O MEC confirmou que as inscrições para a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão encerradas com mais de 7.200.000 inscritos.
As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. O ministro da Educação esperava receber até 6,1 milhões de inscrições, mas até sexta feira já havia 5,2 milhões. Em 2012, 1,5 milhão de inscritos no exame não compareceram.
A taxa de inscrição, de R$ 35 deverá ser paga até 29/05. Como nos anos anteriores, os alunos de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio não precisam pagar a taxa.
Mas O ENEM tem uma finalidade quase desconhecida pela maioria da população.
Veja:
Como projeto e finalidade é excelente e tem muitas e variadas atribuições que o tornam único e relevante para o país e para os que dele precisam.
O Enem serve para:
1. AVALIAÇÃO
2. VESTIBULAR - SISU e Particulares
3. BOLSAS - PROUNI
4. FINANCIAMENTO - FIES
5. EXAME SUPLETIVO
Essa última é a mais desconhecida das finalidades.
O ENEM serve como certificação para o Ensino Médio, como se fosse um exame supletivo. Basta que o aluno tenha 18 anos no dia da prova e obtenha os pontos necessários, que são 450 nas provas objetivas (eram 400 até 2011) e 500 na redação. Nos quatro últimos anos, mais de 2.000.000 candidatos fizeram o Enem com esse objetivo e cerca de 20 % passaram e já estão com seus diplomas do antigo segundo grau na mão.
Nesse quesito, o Enem se assemelha ao GED americano, que permite que os alunos que abandonaram a high-school concluam fazendo essa prova.
Se por um motivo qualquer, o estudante abandonou os estudos no primeiro, segundo ou terceiro ano ou nem mesmo começou a cursar o Ensino Médio (antigo segundo grau) ele agora tem uma grande oportunidade de recuperar o tempo perdido. Estima-se em mais de 20.000.000 os brasileiros que completaram o ensino fundamental (primeiro grau), mas pararam a de estudar antes de completar o Ensino Médio.
Essa ultima atribuição se insere no modelo de certificação de conhecimento, tão comum nas áreas de TI, qualidade, línguas e outras (até OAB), em que, não importa onde tenha aprendido, desde que comprove que tenha aquele nível de habilidades, competências e conhecimento.
Mesmo sendo a mais desconhecida das atribuições do ENEM, essa talvez seja a socialmente mais importante e de maior alcance para o país, pois permite a recuperação da evasão e abandono escolar dos últimos anos e dá novo alento àqueles que tinham parado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário