quarta-feira, 31 de julho de 2013

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Dança: benefícios incluem fazer amigos e perder peso

Atividade melhora o condicionamento físico e ajuda a perder a timidez

Já pensou em se exercitar enquanto se diverte e faz amigos? Se a ideia lhe agrada, a dança pode ser uma ótima alternativa para você. Por isso, conheça os benefícios desta atividade que faz bem ao corpo e à mente.
Quem vê esses Rosely e Moacir dançando, nem imagina, mas a atividade entrou na vida deles há pouco tempo. Eles procuravam por uma atividade que não só beneficiasse o corpo, mas que também ajudasse na interação social e trouxesse bem-estar. A resposta não poderia ser outra: escolheram a dança.
"A dança mudou radicalmente a minha vida. Não só fisicamente, como socialmente. Hoje eu me relaciono com muito mais facilidade, eu me desenvolvi muito. Eu acho que pra mim, só foi benefício", afirma a aposentada Rosely Aparecida Villar. Já para o advogado Antonio Moacir Magalhães, os resultados não foram muito diferentes. Ele acha que todos deveriam praticar.
Dançar é uma das atividades mais completas que existe. Ela aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e, de quebra, ainda queima muitas calorias, o que é essencial para quem quer perder peso. E o melhor: quem pratica, geralmente nem percebe o esforço que faz. Em apenas 30 minutos de atividade, a dança é capaz de eliminar muitas calorias. 
Quem dança bolero queima, em média, 175 kcal. Já quem prefere o forró ou o samba de gafieira pode perder 235 kcal. Mas o rock é o verdadeiro campeão na perda de peso. Em meia hora é possível perder 275 kcal. Mas os benefícios da dança não param por aí não. Os efeitos psicológicos também são muito valiosos.

Só pela prática do exercício físico, já ocorre no organismo a liberação da endorfina, uma substância conhecida por proporcionar prazer. Além disso, a dança é essencialmente uma atividade social. Estimula o diálogo e permite a troca de experiências, o que pode ajudar a superar a timidez e trazer autoestima.

"O ritmo faz vocês soltar emoções, tensões, libera estresse", explica a psicóloga Marina Vasconcellos, também praticante de dança.

Quer começar a dançar e aproveitar todos os benefícios? Então procure já um curso de dança e escolha o estilo musical que tem mais a ver com você. Por volta de três meses, até os mais desajeitados já começam a fazer bonito.

terça-feira, 2 de julho de 2013

MPE recomenda volta de professores cedidos ao SINTE/RN

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPE) recomendou que a titular da secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Betânia Ramalho, convoque, imediatamente, 32 servidores e professores – de um total de 35 – atualmente afastados para o exercício de funções junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN). O MPE quer que estes servidores reassumam as funções junto à secretaria. A recomendação assinada pelo promotor Paulo Batista Lopes Neto define ainda que apenas três funcionários podem continuar afastados da SEEC para exercer funções no sindicato.
A recomendação do MPE tem como base jurídica, entre outros, o artigo 101, parágrafos 1º e 2º, da Lei Complementar Estadual número 122/94. De acordo com o ordenamento jurídico, “somente podem ser licenciados os servidores eleitos para cargos de direção ou representação nas referidas entidades, até o máximo de três por entidade”. Além disso, diz a lei que “a licença tem duração igual a do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleição, e por uma única vez”.
De acordo com a secretária Betânia Ramalho, existem hoje 35 servidores da SEEC afastados de suas funções habituais para dedicação exclusiva ao sindicato. Alguns deles por tempo superior a dois mandatos. “O sindicato solicitou a cessão de 36 servidores. Estávamos acompanhando esse processo até que o MPE resolveu expedir essa recomendação. Considerado que é uma decisão acertada, pois o sindicato tem, por mês, um orçamento de R$ 400 mil onde é possível promover uma articulação sem a necessidade de tantos funcionários”, disse.
Para o MPE, o afastamento de 35 servidores, além de afrontar diretamente as disposições da Lei Complementar Estadual 122/94, “deixa lacunas nas escolas, salas de aula e outros setores administrativos da SEEC, comprometendo a eficiência e a regularidade do serviço público de educação, que sofre, há bastante tempo, com a falta de servidores e professores”, escreve o promotor Paulo Batista.
O promotor fixou um prazo de 15 dias para que a secretária comprove ao MPE as medidas adotadas em cumprimento à recomendação. O prazo está correndo desde o último dia 25. Em caso de não acatamento da recomendação, o MPE informa que adotará “as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive através do ajuizamento das ações judiciais cabíveis”.
Segundo a secretária, a recomendação será cumprida no prazo hábil. “Sou favorável à recomendação do Ministério Público e vou cumpri-lá como está colocada”, informou Betânia Ramalho.
A reportagem tentou, por várias vezes, contato com a presidente do Sinte-RN, Fátima Cardoso, porém, o celular da mesma estava fora de área ou desligado durante todo o dia de ontem. Um assessor de imprensa do sindicato informou que Fátima estava viajando e só poderia nos atender hoje pela manhã. Segundo o assessor, nenhum outro diretor do sindicato estaria apto a falar com a reportagem.
A titular da SEEC estava em Brasília e, por telefone, disse que já enviou um comunicado ao sindicato. Ramalho informou também que está preparando um novo censo na secretaria. “Desde que assumi o cargo, implantei uma gestão diferenciada para conseguir melhores resultados”, ressaltou.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte