sábado, 5 de setembro de 2015

Trabalhadores em educação seguem na luta pela aprovação da lei de responsabilidade educacional

Na primeira Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada em 2010, os trabalhadores em educação deliberaram por lutar pela aprovação de uma lei de responsabilidade educacional (LRE).
Entretanto, apesar dos parlamentares terem apresentado, na Câmara Federal e no Senado, diferentes projetos acerca deste tema nos últimos cinco anos, a LRE segue sem ser aprovada.
Na avaliação da coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, alguns projetos apresentados pelos parlamentares têm distorções, considerando que a concepção da lei de responsabilidade educacional inverte a atual lógica: “Se aprovada, ela acaba com o limite fiscal, obriga os gestores a aplicarem corretamente os recursos, investir em qualidade educacional e ter o fracasso ou êxito do IDEB vinculado as condições de trabalho oferecidas aos educadores”.
Além disso, segundo ela, a lei proposta também visa valorizar os profissionais da educação, avaliar as condições sócio políticas dos estudantes, do sistema educacional, bem como punir o gestor que não cumprir com as condições exigidas.

Contudo, Fátima alerta que o Congresso e o Senado não desejam mudar o atual quadro da educação pública do Brasil: “O congresso e o senado, visto o perfil conservador das duas casas, vão se apoiar nas velhas tradições de manter o capital e a meritocracia como o remédio para a educação. Eles vão continuar fingindo que defendem os profissionais da educação”.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Setores da Economia

Características de cada setor, atividades econômicas envolvidas, relação dos setores com a desenvolvimento dos países


Introdução 
A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

Setor Primário 

O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 

Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. 

A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados. 

Setor Secundário

É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

Setor Terciário

É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. 


Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Nova direção planeja melhorar condições de funcionamento do CERES

Os professores Sandra Kelly de Araújo e Alexandro Teixeira Gomes são os novos diretora e vice-diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Ambos foram empossados na tarde de segunda-feira, 31 de agosto de 2015, pelo vice-reitor José Daniel Diniz Melo, e receberam o cargo das mãos da professora Ana Pereira Aires, em solenidade realizada no auditório do Campus Caicó.
Ao agradecer as parcerias, colaborações e apoio à sua gestão, Ana Aires falou das realizações junto com o vice, Mário Lourenço de Medeiros, professor do Campus Currais Novos.
Em sua despedida, Ana Ayres destacou o diagnóstico sobre o Centro entregue ao MEC, o Plano Diretor elaborado pela Universidade e que vai guiar a expansão física dos campi Currais Novos e Caicó, e a posição que a unidade acadêmica conquistou na UFRN e na região. “Hoje o CERES é ouvido em seus pleitos e reivindicações junto à gestão universitária da UFRN”, disse.
Futuro
“A Universidade deve ser o reduto da esperança, de mudança, de desejo, de aspirações e de sonhos. O CERES é uma construção contínua, iniciada desde 1973. Uma síntese do povo do seridó”, declarou a nova diretora, professora Sandra Kelly de Araújo, em seu discurso de posse.
“Mais de 50% dos nossos alunos se deslocam de municípios da Região Seridó. Temos um corpo docente jovem, que cresce a cada ano, e um corpo técnico com elevado nível de formação profissional. Mas sonhamos em melhorar as condições de funcionamento do ensino, da pesquisa, da extensão e apoiar a cultura. Queremos um CERES melhor”, complementou a nova diretora.
estiveram presentes ao evento o prefeito de Caicó, Roberto Medeiros Germano, três ex-diretores do CERES, representantes da Câmara Municipal e da Diocese do município, como também a direção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte caicoense.
A solenidade foi prestigiada, também, pelo representante do Sintest, Ricardo Lago; dos docentes do CERES, Grinaura Medeiros; dos técnicos do Campus Caicó, José Dutra de Medeiros e dos discentes, Danielle Cássia Pereira Gonçalves, além de servidores da ativa e aposentados.
O CERES
O Centro de Ensino Superior do Seridó é constituído pelos campi de Currais Novos, ocupando uma área de 20 mil hectares, e de Caicó, com 10 mil hectares, ambos na Região Seridó do Rio Grande do Norte.
O Centro oferta 13 cursos de graduação na modalidade presencial e tem um corpo docente constituído por 106 professores. Desde 2011, passou a ofertar, também, o ensino de pós-graduação.

O prédio do CERES abriga também a Universidade Aberta do Brasil (UAB) de ensino a distância.

CCHLA inaugura mosaico na exposição “Fractais”, dia 3 de agosto

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, nesta quinta-feira, 3 de setembro, a inauguração do mosaico artístico “Fractais”, produzido pelo artista potiguar Wendell Santos Batista e seus alunos.
A produção da obra aconteceu durante a oficina “Mosaico Artístico para Arquitetura” no ateliê do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN e levou três meses para ser concluída. A ideia surgiu por meio dos professores Herculano Campos, diretor do CCHLA, e Teodora Alves, diretora do NAC, em parceria com o artista.
O painel elementos como flores, moldes geométricos, rostos com curvas e movimentos, que compõem toda a obra foi produzido por Wendell Batista, professores e alunos de vários cursos como teatro, arquitetura e artes visuais. Estiveram envolvidos no processo de produção os alunos Álvaro Paraguai, Alyson Santos, Diana P, Françoise Valéria, Judite Pandolfi, Ana Letícia, Raissa Figueiredo, Raisa Santos e Maria Cristina Paiva.
O conceito da obra era trabalhar o humano, na possibilidade do existencial com base na ideologia das mandalas, divididas em três camadas: a mais exterior refere-se ao ser humano em uma posição mais social com o outro; a camada entre a exterior e a central seria mais voltada para subjetividade e individualidade humana; e a camada central seria o núcleo, que se refere ao ser mais espiritual.
Wendell comentou sua expectativa em relação ao trabalho: “Eu tinha muito expectativa sobre essa obra e é muito gostoso vê-la fixada na parede. Nenhum dos alunos esperava que esse trabalho ganhasse essa dimensão. Nenhum viu a obra concluída e terá uma grande surpresa ao vê-la na inauguração. Também é muito bacana ver que as pessoas estão gostando e comentando o trabalho, tendo uma ideia positiva sobre ele”.
Com a intenção de promover a interdisciplinaridade, o artista está desenvolvendo um processo de produção artística semelhante com alunos do ensino fundamental na Escola Estadual Isabel Gondim, nas Rocas.

A inauguração do mosaico contará com a presença do artista e acontece às 17h, no espaço interno do CCHLA.

Curso de Cidadania e Gestão incentiva democracia participativa

O Departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) está realizando de 1 à 30 de setembro a 2º edição do Curso de Extensão “Participação do Cidadão na Gestão Pública e exercício do Controle Social”.
O curso foi realizado inicialmente no ano de 2012 e este ano retorna debatendo temáticas voltadas para a democracia participativa, as formas e mecanismos de controle do planejamento e da execução das ações do governo, o direito a informação e o exercício de práticas que permitam ao cidadão uma melhor contribuição e aplicação do dinheiro público.
Segundo Claúdio Dantas, professor da área de Administração Pública e idealizador do projeto, o objetivo é contribuir para a formação de uma nova cultura política, direcionada a democracia participativa, em que cada cidadão, individualmente, ou reunido em associações civis, é convidado a exercer o seu papel de sujeito no planejamento, gestão e controle das políticas públicas.

Ao longo do curso as atividades serão desenvolvidas em um ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado pela Secretaria de Educação à Distância (SEDIS) por meio da realização de atividades semanais e fóruns de discussão, e conta com a participação de 82 pessoas da comunidade acadêmica e civil.

Professor de Ciências Sociais da UFRN lança livro nesta sexta-feira

O professor Orivaldo Pimentel Lopes Junior, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lança nesta sexta-feira, 04, o livro “Diálogo dos Surdos: Igrejas Evangélicas e as Ciências Sociais”.
O Diálogo dos Surdos foi apontado como umas das consequências da condição disjuntiva da ciência moderna em relação à religião nas considerações finais de "O Espelho de Procrusto: Ciência, Religião e Complexidade".
Esse diálogo se processa em um espaço delimitado: as igrejas evangélicas e sua relação com as Ciências Sociais, como representantes respectivamente da Religião e da Ciência.
O objetivo do livro é um registro exemplar do recurso às ciências que demonstra a dificuldade de se fazer ciência no âmbito religioso. O livro aponta também para os perigosos preconceitos que acompanham o estudo antrosociológico da religião, por não se levar em conta a prática investigativa que ali ocorre.

O lançamento ocorre as 10h30 da manhã na Cooperativa Cultural no Centro de Convivência Djalma Marinho, e conta com a apresentação de Maria da Conceição Almeida.

Grupo Culturas Populares promove encontro com professor da UFF

O Grupo de Estudos Culturas Populares pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, nesta sexta-feira, 4, a atividade “Encontros da Base”. O evento acontece no Auditório do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA), a partir das 9h.
A atividade contará com a palestra “Dimensões da sociedade carnavalesca: entre a paixão e a profissionalização”, a ser ministrada pelo pesquisador Nilton Santos, professor do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Grupo de Estudos Culturas Populares
O Grupo de Estudos Culturas Populares é uma base de pesquisa criada em 2000, com o objetivo de proporcionar reflexões sobre a temática da dinâmica das culturas populares contemporâneas, enfocando as práticas, interações e representações sociais presentes no cotidiano dos centros urbanos, além de estimular alunos de graduação e de pós-graduação a realizarem pesquisas nesse campo.
O grupo é coordenado pelo professor Luiz Assunção, do Departamento de Antropologia da UFRN, e está situado no Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
A base conta com duas linhas de pesquisa: manifestações culturais, produtos e processo (que engloba os temas referentes à arte, folclore, tradição, narrativas e sociabilidades); e religiosidade (rituais, mitos, crenças e processos sociais).

A dinâmica do trabalho acontece com a realização de encontros permanentes de orientação e de atividades eventuais ("Encontros da Base", oficinas de pesquisa e os seminários de cultura popular).