A CPMI das Fake News divulgou
nesta quarta-feira (3) um relatório com informações obtidas junto à Secretaria
Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que mostra os canais
pelos quais os anúncios do Governo Federal,
contratados por meio da plataforma Google Adwords, foram exibidos entre 06 de
junho e 13 de julho de 2019. Somente sites, aplicativos de telefone celular e
canais de YouTube que veiculam notícias falsas, ofertas de investimentos
ilegais e aplicativos com conteúdo pornográfico, receberam mais de dois milhões
de anúncios.
> Confira aqui a íntegra do relatório.
No
período, 65.533 canais de internet receberam anúncios do Governo Federal. Esses
canais são divididos em três categorias: sites (4.018 canais); aplicativos para
celular (13.704 canais) e canais do YouTube (47.811 canais). No total, foram
realizadas, nesses canais e nesse período, mais de 47 milhões de anúncios do
governo Bolsonaro.
O
site que mais recebeu publicidade foi o portal Resultados Jogo do
Bicho (319.082 impressões). Sites de notícias falsas também atraíram
um grande número de impressões de anúncios do Governo Federal. Um dos
campeões de veiculação, com 66.431 impressões, foi o “Sempre Questione”. O
portal traz textos sobre múmias alienígenas escondidas em pirâmides
do Egito, colisores de átomos que abrem portais para o inferno e baleias
encontradas em fazendas a centenas de quilômetros do litoral.
Outro
dado revelado pela CPMI foi a existência de canais dedicados
a promover a imagem do Presidente da República entre os anunciantes
do Governo Federal, como “Bolsonaro TV”e os aplicativos para celular
“Brazilian Trump”, “Top Bolsonaro Wallpapers” e “Presidente Jair
Bolsonaro”.
Também
foram registradas impressões publicitárias em canais que compartilham conteúdo
sexual, que desrespeitam os direitos de autor ou de transmissão, que
divulgam ofertas ilegais de investimento ou que pertencem a titulares de cargos
eletivos. “Além desses, há um número
considerável de canais de YouTube removidos por descumprimento das regras da plataforma que figura entre as plataformas receptoras de anúncios do governo federal”, aponta o relatório.
considerável de canais de YouTube removidos por descumprimento das regras da plataforma que figura entre as plataformas receptoras de anúncios do governo federal”, aponta o relatório.
Nesta
análise também foi possível comprovar a existência de inserção de
publicidade em sites de notícias falsas, incluindo diversos que já vêm
sendo monitorados pela CPMI. Destaquem-se, por exemplo, os sites Jornal 21
Brasil (84.248 impressões), Imprensa Viva (65.661 impressões), Gospel
Prime (44.750), Diário do Brasil (36.551 impressões) e Jornal da Cidade
Online (30.508 impressões.
O
canal de YouTube Terça Livre TV, pertencente a Allan dos Santos, investigado no
inquérito das Fake News, integra a lista de veículos
que receberam publicidade oficial, com 1.447 impressões. Os dados
disponibilizados pela Secretaria demonstram que o canal recebeu verbas de
publicidade do Governo Federal, por meio do programa Google Adsense.
publicidade do Governo Federal, por meio do programa Google Adsense.
Público errado
Além
de divulgar publicidade em sites inadequados, os dados apontam que campanhas
como a da Nova Previdência foram veiculadas em sites infantis, fugindo do
público-alvo. Dos 20 canais de YouTube que mais veicularam impressões
da campanha da Nova Previdência no período analisado, 14 são
primordialmente destinados ao público infanto-juvenil. Um deles, o Get
Movies, não apenas é destinado ao público infantil como também tem 100% do
seu conteúdo em
russo. Ainda assim, veiculou 101.532 impressões da campanha publicitária da Nova Previdência.
russo. Ainda assim, veiculou 101.532 impressões da campanha publicitária da Nova Previdência.
Juntos,
esses 14 canais infanto-juvenis concentraram 2.392.556 das 12.026.980
impressões da campanha da Nova Previdência veiculadas no YouTube entre 06
de junho e 13 de julho de 2019
(19,89% de todos os anúncios veiculados no YouTube nesse período). A tabela 3 traz os 20 canais com maior número de impressões da campanha da reforma da previdência.
(19,89% de todos os anúncios veiculados no YouTube nesse período). A tabela 3 traz os 20 canais com maior número de impressões da campanha da reforma da previdência.
“A
utilização do programa Google Adsense pela Secretaria Especial de
Comunicação Social da Presidência da República gerou várias incorreções na
condução da política de publicidade oficial da Presidência da República”,
aponta o relatório. A utilização Google Adsense, continua o texto,
gerou “graves problemas de falta de transparência na condução da política
de comunicação do Governo Federal. Ao contrário do que ocorre nas outras
modalidades de publicidade, há pouco controle sobre os reais fornecedores
do espaço publicitário, já que o sistema da Secom identifica todos os anúncios
publicados na rubrica ‘Google Adsense’, sem identificação dos veículos
anunciantes. Além disso, é muito difícil ou mesmo impossível identificar
os proprietários da maior parte dos canais que recebem anúncios do Governo
Federal por meio do Google Adsense, algo que põe em risco a avaliação do
cumprimento dos requisitos legais necessários para que
uma entidade se habilite como fornecedor de um produto ou um serviço ao Poder Público.”
uma entidade se habilite como fornecedor de um produto ou um serviço ao Poder Público.”
Posicionamento Google
No
fim da tarde, o Google se manifestou por meio de nota e afirmou que tem
ajudado parceiros do setor privado e do setor público a usar a publicidade
digital para levar suas mensagens a milhões de brasileiros de modo eficiente,
com escala e alcance.
“Temos políticas contra conteúdo enganoso em nossas plataformas
e trabalhamos para destacar conteúdo de fontes confiáveis. Agimos rapidamente
quando identificamos ou recebemos denúncia de que um site ou vídeo viola nossas
políticas.
Entendemos que os anunciantes podem não desejar seus anúncios
atrelados a determinados conteúdos, mesmo quando eles não violam nossas
políticas, e nossas plataformas oferecem controles robustos que permitem o
bloqueio de categorias de assuntos e sites específicos, além de gerarem
relatórios em tempo real sobre onde os anúncios foram exibidos.
Cientes do dinamismo do ecossistema digital, também trabalhamos
no aperfeiçoamento de nossas plataformas para oferecer os melhores resultados
possíveis para nossos parceiros. Preservar a confiança no ambiente de
publicidade digital é uma prioridade.
Agimos diariamente para minimizar conteúdos que violam nossas
políticas e impedir a ação de pessoas mal-intencionadas em nossa rede. Somente
em 2019, conforme nosso mais recente relatório de transparência, encerramos
mais de 1,2 milhão de contas de publishers e retiramos anúncios de mais de 21
milhões de páginas, que faziam parte de nossa rede, por violação de
políticas.”
FONTE
CONGRESSO EM FOCO
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