sábado, 26 de outubro de 2013

Nota sobre pagamento do funcionalismo estadual

O Governo do Estado esclarece que, de acordo com informações da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) baseado nos repasses do Governo Federal, a expectativa é de que 95% dos servidores do funcionalismo estadual terão seus salários depositados até o dia 31 do vigente mês. Para os 5% de servidores restantes, a perspectiva é de que os vencimentos sejam pagos na semana seguinte. Ao todo, o Estado possui cerca de 102 mil servidores. 
Na próxima segunda-feira (28), em entrevista coletiva em horário a ser definido, o secretário de Estado do Planejamento, Obery Rodrigues, irá se pronunciar oficialmente sobre o assunto. 

SINTE/RN divulga esclarecimentos sobre o pagamento do terço de hora-atividade

A direção do SINTE/RN traz a público esclarecimentos sobre o pagamento do 1/3 da hora-atividade:
1) A relação feita para o pagamento do 1/3 de hora atividade foi confeccionada pelo Governo. A direção do Sindicato já requereu por duas vezes, através dos advogados, essas listas, mas Subcoordenadoria de Recursos Humanos da SEEC não as forneceu. A Secretaria de Administração passou a relação em dos 6.300 que foi divulgada no site do SINTE/RN.
2) O pagamento saiu para 5 mil no dia 10 de outubro. Segundo informações da coordenadora Ivonete da Subcoordenadoria de Recursos Humanos. No mês de setembro mais de mil professores/as teriam recebido o pagamento. O Sindicato está recebendo todas as reclamações de quem não recebeu para buscar soluções com o Governo.
3) Quem estava na relação e não recebeu deve entregar no Sindicato uma cópia do contra cheque de setembro, extrato bancário para comprovar que não houve o pagamento e declaração da direção da escola em que atua confirmando o direito.
4) A direção do SINTE/RN continua solicitando a quem tem direito e não recebeu a tomar as seguintes medidas:
·         Providenciar a cópia do contra cheque de setembro e a declaração da escola confirmando o direito. Quem já entregou as declarações anteriormente não precisa trazer novamente;
·         Se você tem carga suplementar e recebeu em setembro a sua carga suplementar e deixou de receber as horas extras da jornada de 30 horas, providencie os mesmos documentos. A direção do SINTE/RN esclarece que quem tem 10 horas da carga suplementar só recebe o extra das 30 horas.

Quem é do Ensino Médio Inovador tem o direito de receber as horas extras. Está sendo levantada uma tese de que, devido às horas de projeto, o profissional não recebe, o que está completamente errado. Todos tem direito. A especificidade do trabalho não retira esse direito.

SINTE/RN adverte Secretaria de Administração sobre lei da letra

Após sucessivas tentativas de fazer com que o projeto de lei da letra seja enviado para a Assembleia Legislativa, a direção do SINTE/RN estuda adotar medidas mais enérgicas

Na sexta-feira (18), depois de constar que nenhum passo foi dado pela assessoria do secretário de Administração para fazer cumprir o acordo assinado pelo Governo, foi dado o ultimado: ou o projeto caminha para aprovação ou a direção do Sindicato vai mobilizar a categoria para realizar ações em resposta a esse descaso. Desde setembro essa questão deveria ter sido encaminhada.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSR


Você sabe como surgiu o Dia do Professor?



O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. 
 
Dia do Professor em outros países:
Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers' Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril



segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Aluna de 16 anos é retirada de sala de aula e morta dentro de escola no RN

Uma estudante de 16 anos foi morta por um homem, na manhã desta segunda-feira (7), dentro de uma escola municipal em José da Penha (a 416 km de Natal). O suspeito se matou em seguida. A vítima foi Andressa Fontes.
Segundo informações do sargento William Felix de Andrade, da Polícia Militar, José Marcos Alves, 33, entrou na escola Quatro de Outubro, retirou a estudante da sala de aula, levou-a até o banheiro e a matou. Após atirar na estudante, o suspeito se matou também com um tiro.
Segundo o sargento, a adolescente já tinha procurado por três vezes a delegacia da cidade para denunciar ameaças de Marcos."Ele chegou à escola, chamou-a da sala dizendo que ia entregar um documento. Quando chegou ao banheiro, deu três tiros nela, um deles acertou a mão da jovem, que deve ter tentado de defender. Em seguida ele deu um tiro na cabeça, os dois morreram na hora", disse o sargento.
"Segundo relatos, ele teve uma vida estável com a mãe dela e há uns dois anos eles se separaram. Depois disso, o Marcos andava atrás da Andressa, só que ela não queria. Ele seria ouvido pelo delegado nesta quarta-feira, em uma das queixas que estava com investigação em andamento", afirmou Andrade.
Apesar das ameaças, o sargento afirmou que não havia qualquer medida de proteção à adolescente. "Não tinha porque não era caso de Lei Maria da Penha. O Conselho Tutelar que havia mandado que ela guardasse as mensagens que ele enviou ao celular dela com as ameaças. As investigações estavam em andamento", contou.
Os alunos foram liberados, e os pais foram buscar os filhos. Os moradores da cidade estão chocados com o crime. A Polícia Militar está fazendo o isolamento do local, e agentes da Polícia Civil já iniciaram os trabalhos de investigação.

Políticos indicam 1 em cada 5 diretores de escolas públicas

Um em cada cinco diretores de escolas públicas no país é alçado ao cargo por políticos, segundo levantamento daFolha a partir de dados de um sistema de avaliação do Ministério da Educação.
A proporção equivale a 21,8% do total: de 56.911 diretores das redes estaduais e municipais, 12.413 foram definidos por indicação política, prática condenada por especialistas em educação.
Os dados integram questionário respondido pelos próprios diretores no mais recente Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), de 2011.
A proporção é ainda maior se considerada só a rede municipal --na qual um terço assumiu por interferência de vereadores, deputados, prefeitos e partidos, por exemplo.
O maior índice desse tipo de indicação foi registrado em Santa Catarina, com 62,8%.
Já no Estado de São Paulo as indicações políticas se limitam a 5,2%, conforme as respostas dos diretores. E elas são concentradas nas escolas municipais do interior, já que há exigência de concurso para essa função nas estaduais há mais de uma década.
ROTINA
O número de indicações políticas pelo país pode ser ainda maior, diz Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal do Paraná, já que outras indicações definidas pelos diretores como "técnicas" podem ter esse componente.
Os dados do Saeb mostram ainda que 46,9% dos diretores vêm de alguma forma de indicação --escolhidos pela prefeitura ou pelo Estado, incluindo tanto indicações políticas como técnica e outras. E apenas 43,6% chegam aos cargos por seleção ou por eleição. O restante é escolhido de outras formas.
A indicação política afeta a rotina das escolas, segundo associações de professores de seis Estados ouvidas pela reportagem. Os relatos citam escolas divididas por partidos, perseguições políticas, dificuldade para aprovar pedidos e falta de integração com a comunidade.
Escolas onde há diretores indicados por políticos tendem a compartilhar menos decisões com a comunidade, segundo dados tabulados por Souza em parceria com Gabriela Schneider, da UFPR, a pedido da Folha.
Os dados mostram que os diretores definidos por políticos predominam nas escolas onde o conselho escolar, órgão formado por pais, alunos, professores e funcionários, nem sequer existia ou se reunia menos de uma vez por ano.
Os indicados também são maioria entre os gestores escolares que tinham menos --ou até nenhuma-- experiência em educação.
"É o jogo político. O que motiva a indicação de um diretor não é a competência, mas a política de trabalhar para um padrinho", afirma Souza.
No Amapá, onde 45,7% dos diretores vêm de indicações políticas, a diretora Maria das Dores da Silva, 40, da escola estadual Castelo Branco, de Macapá, chegou a ser exonerada por discordar de políticos que tentavam interferir na gestão. "Um deles dizia: Essa escola é minha!", relata Maria das Dores, que só voltou ao cargo após protestos de alunos e professores.
A Secretaria da Educação do Amapá reconhece que as indicações são feitas "pelo governador e por partidos aliados", mas diz que pretende testar um projeto de eleição para diretores em 2014.
Em Santa Catarina, há desentendimentos entre diretores indicados e docentes que se estendem por anos, como no Instituto Estadual de Educação, de Florianópolis, a maior escola pública do Estado, com 5.000 alunos.
Indicado por políticos em 2007, Vendelin Burguezon foi alvo de protestos por semanas e até hoje enfrenta resistências. "Fui convidado, sim, mas não tenho partido político", afirma o diretor.
O presidente da Associação de Pais e Professores do instituto, Elvis de Souza, diz que a chegada de Burguezon foi um "balde de água fria" porque contraria o ideal de eleição, mas afirma que o diretor "tem se esforçado".
O governo Raimundo Colombo (PSD) diz que, a partir de 2015, selecionará candidatos em processo semelhante aos concursos públicos.
Fonte: UOL

Você Sabia? O ENEM serve para obter o diploma do Ensino Médio

O MEC confirmou que as inscrições para a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão encerradas com mais de 7.200.000  inscritos.  

As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. O ministro da Educação esperava receber até 6,1 milhões de inscrições, mas até sexta feira já havia 5,2 milhões. Em 2012, 1,5 milhão de inscritos no exame não compareceram.

A taxa de inscrição, de R$ 35 deverá ser paga até 29/05. Como nos anos anteriores, os alunos de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio não precisam pagar a taxa.

Mas O ENEM tem uma finalidade quase desconhecida pela maioria da população. 
Veja:
Como projeto e finalidade é excelente e tem muitas e variadas atribuições que o tornam único e relevante para o país e para os que dele precisam. 
O Enem serve para: 
1. AVALIAÇÃO
2. VESTIBULAR - SISU e Particulares
3. BOLSAS - PROUNI 
4. FINANCIAMENTO - FIES 
5. EXAME SUPLETIVO 

Essa última é a mais desconhecida das finalidades. 
 O ENEM serve como certificação para o Ensino Médio, como se fosse um exame supletivo. Basta que o aluno tenha 18 anos no dia da prova e obtenha os pontos necessários, que são 450 nas provas objetivas (eram 400 até 2011) e 500 na redação. Nos quatro últimos anos, mais de 2.000.000 candidatos fizeram o Enem com esse objetivo e cerca de 20 % passaram e já estão com seus diplomas do antigo segundo grau na mão. 
Nesse quesito, o Enem se assemelha ao GED americano, que permite que os alunos que abandonaram a high-school concluam fazendo essa prova.

Se por um motivo qualquer, o estudante abandonou os estudos no primeiro, segundo ou terceiro ano ou nem mesmo começou a cursar o Ensino Médio (antigo segundo grau) ele agora tem uma grande oportunidade de recuperar o tempo perdido. Estima-se em mais de 20.000.000 os brasileiros que completaram o ensino fundamental (primeiro grau), mas pararam a de estudar antes de completar o Ensino Médio. 

Essa ultima atribuição se insere no modelo de certificação de conhecimento, tão comum nas áreas de TI, qualidade, línguas e outras (até OAB), em que, não importa onde tenha aprendido, desde que comprove que tenha aquele nível de habilidades, competências e conhecimento.

Mesmo sendo a mais desconhecida das atribuições do ENEM, essa talvez seja a socialmente mais importante e de maior alcance para o país, pois permite a recuperação da evasão e abandono escolar dos últimos anos e dá novo alento àqueles que tinham parado.

ENADE 2013

O próximo Enade vai ser aplicado no dia 24 de novembro. Deverão participar da prova cerca de 200 mil estudantes de 4.916 cursos da área de ciências de saúde e agrárias. Pela primeira vez, a USP participará em caráter experimental do exame, em caráter amostral.
Para evitar boicote dos estudantes, o MEC vai passar a exigir que os alunos que forem submetidos ao exame fiquem pelo menos uma hora na sala de prova durante a aplicação.

MEC reprova 30% dos cursos avaliados em 2012 pelo Enade

Cerca de 30% dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 apresentaram resultado insatisfatório, com notas 1 e 2 (de um teto de 5), informou nesta segunda-feira, 07, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O Enade é um teste do governo federal que serve para avaliar redes de ensino, públicas e privadas. A edição de 2012 avaliou 7.228 cursos de 1.646 instituições de ensino superior - participaram 536 mil estudantes concluintes, do penúltimo e último semestre de seus respectivos cursos.

O concurso Miss Bumbum e a bunda para exportação

Lá pelos anos 60, feministas se revoltavam contra o então tradicionalíssimo concurso de Miss. Afinal,as moças eram tratadas como objeto com seus desfiles de maiô e suas polegadas medidas como se elas fossem bichos. Ok. Isso é coisa do passado e as Misses viraram seres ingênuos. Vieram as top models, as modelos anoréxicas e, agora, a nova febre do Brasil, o concurso Miss Bumbum.
A final do evento de 2013 acontece mês que vem em São Paulo, mas as moças concorrentes já ocupam espaço com destaque em homes de portais e jornais por mostrarem a bunda. Simples assim. Quer dizer, não tão simples. A bunda é malhada, trabalhada, siliconizada, sabe-se lá. A imagem das meninas (quer dizer, da bunda delas) em uma partida de futebol-evento pré concurso rodou o Brasil semana passada. Elas posaram com as bundas (enormes) empinadas. E a cara delas? Não importa. E o nome? Também não. Se elas leram o Pequeno Príncipe? Quem quer saber? O produto vendido pelo concurso é claro como o nome da premiação: a bunda.
Cada um faz o que quer com o próprio corpo. Mas não deixa de ser muito bizarro (e triste) ver a bunda sendo usada de novo como cartão postal das meninas e do Brasil. O site do concurso tem versão em todas as línguas que você pode imaginar. E o concurso é noticia em vários jornais do mundo com títulos esquisitos do estilo: “Concurso escolhe o melhor traseiro do Brasil”. O Brasil exporta bunda, lembram? Mas ainda? Esse estereótipo não tinha mudado? Que nada. As mulheres frutas se multiplicaram e deu nisso: um monte de bunda sem nome (nem de fruta) exposta em açougues para todo mundo ver.
O concurso Miss Bumbum é um sucesso tão grande que foi exportado para os EUA. Sim, existe uma versão do concurso em Miami, só com participantes brasileiras que moram no país e jurados ganham cachês milionários para participar do concurso. Pamela Anderson chegou a ser cogitada ano passado para vir ao Brasil só para isso.
Isso tudo acontece na hora em que o Brasil é famoso por ter uma mulher presidenta(escrevo da Alemanha e todas as pessoas que encontrei aqui me perguntaram sobre Dilma Roussef, para os alemães tão poderosa como Angela Merckel) e o número de mulheres empreendedoras é recorde (quase 50%). As moças do Brasil nunca estiveram tanto no comando.
Mesmo assim, continuamos vendendo bunda como se fosse banana. Ver as fotos das moças com suas bundas gigantes pode ser engraçado. Mas será que tem graça mesmo? Nossas bundas estão á venda? Esse ainda é um patrimônio brasileiro? Avança, mundo! As moças do Brasil merecem mais.

Justiça torna Rosalba, governadora do RN inelegível

Além de cassar os mandatos da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), e do vice-prefeito Wellington Filho (PMDB), a sentença da juíza da 34ª Zona Eleitoral, Ana Clarisse Arruda Pereira, condena a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) a ficar inelegível por oito anos.
A magistrada entende que a chefe do Executivo Estadual praticou “conduta vedada” na campanha eleitoral de 2012, ao utilizar a estrutura do Governo do Estado para favorecer eleitoralmente a aliada Cláudia Regina.

Um exemplo desse favorecimento indevido, segundo a sentença, é o uso do avião do Governo do Estado, que aterrissou em Mossoró 56 vezes em menos de trinta dias, em setembro de 2012, último mês e período mais disputado da campanha.