo governamental.
Além da queda, o coice. Professores impedidos de alimentar-se da merenda escolar. Cedo, às pressas, se levantam, café da manhã nem pensar, o tempo não espera, duas ou três escolas, varias conduções para ao destino chegar. Hora marcada, compromisso formalizado. Uma verdadeira proeza na execução de suas atividades pedagógicas em circunstâncias tão adversas.
Atitude impensada, inadmissível e irresponsável, negar ou impedir que o educador usufrua da alimentação escolar. Negar este benefício é imprimir um atestado de incompetência, desqualificar a valorização deste profissional é jogar a educação na lata do lixo.
O Estado e o Ministério Público têm coisas mais importantes para se preocuparem. Ofertar um pão ao professor que tanto colabora didática e pedagogicamente para o desenvolvimento cultural e intelectual da nação não pode ser considerado algo errado. Errado mesmo é esta atitude medíocre e mesquinha, incompreensível para homens e mulheres de bom senso.
Nos palácios e ministérios da vida todos se alimentam. Hora marcada, café pomposo, merenda excepcional, quem paga a conta? Sim, a lei 11.947 de 2009 foi feita por eles, não para eles, mas para nós. Sim, estes mesmos senhores que por nós passaram, que aqui estudaram, que os formamos para vida e aos quais, modéstia à parte, contribuímos para que se tornassem excelentes profissionais. É desta forma que eles nos agradecem. Sim, este é o reconhecimento.
Caros colegas professores. “Se vocês tremem de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros” (Che Guevara).
Senhores representantes, governantes e magistrados, nós que aqui estamos, por vós esperamos.
“O maior prazer de um homem inteligente, é bancar o idiota diante de um idiota, que banca o inteligente” (Confúcio).
Severino Ramos de Araújo
Graduado em História pela UFRN
Prof° do Centro de Educ. de Jovens e Adultos Prof° Lia Campos
Natal- RN, 28 de agosto de 2011

sábado, 27 de agosto de 2011

Hoje é o Dia da Limpeza Urbana

Aqui em Caicó não temos o que comemorar no dia da limpeza urbana, pois está um caos total o sistema de coleta de lixo da nossa cidade.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Hoje é o Dia da Injustiça

Num mundo onde temos mais deveres do que direitos muitas vezes a injustiça prevalece.
Façamos cada um de nós a nossa parte, cumprindo nossos deveres e exigindo nossos direitos, com sabedoria e consciência, para que num futuro a injustiça seja coisa do passado.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Senado aprova licença-maternidade maior em caso de bebê prematuro

O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que determina o pagamento de salário às mães de bebês prematuros extremos além dos 120 dias previstos pela Constituição Federal para a licença-maternidade. O texto determina que o benefício deve ser pago durante "todo o período necessário ao acompanhamento hospitalar do recém-nascido, sem prejuízo do período da licença à gestante".
O projeto estabelece que, no período além da licença-maternidade, o pagamento deve ter como base o salário de contribuição da gestante à Previdência Social. São considerados prematuros extremos, pelo texto, as crianças nascidas com "exigências redobradas de cuidados" e sem condições mínimas para deixar o hospital.
"Os eventuais custos da concessão desse benefício são ínfimos em relação aos resultados positivos passíveis de serem obtidos em termos de saúde e educação. Por outro lado, uma criança nascida prematuramente, com um grau extremado de exigência de cuidados, pode representar uma carga estressante para a mãe", disse o senador Paulo Paim (PT-RS), relator do projeto.
Como o texto foi aprovado em caráter terminativo pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado, segue diretamente para votação na Câmara se não houver recurso para que seja votado em plenário.
SALÁRIO
A CAS também aprovou, em caráter terminativo, projeto que inclui os empregados domésticos entre os beneficiários do salário-família. O projeto segue para análise da Câmara.
O governo paga o salário de acordo com o número de filhos de até 14 anos do beneficiário, nos seguintes valores: R$ 29,41 para os segurados que têm remuneração mensal inferior a R$ 573,58 e R$ 20,73 para aqueles que recebem mensalmente acima de R$ 573,58 desde que no valor máximo de R$ 862,11.
"Esse instituto, voltado justamente para satisfazer às necessidades vitais dos trabalhadores, quando ampliadas em razão dos encargos familiares, não se aplica a uma categoria que, essencialmente, situa-se numa camada social que percebe os mais baixos salários", disse a senadora Ângela Portela (PT-RR), relatora do projeto.
O salário-família é definido, pela legislação, em razão da remuneração que seria devida ao empregado no mês, independentemente do número de dias efetivamente trabalhados. A cota do salário é devida proporcionalmente aos dias trabalhados nos meses de admissão e demissão do empregado.

Hoje é o Dia do Amor

A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/17_de_agosto

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Hoje é o Dia dos Solteiros

No dia 15 de agosto foi celebrado o Dia do Solteiro e, embora muitas pessoas acreditem que solteiro não tem data especial - todos os dias são dia do solteiro -, vale o registro desta data simbólica. De acordo com o IBGE, há 74 milhões de solteiros no país. Isso sem contar os separados, divorciados e viúvos, que somam mais 11 milhões de corações solitários, mas nem sempre infelizes. Popularmente costuma-se dizer que existem dois tipos de solteiros: o solteiro por convicção e o solteiro por obrigação. Geralmente o segundo tipo é rotulado de "encalhado". Mas a vida solteira fora da casa dos pais não significa que a pessoa seja egoísta, ambiciosa, independente ou que tenha dificuldade para se relacionar com os outros. Depende muito do momento que se está vivendo. Às vezes é preciso um amadurecimento para começar a viver ao lado de outra pessoa. É preciso pensar muito seriamente para viver a dois. Nas grandes cidades brasileiras, cerca de 10% dos lares são formados por apenas uma pessoa. Nos bairros centrais, os solitários chegam a ocupar 25% do total de moradias. Boa parte deles vive muito bem, obrigado. Fonte: Jornal da Cidade

O QUE É SOCIOLOGIA

Os seres humanos são seres sociais.
Nossa vida cotidiana é social, ou seja, não estamos sós no mundo. Estabelecemos relações com outros indivíduos e criamos regras de convivência. Imagine a seguinte situação: em 1797, um menino foi encontrado em uma floresta na França. Ele estava nu e muito sujo. Ele andava “de quatro” e parecia não entender o que se passava quando foi retirado da floresta. Descobriu-se que a criança vivia praticamente como um selvagem, sem saber falar ou se expressar. Na época se chegou à conclusão de que aquele garoto havia sido abandonado naquela floresta quando era muito pequeno. Não tão pequeno porque, afinal, ele não teria conseguido sobreviver, mas pequeno o suficiente para “esquecer” o que já havia aprendido. Ou seja, esse menino cresceu completamente isolado, ele não sabia se comportar como as pessoas que viviam em sociedade.
O ser humano não é capaz de crescer sozinho e depende do processo de socialização para tornar-se propriamente “humano”. Ou seja, que é por meio da convivência com outras pessoas que adquirimos características e comportamentos semelhantes. Crescemos em uma sociedade, e é ela que nos forma, pois internalizamos os valores criados de tal maneira que sentimos como se tivéssemos nascido com eles e tudo se torna muito normal, muito natural.
Relações em sociedade
Sociedade: Estrutura formada por grupos ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum.
Todos nós nascemos em sociedade. Bem antes de nascermos, já existia um conjunto de regras que determinam como devemos agir. Essas regras podem estar contidas em algum manual, como também podem não estar especificadas e mesmo assim ser de domínio público que elas devem ser respeitadas. Vejamos exemplos:
(1) Mês de janeiro, calor intenso e os alunos do 3o ano desta escola resolvem vir assistir às aulas usando trajes de banho. O que aconteceria? Certamente todos seriam suspensos ou, no mínimo seriam repreendidos por tal atitude, além de provavelmente causarem um grande tumulto. Ou seja, os alunos seriam submetidos a uma sanção, uma forma de controle social, por terem fugido à regra.
(2) Maria, uma jovem muito descontraída, resolve comparecer à cerimônia de seu casamento com João, trajando um vestido curto e vermelho. O que aconteceria? Provavelmente haveria burburinhos e comentários maldosos por parte dos convidados. Algum mais recalcado poderia se levantar e ir embora alegando que a atitude de Maria é um desrespeito aos convidados. Mas por que? Não existe nenhuma norma escrita que obrigue as noivas a se casar de vestidos longos e brancos. Por que, então, a maioria faz isso?
Esses exemplos evidenciam que regras existem para serem cumpridas e que, quando isso não acontece, a sociedade dispõe de meios para enquadrar os indivíduos. É o controle social que pode ser exercido de várias formas, seja pela exposição ao ridículo ou pelas sanções previstas em lei.
A sociedade exerce influência sobre os indivíduos, mas o homem tem a capacidade de questionar e intervir na realidade social. Ao mesmo tempo em que a sociedade exerce influência sobre os homens, essa mesma sociedade é criação humana. Ora, as sociedades não surgem do nada, elas e tudo o que diz respeito a elas (costumes, crenças e a cultura de um modo geral) foram criadas pelo homem.
A afirmação acima levanta um ponto interessante: o homem é formado pelo meio social em que vive, é produto da sociedade, mas, ao mesmo tempo, ele próprio cria e recria a sociedade.
A sociologia pretende explicar os fenômenos sociais. O que são fenômenos sociais?
Fenômenos Sociais são os fenômenos que decorrem da vida social e do comportamento humano, tais como os fenômenos econômicos (desemprego, crescimento econômico, inflação, riqueza e sua distribuição,...), demográficos (crescimento populacional, emigração e imigração, distribuição por faixas etárias), sociológicos, políticos, históricos, etc. Todos estes fenômenos sociais constituem o objeto de estudo das Ciências Sociais.
Os fenômenos sociais são complexos. Veja o exemplo do cigarro:
Todos sabem que o cigarro faz mal à saúde. Um professor de química pode nos explicar como os elementos químicos, como o alcatrão e a nicotina, reagem no organismo, podendo causar câncer de pulmão. De outro lado, a biologia pode explicar como se dá a deterioração dos pulmões. A maior parte dos fumantes sabem disso, reconhecem que o fumo pode causar até a morte, mas continuam fumando. Para entender porque as pessoas continuam fumando podemos recorrer à psicologia.
Mas basta isso para entender porque a indústria de cigarros continua vendendo tanto? A química, a biologia e a psicologia não podem responder essa questão. Aí é que entra a sociologia. Nesse caso, a sociologia explica o que está por trás disso tudo: os interesses econômicos das multinacionais que vendem os cigarros e visam o lucro.
A sociologia, como ciência, procura fugir do senso comum. O que é senso comum?
Quais as questões que você imagina ser de relevância social, ou “problemas sociais”? Você pode dizer: violência, criminalidade, desemprego, desigualdade, fome, corrupção, entre outras questões. Você pode dar uma possível explicação para esses problemas?
“Explicar” as questões mencionadas acima não é tarefa fácil. Se nós tentarmos uma explicação simplificada ou sem muita reflexão, provavelmente não será possível ir muito longe. Você pode até dizer o que pensa sobre muitos assuntos, mas se não estudar as questões à fundo, provavelmente estará dando apenas a sua opinião sobre elas. Quando nós opinamos sobre algum assunto, muitas vezes corremos o risco de utilizar o conhecimento do senso comum.
Senso comum é o conhecimento espontâneo. É uma das formas de compreensão do mundo, sem fundamento científico.
Exemplos de senso comum: Você já ouviu falar que não se pode misturar manga e leite? Ou que todo político é corrupto? Ou que todo baiano é preguiçoso?
Essas frases foram comprovadas? Podem ser explicadas cientificamente? Mas as pessoas continuam repetindo, não? São exemplos de senso comum.
O nosso cotidiano está repleto de frases desse tipo. Você pode dar exemplos de senso comum?
Então, o que seria um Senso Comum?
Poderíamos dizer que é uma resposta ou solução simples para o cotidiano, geralmente pouco elaborada e sem um conhecimento mais profundo. Senso comum é conhecimento 'popular', pode ser passado de geração para geração.
Refletir sobre a sociedade vale a pena: Se lhes perguntassem por que há poucos negros nas universidades brasileiras ou então, porque um país como o Brasil que produz tanta riqueza tem tantos pobres, o que diriam?
Não se pode dar uma explicação simplista sobre essas questões. É possível e é necessário explicar as causas da exclusão e da pobreza. Para isso é preciso investigação e estudo para que se possam formular explicações possíveis.
Todos podem ir além do que já sabem, ou “acham” saber, sobre nossa sociedade.
A sociologia pode tentar explicar todos os fenômenos sociais, os problemas que enfrentamos em nosso cotidiano, o modo como vivemos, nossas crenças e pensamentos.
Ao contrário do senso comum, ciência é investigação. Nesse sentido, a sociologia é uma ciência.
O papel da Sociologia como disciplina é justamente nos ajudar nesse sentido: a percebermos, por exemplo, que fatos considerados naturais na sociedade, como a miséria de muitos, o enriquecimento de poucos, os crimes, os suicídios, enfim, a dinâmica e a organização social podem não ser tão naturais assim.
Fontes:
Livro: "Sociologia para Jovens do Século XXI", de Luis Fernando Oliveira e Ricardo C. R. Costa.
Livro: "Iniciação à Sociologia", de Nelson Dacio Tomazi.
http://www.sociologia.incubadora.fapesp.br
http://www.knoow.net/cienceconempr/economia/fenomenossociais.htm#vermais

terça-feira, 9 de agosto de 2011

H U M O R

*O que é política?

O filho fala para o pai:

- Pai, eu preciso fazer um trabalho para a escola, posso te :fazer uma pergunta?

- Claro meu filho. Qual é a pergunta?

- O que é Política, pai?

- Bem, vou usar a nossa casa como exemplo. Sou eu quem traz dinheiro para casa, então sou o "Capitalismo". Sua mãe administra (gasta!) o dinheiro, então ela é o "Governo". Como nós cuidamos das suas necessidades, então você é o "Povo". A empregada é a "Classe trabalhadora", e seu irmão neném é "O Futuro". Entendeu, meu filho"?

- Mais ou menos, pai. Vou pensar...

- Naquela noite, acordado pelo choro do irmão neném, o menino foi ver o que tinha de errado. Descobriu que o neném tinha sujado a fralda e estava todo emporcalhado. Foi ao quarto dos pais e a sua mãe estava num sono muito pesado. Então, foi ao quarto da empregada e viu, através da fechadura, o pai na cama com a empregada. Como os dois nem percebiam as batidas que o menino dava na porta, ele voltou pro quarto e dormiu.

- Na manhã seguinte, na hora do café, ele falou pro pai:

- Pai, agora acho que entendi o que é Política!

- Ótimo, filho! Então me explica nas suas palavras...

- Bom, pai, enquanto o Capitalismo fode a Classe Trabalhadora, o Governo dorme profundamente. O povo é totalmente ignorado e o Futuro está todo cagado!

O que interessa aos sociólogos

Os indivíduos, em todo o mundo, vivem em grupo. E as consequências da vida em grupo são o objeto de estudo da Sociologia.
O interesse pelos grupos é o que diferencia os sociólogos dos outros cientistas sociais. Entre outras coisas, os sociólogos querem saber: Por que grupos como família, a tribo ou a nação, sobrevivem através dos tempos até mesmo durante as guerras ou revoluções? Por que um soldado deve lutar e enfrentar a morte, quando poderia esconder-se ou fugir? Por que o homem se casa e assume responsabilidade de família, quando poderia, com a mesma facilidade, satisfazer seus impulsos sexuais fora do casamento? Que efeitos produz a vida em grupo sobre o comportamento dos membros do grupo? Será que as pessoas que vivem em tribos pré-letradas, isoladas, se comportam diferentemente das que vivem em Nova York ou subúrbio parisiense?
Os sociólogos se interessam igualmente pelas causas das mudanças ou da desintegração nos grupos. Por exemplo, querem saber por que alguns casamentos terminam em divórcio. Querem saber por que um maior número de divórcio em alguns países do que em outros, por que o número de divórcios aumenta ou diminui com o tempo. Querem saber, ainda, se o comportamento das pessoas se modifica depois de uma mudança do campo para a cidade ou da cidade para os subúrbios.
Os sociólogos estudam também o relacionamento entre os membros de um grupo e entre grupos. Qual é o relacionamento entre marido e mulher e entre pais e filhos atualmente? Esse relacionamento assemelha-se ao da família tradicional, é o mesmo em qualquer cultura? Quais as causas do conflito entre negros e brancos? O trabalho, a indústria e o governo nos Estados Unidos estarão relacionados entre si da mesma forma que os grupos similares na Austrália ou na Rússia? Por que alguns grupos da sociedade possuem mais bens materiais e mais prestígio que outros?
Fonte: ROSE, Caroline B. Iniciação ao estudo da Sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, 1967.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CEJA - CALENDÁRIO 2011 PÓS-GREVE

• JANEIRO – Férias
• FEVEREIRO – Reforma – 11 dias letivos
- 14 – INÍCIO DO 1º BIMESTRE
OBS: A reposição dos conteúdos referentes a esses dias será feita através de atividades extra-escolar.
• MARÇO – Reforma – 20 dias letivos
- 07, 08 e 09 – Carnaval e Cinzas (feriado)
- 22 a 25 – I Jornada Pedagógica
OBS: A reposição dos conteúdos referentes a esses dias será feita através de atividades extraescolar.
• ABRIL: 19 dias letivos
- 21 e 22 – Feriados da Semana Santa
• MAIO: 01 dia letivo
- 02 – TÉRMINO DO 1º BIMESTRE
- 03 – INÍCIO DA GREVE (21 dias)
- 04 a 10 – Exames Simulados 3ªs Séries do E.M.
• JUNHO: GREVE (21 dias)
- 22 – Festa junina da escola
- 23 – Corpus Christi (feriado)
• JULHO: 03 dias letivos
- 20 – TÉMINO DA GREVE (14 dias)
- 21 – INÍCIO DO 2º BIMESTRE
- 26 – Dia de Sant’Ana (feriado)
- 27 a 30 – Recesso da Festa de Sant’Ana
• AGOSTO: 27 dias letivos
- 01 – Retorno as aulas
- 06 – Sábado letivo (horário da segunda-feira)
- 11 – Dia do estudante (letivo)
- 13 – Sábado letivo (horário da terça-feira)
- 20 – Sábado letivo (horário da quarta-feira)
- 27 – Sábado letivo (horário da quinta-feira)
• SETEMBRO: 25 dias letivos – 20 p/ o 2º bim
– 05 p/ o 3º bim
- 03 – Sábado letivo (horário da sexta-feira)
- 07 – Independência do Brasil (feriado)
- 10 – Sábado letivo – Atividade Cívica
- 17 – Sábado letivo (horário da segunda-feira)
- 24 – Sábado letivo (horário da terça-feira)
- 24 – TÉRMINO DO 2º BIMESTRE
- 26 – INÍCIO DO 3º BIMESTRE
• OUTUBRO: 23 dias letivos
- 01 – Sábado letivo (horário da quarta-feira)
- 03 – Mártires de Cunhaú e Uruaçu (feriado)
- 08 – Sábado letivo (horário da quinta-feira)
- 12 – Padroeira do Brasil (feriado)
- 15 – Sábado letivo – Dia do Professor
- 22 – Sábado letivo – ENEM
- 28 – Dia do funcionário público (letivo)
• NOVEMBRO:24 dias letivos – 21 p/ o 3º bim
– 03 p/ o 4º bim
- 02 – Dia de finados (feriado)
- 05 – Sábado letivo (horário da sexta-feira)
- 12 – Sábado letivo (horário da segunda-feira)
- 15 – Proclamação da República (feriado)
- 19 – Sábado letivo (horário da terça-feira)
- 26 – TÉRMINO DO 3º BIMESTRE
- 26 – Sábado letivo – Vestibular
- 28 – INÍCIO DO 4º BIMESTRE
• DEZEMBRO: 23 dias letivos
- 03 – Sábado letivo (horário da quarta-feira)
- 10 – Sábado letivo (horário da quinta-feira)
- 16 – Emancipação política de Caicó (feriado)
- 24 – Véspera de Natal
- 31 – Véspera de Ano Novo
• JANEIRO 2012: 24 dias letivos
- 01 – Confraternização universal
- 07 – Sábado letivo (horário da sexta-feira)
- 14 – Sábado letivo (horário da segunda-feira)
- 21 – Sábado letivo (horário da terça-feira)
- 30 – TÉRMINO DO 4º BIMESTRE
- 31/01 e 01/02 – EXAME FINAL
- 02/02 – RESULTADO FINAL

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Hoje é o Dia dos Estressados

Ai galera, Tô Zuando, Acredito que todos assim como eu deve ter um amigo muito estressado, é essa homenagem é pra ele, pois hoje é dia dos Estressados.
A todo aqueles que se estressam com pequenas e minusculas coisas ai vai uma homenagem:
Oração dos Estressados
Senhor, dê-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar,
coragem para mudar as coisas que não posso aceitar,
e sabedoria para esconder os corpos daquelas pessoas que eu tiver que matar por estarem me enchendo o saco.
Também, me ajude a ser cuidadoso com os calos em que piso hoje,
pois eles podem estar diretamente conectados aos sacos que terei que puxar amamhã.
Ajude-me, sempre, a dar 100% de mim no meu trabalho…
12% na segunda-feira, 23% na terça-feira,
40% na quarta-feira, 20% na quinta-feira e
5% na sexta-feira.
E… Ajude-me sempre a lembrar,
quando estiver realmente tendo um dia ruim e todos parecerem estar enchendo meu saco,
que são necessários 42 músculos para socar alguém e
apenas 4 para estender meu dedo médio e mandá-lo para aquele lugar…
Que assim seja!!!
Texto de Luís Fernando Veríssimo