Na atualidade não existe nenhuma sociedade ou grupo social que não possua a
mistura de etnias diferentes. Há exceções como pouquíssimos grupos indígenas
que ainda vivem isolados na América Latina ou em algum outro lugar do planeta.
De modo geral, as sociedades contemporâneas são o resultado de um longo
processo de miscigenação de suas populações, cuja intensidade variou ao longo
do tempo e do espaço. O conceito “miscigenação” pode ser definido como o
processo resultante da mistura a partir de casamentos ou coabitação de um homem
e uma mulher de etnias diferentes.
A miscigenação ocorre na união entre brancos e negros, brancos e amarelos e
entre amarelos e negros. O senso comum divide a espécie humana entre brancos,
negros e amarelos, que, popularmente, são tidos como "raças" a partir
de um traço peculiar – a cor da pele. Todavia, brancos, negros e amarelos não
constituem raças no sentido biológico, mas grupos humanos de significado sociológico.
No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo
Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras
foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”:
europeia, africana e indígena.
Contudo, esse mito não é compartilhado por diversos críticos, pois minimiza
a dominação violenta provocada pela colonização portuguesa sobre os povos
indígenas e africanos, colocando a situação de colonização como um equilíbrio
de forças entre os três povos, o que de fato não houve. Estudos antropológicos
utilizaram, entre os séculos XVII e XX, o termo “raça” para designar as várias
classificações de grupos humanos; mas desde que surgiram os primeiros métodos
genéticos para estudar biologicamente as populações humanas, o termo raça caiu
em desuso.
Enfim, "o mito das três raças" é criticado por ser considerado uma
visão simplista e biologizante do processo colonizador brasileiro.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
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