sexta-feira, 29 de abril de 2011
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Hoje é o Dia Internacional do Café
Originário da região de Kaffa, na Abissínia, atual Etiópia, o café ultrapassa 5 séculos de existência como a bebida mais antiga e conhecida do planeta. Sua cultura foi marcante no passado e continua a influir na economia mundial às portas do século XXI. Neste dia, cabe a nós, brasileiros, fazer reverências a essa bebida maravilhosa que foi a grande responsável pelo progresso do país na era pós colonial, em substituição ao ouro e da cana-de-açúcar. Trazido da Guiana Francesa para o Brasil pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta em 1727, o café atingiu o Rio de Janeiro em 1773. No Vale do Paraíba, São Paulo e Minas Gerais a cultura só chegou por volta de 1825 com as primeiras lavouras se estabelecendo na região em 1870.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
Hoje é o Dia da Engenharia
O exercício da atividade pressupõe que o profissional de Engenharia consiga os seus objetivos de uma forma econômica e racionalizada, sem desperdícios, e tendo em vista a harmonia das condições ambientais, de forma a conseguir um desenvolvimento equilibrado, sem afetar o equilíbrio natural mais adequado para a sobrevivência e bem-estar da Humanidade. Há dois tipos de formação para os profissionais de Engenharia: cursos longos, de cinco anos, para os licenciados, e cursos curtos, de três anos, para os bacharéis.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Lei do Piso dos Professores vale integralmente
Após 6 horas de julgamento, STF confirma: Lei do Piso é constitucional Hoje foi um dia histórico para a educação pública brasileira. Por 7 a 2 ficou decretado que todos os estados e municípios deverão cumprir integralmente a Lei do Piso Salarial dos Professores. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, que contesta a Lei do Piso (11.738/08), impetrada por governadores de cinco estados foi votada hoje (06) no Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento que durou cerca de seis horas. No Plenário 100 pessoas acompanharam o julgamento. Do lado de fora, aproximadamente 300 educadores assistiram, em telão instalado pela CNTE, ao voto de cada ministro. Após advogados terem discursado a favor e contra a Ação, o ministro Relator Joaquim Barbosa proferiu voto e considerou a ADI 4.167 improcedente. Seguiram com o relator os ministros Luis Fux, Ricardo Lewandowski, Celso de Melo e Ayres Britto. Em favor dos governadores “traidores da educação pública” foram os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio. As ministras Ellen Gracie e Carmen Lúcia votaram pela improcedência parcial da Ação. A cada voto proferido pelos ministros a reação dos educadores que se concentravam na Praça dos Três Poderes era grande. Vaias, aplausos, gritos afirmando que “Piso é Lei” podiam ser ouvidos por quem passava no local. Ao fim do julgamento, o presidente da CNTE se dirigiu aos educadores que permaneciam na Praça dos Três Poderes e comemorou com eles a vitória. “Foi um julgamento muito emocionante. A gente revê toda a luta e vê que valeu a pena. O STF foi sensível ao nosso clamor e esta é uma vitória de todos os educadores e daqueles que lutam por uma educação pública de qualidade”, comemorou Leão ao final do julgamento. Fonte: (CNTE, 06/04/11)
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Hoje é o Dia da Mentira
O hábito de brincar com essa data é universal e vem sendo difundido há séculos. A origem das brincadeiras com esse dia é desconhecida, mas existe uma versão de que começou no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, que trocou a comemoração do Ano Novo para 1º de janeiro (antes comemorado entre 25 de março e 1º de abril, o primeiro dia da primavera na Europa). Consta que a troca custou a ser assimilada e quem continuava comemorando na antiga data era chamado de "bobo de abril". Essas pessoas eram vítimas de "trotes" e para elas, em 1º de abril, se contava as maiores mentiras.
Assinar:
Postagens (Atom)