quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fatos históricos do dia de hoje(10/12)

No dia 10 de dezembro de 1980 O ex-Beatle John Lennon foi assassinado a tiros por um fã em frente ao edifício em que morava.
Também no dia 10 de dezembro de 1994 O maestro e compositor Tom Jobim, um dos criadores da bossa nova, morreu aos 67 anos.

Hoje também é o Dia Nacional da Família

Um preceito tão pouco valorizado, destorcido por várias ondas de tecnologia de um bravo Novo Mundo, precisa ser recuperado.

Hoje é o Dia da Justiça

A Justiça no Brasil começou a ser instalada em 1530, quando Martim Afonso de Souza recebeu amplos poderes de D. João III, Rei de Portugal, para, inclusive, sentenciar à morte autores de delitos então considerados mais graves. No Rio Grande do Sul, a história do Judiciário tem início no dia 03 de fevereiro de 1874. Nesse dia, às 11 horas, foi instalado na Rua Duque de Caxias, 225 - um prédio alugado que hoje não existe mais -, o Tribunal da Relação de Porto Alegre, com jurisdição sobre as Províncias de São Pedro do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ausente na festa, Vasco supera o campeão Corinthians e domina seleção do Brasileiro

A CBF divulgou na noite desta segunda-feira a seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro. Vice-campeão, o Vasco teve quatro escolhidos (Fagner, Dedé, Diego Souza e a dupla de técnicos Cristóvão Borges e Ricardo Gomes), contra apenas dois do campeão Corinthians (Ralf e Paulinho). Dedé faturou ainda o prêmio de craque da galera, enquanto Neymar foi eleito o craque do campeonato.
O mais curioso é que a diretoria do clube carioca não foi convidada para a festa. "Eu gostaria de estar nesta festa, mas não vou a um evento que não sou convidado. O clube foi ignorado, não foi informado de nada. Isso é muito estranho. Será que ninguém sabia que nós poderíamos ser campeões? Não dá para entender", desabafou o presidente Roberto Dinamite, no Rio de Janeiro, em entrevista ao UOL Esporte.
Ausentes na festa porque o Santos viajou nesta segunda-feira para o Japão, onde disputará o Mundial de Clubes da Fifa, Neymar e Borges foram premiados. O pai de Neymar o representou e levou o troféu de craque do Brasileiro. O centroavante foi o artilheiro do certame, com 23 gols.
GAFES MARCAM FESTA DO BRASILEIRÃO
A festa do Prêmio Craque Brasileirão foi marcada por gafes que deixaram os três apresentadores do evento, os globais Luciano Huck, Glenda Kozlowski e Tiago Leifert, em situação embaraçosa.
Duas das falhas chamaram mais atenção: o ‘sumiço’ do zagueiro Dedé e o constrangimento do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
O evento foi extremamente global, apresentado por Luciano Huck, Glenda Kozlowski e Tiago Leifert, e repleto de gafes. Na plateia, celebridades, como o técnico da seleção, Mano Menezes, e o ex-atacante Ronaldo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Wellington Nem, do Figueirense, ganhou como revelação, deixando para trás Bruno Cortês e Leandro Damião. Ocorreram ainda homenagens a Sócrates e ao narrador Luiz Mendes, que morreram nesse ano.
A dupla Cristóvão Borges e Ricardo Gomes ganhou como melhor técnico. Jorginho, do Figueirense, ficou em segundo, com Tite em terceiro. O melhor árbitro foi o gaúcho Leandro Vuaden.
Jefferson, do Botafogo, foi eleito o melhor goleiro, seguido por Fernando Prass, do Vasco, e Julio Cesar, do Corinthians.
O zagueiro pelo lado esquerdo eleito para a seleção dos melhores foi Rever, do Atlético-MG, que economizou na comemoração por causa da goleada sofrida por 6 a 1 para o Cruzeiro, no último domingo. Leandro Castan, do Corinthians, e Emerson, do Coritiba, ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.
O zagueiro pelo lado direito foi Dedé, do Vasco, seguido por Antonio Carlos, do Botafogo, e Rhodolfo, do São Paulo.
Os volantes eleitos foram Ralf e Paulinho, do Corinthians. Fagner ganhou como melhor lateral-direito, enquanto Bruno Cortês recebeu o prémio de melhor lado esquerdo.
Os meias eleitos foram Diego Souza e Ronaldinho Gaúcho. A dupla de ataque foi composta por Neymar e Fred.
A seleção do Brasileirão ficou composta da seguinte forma: Jefferson, Fagner, Dedé, Réver e Bruno Cortês; Ralf, Paulinho, Diego Souza e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Fred.
VEJA TODOS OS VENCEDORES DO PRÊMIO CRAQUE DO BRASILEIRÃO
CRAQUE DO BRASILERÃO
Neymar
Santos
GOLEIRO Jefferson
Botafogo
ZAGUEIRO Réver
Atlético-MG
ZAGUEIRO Dedé
Vasco da Gama
VOLANTE (ESQUERDA) Paulinho
Corinthians
VOLANTE (DIREITA) Ralf
Corinthians
LATERAL-DIREITO Fágner
Vasco da Gama
LATERAL-ESQUERDO Cortês
Botafogo
MEIA DIREITA Diego Souza
Vasco
MEIA ESQUERDA Ronaldinho Gaúcho
Flamengo
ATACANTE Neymar
Santos
ATACANTE Fred
Fluminense
MELHOR ÁRBITRO Leandro Vuaden
MELHOR TÉCNICO Ricardo Gomes e
Cristovão Borges
Vasco
REVELAÇÃO Wellington Nem
Figueirense
CRAQUE DA GALERA Dedé
Vasco
Fonte: UOL

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Zygmunt Bauman

Entrevista dada por Bauman à Revista ISTOÉ online em 24 de setembro de 2010.
"Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar"
Sociólogo polonês cria tese para justificar atual paranoia contra a violência e a instabilidade dos relacionamentos amorosos
O sociólogo polonês radicado na Inglaterra Zygmunt Bauman é um dos intelectuais mais respeitados e produtivos da atualidade. Aos 84 anos, escreveu mais de 50 livros. Dois dos mais recentes, “Vida a crédito” e “Capitalismo Parasitário” chegam ao Brasil pela Zahar. As quase duas dezenas de títulos já publicados no País pela editora venderam mais de 200 mil cópias. Um resultado e tanto para um teórico. Pode-se explicar o apelo de sua obra pela relativa simplicidade com que esmiúça aspectos diversos da “modernidade líquida”, seu conceito fundamental. É assim que ele se refere ao momento da História em que vivemos. Os tempos são “líquidos” porque tudo muda tão rapidamente. Nada é feito para durar, para ser “sólido”. Disso resultariam, entre outras questões, a obsessão pelo corpo ideal, o culto às celebridades, o endividamento geral, a paranóia com segurança e até a instabilidade dos relacionamentos amorosos. É um mundo de incertezas. E cada um por si. “Nossos ancestrais eram esperançosos: quando falavam de ‘progresso’, se referiam à perspectiva de cada dia ser melhor do que o anterior. Nós estamos assustados: ‘progresso’, para nós, significa uma constante ameaça de ser chutado para fora de um carro em aceleração”, afirma. Em entrevista à ISTOÉ, por e-mail, o professor emérito das universidades de Leeds, no Reino Unido, e de Varsóvia, na Polônia, falou também sobre temas que começou a estudar recentemente, mas são muito caros aos brasileiros: tráfico de drogas, favelas e violência policial.
ISTOÉ -
O que caracteriza a “modernidade líquida”?
ZYGMUNT BAUMAN -
Líquidos mudam de forma muito rapidamente, sob a menor pressão. Na verdade, são incapazes de manter a mesma forma por muito tempo. No atual estágio “líquido” da modernidade, os líquidos são deliberadamente impedidos de se solidificarem. A temperatura elevada — ou seja, o impulso de transgredir, de substituir, de acelerar a circulação de mercadorias rentáveis — não dá ao fluxo uma oportunidade de abrandar, nem o tempo necessário para condensar e solidificar-se em formas estáveis, com uma maior expectativa de vida.
ISTOÉ -
As pessoas estão conscientes dessa situação?
ZYGMUNT BAUMAN -
Acredito que todos estamos cientes disso, num grau ou outro. Pelo menos às vezes, quando uma catástrofe, natural ou provocada pelo homem, torna impossível ignorar as falhas. Portanto, não é uma questão de “abrir os olhos”. O verdadeiro problema é: quem é capaz de fazer o que deve ser feito para evitar o desastre que já podemos prever? O problema não é a nossa falta de conhecimento, mas a falta de um agente capaz de fazer o que o conhecimento nos diz ser necessário fazer, e urgentemente. Por exemplo: estamos todos conscientes das conseqüências apocalípticas do aquecimento do planeta. E todos estamos conscientes de que os recursos planetários serão incapazes de sustentar a nossa filosofia e prática de “crescimento econômico infinito” e de crescimento infinito do consumo. Sabemos que esses recursos estão rapidamente se aproximando de seu esgotamento. Estamos conscientes — mas e daí? Há poucos (ou nenhum) sinais de que, de própria vontade, estamos caminhando para mudar as formas de vida que estão na origem de todos esses problemas.
ISTOÉ -
A atual crise financeira tem potencial para mudar a forma como vivemos?
ZYGMUNT BAUMAN -
Pode ter ou não. Primeiramente, a crise está longe de terminar. Ainda veremos suas conseqüências de longo prazo (um grande desemprego, entre outras). Em segundo lugar, as reações à crise não foram até agora animadoras. A resposta quase unânime dos governos foi de recapitalizar os bancos, para voltar ao “normal”. Mas foi precisamente esse “normal” o responsável pela atual crise. Essa reação significa armazenar problemas para o futuro. Mas a crise pode nos obrigar a mudar a maneira como vivemos. A recapitalização dos bancos e instituições de crédito resultou em dívidas públicas altíssimas, que precisão ser pagas pelos nossos filhos e netos — e isso pode empobrecer as próximas gerações. As dívidas exorbitantes podem levar a uma considerável redistribuição da riqueza. São os países ricos agora os mais endividados. De qualquer forma, não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas.
ISTOÉ -
Ao se conectarem ao mundo pela internet, as pessoas estariam se desconectando da sua própria realidade?
ZYGMUNT BAUMAN -
Os contatos online têm uma vantagem sobre os offline: são mais fáceis e menos arriscados — o que muita gente acha atraente. Eles tornam mais fácil se conectar e se desconectar. Casos as coisas fiquem “quentes” demais para o conforto, você pode simplesmente desligar, sem necessidade de explicações complexas, sem inventar desculpas, sem censuras ou culpa. Atrás do seu laptop ou iPhone, com fones no ouvido, você pode se cortar fora dos desconfortos do mundo offline. Mas não há almoços grátis, como diz um provérbio inglês: se você ganha algo, perde alguma coisa. Entre as coisas perdidas estão as habilidades necessárias para estabelecer relações de confiança, as para o que der vier, na saúde ou na tristeza, com outras pessoas. Relações cujos encantos você nunca conhecerá a menos que pratique. O problema é que, quanto mais você busca fugir dos inconvenientes da vida offline, maior será a tendência a se desconectar.
ISTOÉ -
E o que o senhor chama de “amor líquido”?
ZYGMUNT BAUMAN -
Amor líquido é um amor “até segundo aviso”, o amor a partir do padrão dos bens de consumo: mantenha-os enquanto eles te trouxerem satisfação e os substitua por outros que prometem ainda mais satisfação. O amor com um espectro de eliminação imediata e, assim, também de ansiedade permanente, pairando acima dele. Na sua forma “líquida”, o amor tenta substituir a qualidade por quantidade — mas isso nunca pode ser feito, como seus praticantes mais cedo ou mais tarde acabam percebendo. É bom lembrar que o amor não é um “objeto encontrado”, mas um produto de um longo e muitas vezes difícil esforço e de boa vontade.
ISTOÉ -
Nesse contexto, ainda faz sentido sonhar com um relacionamento estável e duradouro?
ZYGMUNT BAUMAN -
Ambos os tipos de relacionamento têm suas próprias vantagens e riscos. Em um mundo “líquido”, em rápida mutação, “compromissos para a vida” podem se revelar como sendo promessas que não podem ser cumpridas — deixando de serem algo valioso para virarem dificuldades. O legado do passado, afinal, é a restrição mais grave que a vida pode impor à liberdade de escolha. Mas, por outro lado, como se pode lutar contra as adversidades do destino sozinho, sem a ajuda de amigos fiéis e dedicados, sem um companheiro de vida, pronto para compartilhar os altos e baixo? Nenhuma das duas variedades de relação é infalível. Mas a vida também não o é. Além disso, o valor de um relacionamento é medido não só pelo que ele oferece a você, mas também pelo que oferece aos seus parceiros. O melhor relacionamento imaginável é aquele em que ambos os parceiros praticam essa verdade.
ISTOÉ -
O que explicaria o crescimento do consumo de antidepressivos?
ZYGMUNT BAUMAN -
Você colocou o dedo em um dos muitos sintomas da nossa crescente intolerância ao sofrimento – na verdade, uma intolerância a cada desconforto ou mesmo ligeira inconveniência. Em uma vida regulada por mercados consumidores, as pessoas passaram a acreditar que, para cada problema, há uma solução. E que esta solução pode ser comprada na loja. Que a tarefa do doente não é tanto usar sua habilidade para superar a dificuldade, mas para encontrar a loja certa que venda o produto certo que irá superar a dificuldade em seu lugar. Não foi provado que essa nova atitude diminui nossas dores. Mas foi provado, além de qualquer dúvida razoável, que a nossa induzida intolerância à dor é uma fonte inesgotável de lucros comerciais. Por essa razão, podemos esperar que essa nossa intolerância se agrave ainda mais, em vez de ser atenuada.
ISTOÉ -
E a obsessão pelo corpo perfeito?
ZYGMUNT BAUMAN -
Não é o ideal de perfeição que lubrifica as engrenagens da indústria de cosméticos, mas o desejo de melhorar. E isso significa seguir a moda atual. Todos os aspectos da aparência corporal são, atualmente, objetos da moda, não apenas o cabelo ou a cor dos lábios, mas os tamanhos dos quadris ou dos seios. A “perfeição” significaria um fim a outras “melhorias”. Na cirurgia plástica, são oferecidos aos clientes cartões de “fidelidade”, garantindo um desconto nas sucessivas cirurgias que eles certamente irão realizar. Assim como a indústria de celebridades, a indústria cosmética não tem limites e a demanda por seus serviços pode, a princípio, se expandir infinitamente.
ISTOÉ -
O que está por trás desse culto às celebridades?
ZYGMUNT BAUMAN -
Não é só uma questão de candidatos a celebridades e seu desejo por notoriedade. O que também é uma questão é que o “grande público” precisa de celebridades, de pessoas que estejam no centro das atenções. Pessoas que, na ausência de autoridades confiáveis, líderes, guias, professores, se oferecem como exemplos. Diante do enfraquecimento das comunidades, essas pessoas fornecem “assuntos-chave” em torno dos quais as quase-comunidades, mesmo que apenas por um breve momento, se condensam —para desmoronar logo depois e se recondensar em torno de outras celebridades momentâneas. É por isso que a indústria de celebridades está garantida contra todas as depressões econômicas.
ISTOÉ -
Como fica o futuro nesse contexto de constantes mudanças?
ZYGMUNT BAUMAN -
Nossos ancestrais eram esperançosos: quando falavam de "progresso", se referiam à perspectiva de cada dia ser melhor do que o anterior. Nós estamos assustados: “progresso”, para nós, significa uma constante ameaça de ser chutado para fora de um carro em aceleração. De não descer ou embarcar a tempo. De não estar atualizado com a nova moda. De não abandonar rapidamente o suficiente habilidades e hábitos ultrapassados e de falhar ao desenvolver as novas habilidades e hábitos que os substituem. Além disso, ocupamos um mundo pautado pelo “agora”, que promete satisfações imediatas e ridiculariza todos os atrasos e esforços a longo prazo. Em um mundo composto de “agoras”, de momentos e episódios breves, não há espaço para a preocupação com “futuro”. Como diz um outro provérbio inglês: “Vamos cruzar essa ponte quando chegarmos a ela”. Mas quem pode dizer quando (e se) chegar e em que ponte?
ISTOÉ -
Há cinco anos, a polícia de Londres matou o brasileiro Jean Charles de Menezes, alegando tê-lo confundido com um terrorista. Por que o mundo está tão paranóico com segurança?
ZYGMUNT BAUMAN -
Essa obsessão e a nossa gestão dos assuntos globais, responsável por reforçá-la, constituem a ameaça mais terrível à nossa segurança. O fantástico crescimento das “indústrias de segurança”, juntamente com a crescente suspeita de perigo que ela evoca, são motivos para antever uma piora das coisas. Se não por qualquer outro motivo, então porque, na lógica das armas de fogo, uma vez carregadas, em algum elas deverão ser descarregadas.
ISTOÉ -
No Brasil, a violência é uma questão especialmente preocupante. Como o sr. enxerga isso?
ZYGMUNT BAUMAN -
Para começar, as favelas servem como uma lixeira para um número enorme de pessoas tornadas desnecessárias em partes do País onde suas fontes tradicionais de sustento foram destruídas — para quem o Estado não tinha nada a oferecer nem um plano de futuro. Mesmo que não declararem isso abertamente, as agências estatais devem estar felizes pelo fato de o povo nas favelas tomar os problemas em suas próprias mãos. Por exemplo, ao construir seus barracos rapidamente e de qualquer forma, usando materiais instáveis, encontrados ou roubados, na ausência de habitações planejadas e construídas pelas autoridades estaduais ou municipais para acomodá-los.
ISTOÉ -
Essa ausência do Estado abriu espaço para os traficantes. O combate às quadrilhas às vezes é usado com justificativa para excessos da polícia. Por que tanta violência?
ZYGMUNT BAUMAN -
As relações entre a polícia e as empresas de tráfico de drogas são, na apropriada expressão de Bernardo Sorj (sociólogo brasileiro, professor da Universidade Federal do Rio), “nem de guerra nem de paz”. Esse amor e ódio entre as duas principais agências de terror aumenta o estigma da favela como o local da violência genocida. Ao mesmo tempo, porém, também contribui para a “funcionalidade” das favelas na manutenção do atual sistema de poder no Brasil. A polícia brasileira tem um longo histórico de tratamento brutal aos pobres, anterior à proliferação relativamente recente das favelas. A brutalidade da polícia é mesmo para ser espetacular. Como não é particularmente bem sucedida no combate à criminalidade e à corrupção, a polícia, para convencer a população de seu potencial coercitivo, deve assustá-la e coagi-la a ser passivamente obediente.
ISTOÉ -
O sr. vê uma solução?
ZYGMUNT BAUMAN -
Algo está sendo feito, mesmo que, até agora, não seja suficiente para cortar um nó firmemente amarrado por décadas, senão séculos. Um exemplo é o Viva Rio (ONG que atua contra a violência). Pequenos passos, talvez, sopros não fortes o suficiente para romper a armadura do ressentimento mútuo e indiferença moral de anos entre “morro” e “asfalto” no Rio. Mas a escolha é, afinal, entre erguer paredes de pedra e aço ou o desmantelamento de cercas espirituais.
ISTOÉ -
O que o sr. diria ao jovens?
ZYGMUNT BAUMAN -
Eu desejo que os jovens percebam razoavelmente cedo que há tanto significado na vida quando eles conseguem adicionar isso a ela através de esforço e dedicação. Que a árdua tarefa de compor uma vida não pode ser reduzida a adicionar episódios agradáveis. A vida é maior que a soma de seus momentos.

Fonte: http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/102755_VIVEMOS+TEMPOS+LIQUIDOS+NADA+E+PARA+DURAR

Vasco é ignorado pela CBF, não recebe convite para festa, e Dinamite desabafa: 'Muito estranho'

Após muitas reclamações contra a arbitragem dos jogos decisivos do Campeonato Brasileiro, o Vasco ganhou mais um motivo para esbravejar contra a CBF. Segundo o presidente cruzmaltino, Roberto Dinamite, o clube foi ignorado pela entidade máxima do futebol nacional e nem sequer foi convidado para a festa oficial da competição, que acontece nesta segunda-feira, em São Paulo.
Ainda de acordo com o mandatário vascaíno, o fato causa muita estranheza, visto que o time de São Januário era postulante ao título até o início da última rodada. Profundamente decepcionado, Dinamite disse que gostaria muito de participar da festa, mas "não vai a um evento que não é convidado".
"Sinceramente, por tudo que o Vasco fez neste campeonato, eu gostaria de estar nesta festa, mas não vou a um evento que não sou convidado. Enquanto presidente, não recebi nenhum convite, assim como os meus diretores. O clube foi ignorado, não foi informado de nada. Isso é muito estranho. Será que ninguém sabia que nós poderíamos ser campeões? Não dá para entender", desabafou Dinamite, em entrevista ao UOL Esporte, acrescentando.
"Em nenhum momento fomos procurados. Soube das coisas por vocês (imprensa) e pelos nossos jogadores que foram indicados aos prêmios. Além da arbitragem, que eu já estou cansado de reclamar, e da mudança para São Paulo, que nos desagradou demais, é mais um episódio lamentável. Estou profundamente decepcionado", afirmou o presidente vascaíno, com a voz embargada, sem disfarçar a decepção com a CBF.
Ex-capitão do time e um dos líderes do elenco vascaíno, o goleiro Fernando Prass também não escondeu sua irritação. "Fui comunicado pelo meu presidente e, assim como ele, estou muito decepcionado com tudo isso. Ontem, até às 19h, não sabiam quem seria o campeão e não chamaram o Vasco. Como assim? Tem algo muito errado nisso", esbravejou o camisa 1.
O ruído na comunicação entre Vasco e CBF é mais um capítulo da "guerra" travada por ambos nos bastidores. Na última semana, a diretoria vascaína não escondeu a irritação com a escalação do árbitro Péricles Bassols para a partida da decisiva contra o Flamengo, neste último domingo. O juiz, que já havia prejudicado o time de São Januário no clássico entre os dois times no primeiro turno, voltou a errar, não marcando um pênalti em Diego Souza. Mesmo reconhecendo os méritos do Corinthians, campeão brasileiro, os dirigentes cruzmaltinos acreditam que o clube poderia ter ido mais longe na competição, não fossem as "intervenções" da arbitragem.
Sem a presença de Roberto Dinamite e da cúpula de seu futebol, o Vasco será representado no evento apenas pelos jogadores indicados aos prêmios. Ainda assim, nem todos confirmaram presença. Dedé e Fernando Prass, que já estão em São Paulo e recebera a "Bola de Prata" nesta segunda, não sabem se contarão com as companias de Fagner, Rômulo, Diego Souza e Cristóvão Borges, indicados em suas respectivas funções. Ricardo Gomes, indicado ao lado de seu auxiliar, também não irá à festa.

Fonte: UOL

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Afegã é perdoada, mas terá que se casar com estuprador para ficar com a filha

Gulnaz, 21, ainda luta pelo direito de escolher livremente com quem deseja se casar
A afegã Gulnaz, de 21 anos, conquistou o indulto do governo afegão, mas terá que se casar com o homem que a estuprou e a engravidou. A decisão foi tomada com base na rígida lei islâmica – a sharia – e como meio de legitimar sua maternidade sobre a criança que deu à luz enquanto presa.
A jovem havia sido condenada a 12 anos de prisão, sob acusação de adultério, mas teve sua “pena” reduzida para três. O agressor, por sua vez, também será punido. Como ele era casado à época do crime, a justiça afegã o enquadrou como adúltero, o que resultará em uma pena de sete anos de prisão.
Gulnaz aceitou casar-se por conta de sua filha. Ela ainda corre o risco de sofrer um “assassinato de honra”, que muitas vezes são cometidos pelos próprios familiares ao se considerarem desonrados.
Em entrevista à emissora britânica BBC, a advogada de Gulnaz, Kimberley Motley, disse que o desejo da vítima era “poder escolher livremente entre casar ou não com o homem que a agrediu”.
Emal Faizay, porta-voz do governo afegão, informou que o ministro da justiça do país participou de uma reunião com a jovem. Ela teria dito, na ocasião, que só aceitaria casar-se com o estuprador na hipótese de seu irmão também se casar com a irmã dele.
Cerca de 5000 pessoas assinaram uma petição pela liberdade de Gulnaz. O embaixador da União Europeia no Afeganistão disse se sentir “maravilhado” com a notícia de que ela havia sido solta. Segundo ele, “o caso serviu para destacar o dilema das mulheres afegãs, que, mesmo depois de 10 anos da queda do regime do Talibã, ainda sofrem em condições inimagináveis, privadas até mesmo dos mais básicos direitos humanos”.
Fonte: UOL

Dia Nacional do Samba

O dia do Samba, foi instituído pela Câmara de Vereadores da cidade de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara Aquarela do Brasil, com certeza a música mais conhecida, executada e regravada fora do Brasil. Dentre os vários projetos musicais patrocinados pelo IPAC (Instituo do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), que administra entre outros locais, o Pelourinho, existe o Show Comemorativo do Dia do Samba. Este Show acontece todos os anos em praça pública, no Terreiro de Jesus, localizado no Pelourinho.
Fonte: www.samba-choro.com.br/noticias/arquivo/1012

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bernardo ganha duas oportunidades de mostrar ser decisivo novamente em favor do Vasco

Brigar por dois títulos neste fim de temporada tem sido desgastante para os jogadores vascaínos. No entanto, a força do elenco tem sido fundamental para a conquista de resultados que têm deixado o Vasco na luta pela conquista do Brasileiro e da Copa Sul-Americana. Um dos que mais se destacam e que ganhou todos os holofotes após marcar o gol da vitória sobre o Fluminense no último domingo é o meia Bernardo. O camisa 31 terá a oportunidade nos próximos dois jogos do clube de ser titular e mostrar que este poder de decisão não aconteceu por acaso.
Estatísticas de Bernardo
Assistências 8
Dribles 22
Finalizações 34
Gols 6
Aprov. de passes 85%
Sem Felipe, poupado na partida desta quarta-feira, contra o Universidad de Chile, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, Bernardo deve começar a partida como titular. No fim de semana, contra o Flamengo, na última rodada do Brasileiro, Juninho está suspenso com o terceiro cartão amarelo, o que abre nova chance para o camisa 31.
Os números de Bernardo nesta temporada são de impressionar até mesmo os dirigentes vascaínos, que foram até o Cruzeiro no início do ano buscar, por empréstimo, o jogador para compor o elenco. Logo nos primeiros jogos, o camisa 31 mostrou um poder de finalização muito bom e, desde o início, assumiu a ponta da artilharia do clube em 2011. Ao todo, foram 55 jogos e 18 gols marcados neste ano. O retorno foi tanto que o Vasco irá exercer a cláusula de compra de seus direitos econômicos em seu contrato para que ele permaneça em São Januário.
Este desempenho é melhor que o de muitos medalhões como Felipe, Juninho, Diego Souza e Alecsandro. Mesmo na reserva, a participação de Bernardo nas partidas vascaínas é quase que constante, tanto que ele assume o papel de 12ª jogador. Nesta reta final, o meia será importantíssimo, principalmente por conta dos desfalques.
Para ele, não há diferenças entre ser titular e reserva, por isso ele exalta a união e falta de vaidade do grupo na busca dos dois títulos em disputa.
“O Vasco hoje é como uma família. Todos se gostam e essa união está sendo fundamental para aguentarmos esse desgastante final de temporada. Acho que as dificuldades que tivemos ao longo do ano acabaram fortalecendo esse time. Por isso, quando o pessoal na rua fala que eu sou herói, digo que herói é o grupo. Estou muito feliz por ainda termos chances de conquistar os dois títulos”, disse.
É dos pés de Bernardo que o Vasco aposta na conquista de uma vitória, nesta quarta-feira, sobre o Universidad de Chile, em Santiago (CHI). A equipe cruzmaltina precisa de uma vitória simples ou de um empate com mais de dois gols para avançar para a final. O jogo de ida da semifinal, disputado na quarta passada, em São Januário, terminou em 1 a 1, o que dá aos chilenos a vantagem de se classificar empatando sem gols.

Fonte: UOL

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Infarto: saiba como e por que o coração para de funcionar

Sedentarismo, maus hábitos alimentares e estresse contribuem para o problema
Estar acima do peso, levar uma rotina estressante, fumar, não praticar exercícios e ter maus hábitos alimentares são fatores determinates para desencadear o mais popular e perigoso problema de saúde do Brasil: o infarto do miocárdio, ou, como é conhecido popularmente, o ataque cardíaco. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registra uma média anual de 70 mil mortes por infarto. O alto índice de óbitos não e restrito aos brasileiros. O problema é de escala mundial e atinge até mesmo pessoas que mantém uma rotina saudável.
O que acontece no coração
O ataque cardíaco é, basicamente, a morte do coração. O músculo cardíaco para de receber sangue - que leva oxigênio e nutrientes aos tecidos do órgão - e a falta de irrigação, consequência do entupimento das artérias coronárias, faz com que ele pare de funcionar.
O processo que desencadeia o problema é relativamente lento e pode levar anos. "Embora ele seja súbito, o excesso de colesterol, ou seja, a gordura, vai se acumulando ao longo dos anos nas paredes internas das artérias até interromper totalmente o fluxo de sangue", explica o cardiologista Maurício Wajngarten.
De acordo com o especialista, o sangue passa a fluir devagar devido ao engrossamento das tais placas de gordura (ateromas) nas artérias. Com isso, o coração passa a ser menos irrigado e sinaliza isto sob a forma de uma intensa dor, chamada angina. "Nas pessoas que já têm uma predisposição genética, ou que apresentam um ou mais fatores de risco, como hipertensão ou diabetes, este processo é muito mais intenso", diz o cardiologista.
No passo seguinte o ateroma se quebra para cobrir a ferida, o que faz com que as plaquetas se unam para formar um coágulo de sangue (trombo) até aparecer o responsável pela total obserução da artéria: um coágulo que impede que o sangue passe e, preso, ele deixa de irrigar o miocárdio. A duração deste processo todo leva apenas alguns minutos. No entanto, se ultrapassar 20 minutos, o dano pode ser irreversível. "A gravidade de um infarto depende muito do tamanho da área atingida do coração. Se o bloqueio for em uma das principais artérias, é necessário que o atendimento médico seja urgente. Caso contrário, é morte certa", alerta Wajngarten. Os sintomas de que um infarto está prestes a acontecer nem sempre são evidentes: além da dor ou pressão no peito, pode haver falta de ar, dores nos braços, pescoço, ombros e costas, enjoos e até mesmo um desmaio. No entanto, algumas pessoas passam pela experiência sem sentir absolutamente nada.
Tratamentos e prevenção
Nem todo infarto é fatal e existem formas de tratamento para quem já passou pela experiência. De acordo com o cardiologista, a medicina oferece medicamentos para revascularizar a área atingida. Há também procedimentos e intervenções cirúrgicas, como a angioplastia, que devolve a irrigação através de um cateter que viaja pelos vasos até o coração. Nesta técnica, uma uma espécie de balão inflado alarga as artérias estreitadas e libera a passagem do sangue. Em muitos casos, uma espécie de mola pequena (stent) é colocada para garantir a passagem do sangue e, consequentemente, a irrigação do músculo. Já a ponte de safena é usada em casos mais graves, onde várias artérias foram bloqueadas pelas placas de gordura. A taxa de sucesso dessas técnicas chega a 90%. "Evitar um infarto exige cuidados relativamente simples. Se manter longe de fatores de risco, como o tabagismo e o sedentarismo, já é um começo", recomenda o cardiologista. Alimentação balanceada, controle do colesterol e pressão arterial também influenciam. Assim como deve-se procurar alternativas para aliviar o estresse e a tensão.
Por Minha Vida Publicado em 18/1/2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Senadores estendem a lei antifumo para todo o país

O Senado aprovou uma medida provisória que proíbe o fumo em ambientes fechados de acesso público em todo o país.
Até os fumódromos, áreas criadas especificamente para fumantes em bares, restaurantes, danceterias e empresas, ficam proibidos.
Hoje, leis semelhantes já vigoram em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
A medida passará a valer a partir da sanção do texto pela presidente Dilma Rousseff. A proposta, porém, ainda depende de regulamentação para fixar valor de multa.
O projeto é semelhante ao aprovado pelo então governador José Serra (PSDB) em São Paulo. No Estado, o dono do estabelecimento onde ocorre a infração pode pagar multa de até R$ 1.745.
Mas a medida aprovada pelo Senado é ainda mais restritiva, porque bane até as tabacarias --locais onde é possível fumar desde que não haja comida e bebida.
A proposta, que começou a tramitar no Congresso em agosto deste ano, foi aprovada de maneira simbólica.
Outras alterações foram aprovadas no Senado. Uma delas é a que prevê que, a partir de 2016, os maços de cigarros também tragam mensagens de advertência sobre os riscos do produto à saúde em 30% da parte frontal (hoje existe só na parte de trás).
Pontos de venda de cigarro não poderão mais ter propaganda. Eles deverão apenas expor os produtos e suas advertências à saúde.
Essas restrições foram comemoradas pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde). "Dados de outros países mostram que restringir o uso do cigarro em espaços coletivos e a propaganda no espaço de venda contribuem para reduzir o fumo", afirmou à Folha.
No Brasil, estima-se uma população fumante de 15% --em 1989 era de quase 35%.
Padilha, porém, criticou outro ponto da medida provisória, que libera a publicidade do cigarro em eventos.
ALTERAÇÕES
O projeto passou por várias alterações na tramitação. Na Câmara, o relator Renato Molling (PP-RS) era a favor do fim dos fumódromos, mas tentou abrir a possibilidade de que alguns locais (como restaurantes e boates) fossem totalmente livres para o fumo. Não teve sucesso.
"Nossa proposta era mais ampla, se protegia um pouco mais a produção e os fumantes", disse o deputado, que vem do principal Estado produtor de tabaco.
A Souza Cruz e Philip Morris, duas das maiores produtoras de cigarro do país, não quiseram comentar o caso.

Fonte: UOL

Vasco lidera prêmio do Brasileirão 2011 com sete indicados; Bota e Corinthians têm seis

O Vasco é o time que mais pode ter premiações neste Campeonato Brasileiro. Além de brigar pelo título, o time do Rio de Janeiro recebeu sete indicações ao Prêmio Craque do Brasileirão 2011. Botafogo e Corinthians, com seis, vem bem atrás. A boa campanha do Figueirense também foi premiada e o time catarinense recebeu cinco indicações. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo técnico da seleção brasileira Mano Menezes e pelo coordenador das categorias de base, Ney Franco.
Pela primeira vez o evento final será realizado em São Paulo. A festa acontecerá no dia 5 de dezembro no Auditório Ibirapuera. Lá serão revelados os vencedores de cada posição e o campeões de todas as divisões receberão seus prêmios. Os apresentadores do evento serão Glenda Kozlowski, Thiago Leifert e Luciano Huck.
Se um time paulista lidera o campeonato, pelo menos no número de indicações os cariocas levaram a melhor. Neste ano, são 18 indicações para os times do Rio de Janeiro, que superaram os paulistas que tiveram 13 nomes lembrados. No ano passado, houve empate e cada um teve 13 indicados ao prêmio, mas o time final contou com cinco jogadores paulistas e apenas três cariocas. Dedé, do Vasco; Neymar, do Santos; Bruno Cortês, do Botafogo e Leandro Damião, do Internacional, receberam duas indicações cada. Enquanto os dois primeiros foram lembrados em sua posição e como candidatos a craque da galera, o lateral e o atacante da seleção brasileira pode também receber o prêmio de revelação do torneio.
Além dos jogadores, Mano Menezes e Ney Franco também revelaram os nomes dos melhores técnicos e árbitros do Brasileirão. Tite, do Corinthians, Jorginho, do Figueirense e a dupla Ricardo Gomes/Cristovão Borges concorrem ao prêmio de melhor comandante. Sandro Meira Ricci, Leandro Vuaden e Paulo Cesar de Oliveira foram os indicados como melhores árbitros.
QUEM ELEGE OS CRAQUES
Para a definição do time ideal e do craque do Brasileirão 2011 a CBF montou um colegiado de pouco mais de 300 eleitores. Este grupo é composto por nomes da imprensa esportiva nacional e por jogadores e técnicos do país, convidados ao voto pela entidade.
Na última reunião da seleção brasileira, para os jogos contra Gabão e Egito fora do país, os jogadores convocados foram recrutados para ajudar na escolha dos melhores da Série A.
VEJA OS INDICADOS AO PRÊMIO CRAQUE DO BRASILEIRÂO 2011:
Goleiros

Fernando Prass (Vasco)
Jefferson (Botafogo)
Julio Cesar (Corinthians)
Lateral-direito
Bruno (Figueirense)
Fágner (Vasco)
Mariano (Fluminense)
Zagueiro direito
Antonio Carlos (Botafogo)
Dedé (Vasco)
Rodolpho (São Paulo)
Zagueiro esquerdo
Emerson (Coritiba)
Leandro Castán (Corinthians)
Réver (Atlético-MG)
Lateral-esquerdo
Bruno Cortês (Botafogo)
Juninho (Figueirense)
Kléber (Internacional)
Volante direito
Arouca (Santos)
Ralf (Corinthians)
Rômulo (Vasco)
Volante esquerdo
Marcos Assunção (Palmeiras)
Paulinho (Corinthians)
Renato (Botafogo)
Meia direita
Deco (Fluminense)
Diego Souza (Vasco)
Lucas (São Paulo)
Meia esquerda
Montillo (Cruzeiro)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Thiago Neves (Flamengo)
Atacante 1
Julio César (Figueirense)
L. Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Atacante 2
Borges (Santos)
Fred (Fluminense)
Loco Abreu (Botafogo)
Técnico
Jorginho (Figueirense)
Ricardo Gomes/C.Borges (Vasco)
Tite (Corinthians)
Revelação
Wellington Nem (Figueirense)
L.Damião (Internacional)
Bruno Cortês (Botafogo)
Craque da Galera
Dedé (Vasco)
Liedson (Corinthians)
Neymar (Santos)
Árbitro
Leandro Vuaden
Paulo César de Oliveira
Sandro Meira Ricci

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Hoje é o Dia do Escoteiro do Brasil

Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Veja as 13 questões anuladas do Enem

Justiça determinou a anulação de 13 questões do Enem 2011. Confira as questões anuladas na prova Amarela, Prova Azul, Prova Branca e Prova Rosa.
Acusado de vazamento de questões, o Enem poderia ser totalmente anulado, mas a sentença do juiz da 1ª Vara Federal, Luis Praxedes Vieira da Silva, ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, que saiu nesta terça-feira(1), aonde a Justiça Federal determinou que 13 questões da prova seriam anuladas.
As 13 questões da prova são representadas na prova amarela, mas estão presentes em todos os cadernos apenas em outra ordem. Seguindo a prova amarela (confira as provas e gabaritos), as questões anuladas foram as seguintes:
Questões anuladas do primeiro dia
• Prova Amarela: 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87
• Prova Azul: 32, 30, 36, 49, 50, 56, 70 e 87.
• Prova Branca: 29, 31, 38, 46, 49, 52, 73 e 84.
• Prova Rosa: 27, 28, 37, 51, 48, 54, 73 e 87.
Questões anuladas do segundo dia
• Prova Amarela: 113, 141, 154, 173 e 180.
• Prova Azul: 113, 148, 151, 176 e 179.
• Prova Branca-Cinza: 110, 148, 151, 178 e 173.
• Prova Rosa: 115, 143, 152, 180 e 174.
Governo deve recorrer da decisão
Segundo nota, o MEC e o Inep entendem que a sentença de primeira instância foi desproporcional, ao cancelar em todo o país 13 questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) realizado nos dias 22 e 23 de outubro, que teriam sido apropriadas pelos alunos do
Ressalva-se que a sentença preserva o exame, na medida em que afasta a possibilidade de cancelamento da prova em todo o território nacional, como era a pretensão do Ministério Público Federal do Ceará.
Por outro lado, ainda que confortável na posição de que pela Teoria de Resposta ao Item (TRI) o cancelamento das 13 questões em todo o país não afeta a pontuação do Enem, o Ministério da Educação e o Inep entendem que a arguição proposta de cancelar as provas unicamente dos alunos do Christus ou até do complexo educacional da instituição tem um caráter pedagógico e restabelece a isonomia, uma vez que somente aqueles alunos tiveram uma vantagem no tempo dedicado à resolução das 180 questões aplicadas.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Hoje é o Dia do Direito de Voto à Mulher

O Rio Grande do Norte marcou a luta mundial dos movimentos feministas, à época crescente em todos os lugares. O Estado era governado por Juvenal Lamartine e coube a ele o pioneirismo de autorizar o voto da mulher, em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal. Foi em 1934. Mulheres representam gesto liderado por Celina Guimarães Celina Guimarães Viana, professora, juíza de futebol, mulher atuante em Mossoró, foi a primeira eleitora inscrita no Brasil. Após tirar seu título eleitoral, um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte e outros nove estados da Federação a fazerem a mesma coisa.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reforma protestante (Fato Histórico)

No dia 31 de outubro de 1517, O teólogo alemão Martinho Lutero publica, na porta do castelo de Wittenberg, as suas ´95 Teses´, onde condena a venda de indulgências pela Igreja Católica e defende a tese de que o homem só se salva pela fé. O episódio é considerado o marco inicial da Reforma Protestante.

Hoje é o Dia das Bruxas (Halloween)

Qual seria a necessidade de um estudo sobre o Halloween se esta é uma festa americana e de alguns países europeus? Apesar desta festividade não ser muito conhecida pela maioria das pessoas no Brasil, ela vem ganhando um grande espaço em nossa cultura através de escolas primárias, escolas de inglês, TV, clubes, etc. O que são as festas de Halloween? O Halloween acontece nas noites dos dias 31 de Outubro que são geralmente celebradas com festas a fantasia, fogueiras e com crianças fantasiadas de monstros, fantasmas, bruxas, etc., saindo de casa em casa pedindo doces.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hoje é o Dia das Nações Unidas

A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo principal de manter a paz e a segurança internacionais, propósito que resulta claramente do preâmbulo da Carta das Nações Unidas. A Carta das Nações Unidas consagra o Estatuto da ONU e foi assinada por representantes de 50 países em São Francisco a 26 de Junho de 1945, no final da Conferência das Nações Unidas sobre a Organização Internacional. A Declaração das Nações Unidas foi assinada por representantes de 26 nações que se encontravam em guerra com as Potências do Eixo. Entre aquelas contava-se a Polônia, que não participou na Conferência de S. Francisco. Deste modo, são 51 os Estados membros originários. Mas a ONU está aberta a todos os Estados pacíficos que aceitem as obrigações da Carta.
Fonte: http://www.pgr.pt/portugues/grupo_soltas/efemerides/
onu/origem.htm

Professora transexual mineira é a primeira a ter nome social registrado no Estado

A partir do próximo mês, a folha de pagamento e o registro de presença da transexual professora da rede estadual de Uberlândia (556 quilômetros de Belo Horizonte), Sayonara Nogueira, 37 anos, virão com o nome social e não mais com o de registro, Marcos Nogueira. A nomeação foi feita pelo governador Antônio Anastasia no sábado (22), por meio da criação de ações contra o preconceito a homossexuais.Os órgãos do Estado, a partir de agora, devem chamar travestis e transexuais pelo nome social. Na prática, o nome social será adotado em documentos de identificação funcional, comunicações internas do governo do Estado e durante os atendimentos em hospitais, delegacias, escolas e qualquer outro órgão público.Nogueira é professora de geografia em duas escolas estaduais da cidade mineira e foi a primeira transexual do Estado a ser nomeada. “Para nós essa é uma grande conquista, pois serei chamada pelo meu nome social. Isso faz com que me sinta ainda mais respeitada”, disse. Para ela, a medida mostra que os transexuais podem ocupar diversos espaços na sociedade. “Muita gente acha que travestis e transexuais estão relacionados à prostituição e nós estamos mostrando que não é bem assim”, disse. Ela conta que trabalha com alunos que tem entre 11 e 16 anos e nunca sofreu preconceito por parte deles e dos pais, porém com colegas de trabalho sim. No ano passado, ela precisou acionar a Coordenação Especial de Políticas de Diversidade Sexual do Estado para que uma inspetora pudesse chamá-la por Sayonara. “Ela me chamava de Marcos na frente dos meus alunos e todos me conhecem por Sayonara. Me deixava constrangida. Fizemos um acordo e ela passou a me respeitar”, disse. Além de Nogueira, Walquíria La Roche, que trabalha na secretaria de Desenvolvimento Social e é coordenadora Especial de Políticas de Diversidade Sexual também foi nomeada. A resolução é conjunta e envolve as secretarias estaduais de Planejamento, Orçamento e Gestão, além da de Desenvolvimento Social. Ela não prevê punições para quem violar o novo regulamento.

Fonte: UOL