terça-feira, 30 de abril de 2013

POESIA SOBRE A CORRUPÇÃO - O MAL QUE DEVORA ATÉ A SI MESMO!


A  CORRUPÇÃO

                                               Poesia de: Valdecy Alves
Uma enorme boca
Um estômago insaciável
Surge da ausência de ética no corrupto
Então começa a devorar os bens públicos
Materiais e imateriais que pertencem ao povo...
Os corrompidos junto com o corrupto
Têm que sustentar tal esquema
Que quanto mais devoram
Mais precisam devorar
Como o prazer da droga
Que exige cada vez mais droga para  o mesmo prazer!

A corrupção câncer de apetite sem fim
Que consome o corrupto
Que consume uma cidade
Que pode consumir um país
Até mesmo uma civilização
Que o digam os romanos!

Para se manter intacto e impune
O corrupto alimenta centenas... mil bocas...
Mesmo quando não mais está no poder
Ainda assim... continua a ser devorado
Pela criatura monstruosa que criou...
E quando nada mais tem
No desespero... na mais infinita angústia...
Se fraco se suicida
Se forte morrerá revoltado e contrariado...
A corrupção ácido que corrói suas bases
E que se implode pelo ódio colhido

...A morte física, que sucede a morte moral,
Ocorrerá invariavelmente...
No enterro os aliados não comparecerão
Visto não terem mais o que extorquir
Os amigos não comparecerão
Pois o corrupto já não os mais terá!

Apenas dois tipos de pessoas
Comparecerão ao sepultamento
Os familiares para se livrar logo do corpo
Que é símbolo da vergonha
E os falsos caridosos
Para mascarados pela piedade
Parecerem a todos serem bons!
A ponto de não deixar apodrecer em público
O fétido miserável improbo!

                                               Atenas - Grécia - 15/04/2013

Departamento de Ciências Sociais promove minicurso sobre Revolução Cubana


“Revolução Cubana: História, Desafios e Inserção Internacional” é o tema do minicurso de extensão promovido pelo Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Serão realizados quatro encontros ao longo do mês de maio no auditório A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), sempre às 14h.

As aulas têm início no dia 6 de maio, com uma introdução sobre a Revolução Cubana e a projeção do filme "Memórias do Subdesenvolvimento". No dia 13, o tema será “A Revolução Cubana: histórias e desafios”; no dia 20, o assunto abordado será “Cuba Hoje”, com projeção e debate do filme “Habanastation”. Já no dia 27, serão apresentadas questões sobre “A inserção internacional de Cuba no mundo pós-guerra fria”.

São disponibilizadas 40 vagas e os interessados devem realizar as inscrições através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no link http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao.

Coordenado pelo professor do DCS Marcos Antônio da Silva, o minicurso tem o objetivo de oferecer aos participantes uma visão histórica sobre os principais aspectos e desafios da Revolução Cubana, além de propor a análise da realidade atual do país e a sua inserção internacional.

Mais informações através do número 3215-3555 ou via e-mail: marocam@terra.com.br.

UFRN sedia II Colóquio Franco-Brasileiro de Antropologia em maio


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Departamento de Antropologia (DAN) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) promove, no período de 20 a 22 de maio, a segunda edição do Colóquio Franco-Brasileiro de Antropologia com o tema “Fronteiras da Antropologia/ Antropologia das fronteiras”.
O evento tem por objetivo ampliar o diálogo antropológico Brasil-França, reunindo pesquisadores franceses e brasileiros oriundos de várias áreas do conhecimento teórico-metodológicos e interessados em discutir a fronteira numa perspectiva antropológica.
Segundo a organização do evento, a escolha da fronteira como denominador comum do colóquio se justifica pela intensidade das mudanças vivenciadas pelas populações tradicionais ou grupos urbanos no mundo contemporâneo que provocam redefinições significativas de seus limites sociais e territoriais. Tal categoria oferece oportunidades para cruzar diversas abordagens temáticas, permitindo discutir temas que dizem respeito às fronteiras espaciais, disciplinares e simbólicas.
O Colóquio é uma iniciativa dos Grupos de Pesquisa Cultura, Identidade e Representações Sociais (CIRS–PPGAS) e Festas, Identidades e Territorialidades (FIT–PPGe), do PET Geografia (UFRN). Também recebe o apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN), da Aliança Francesa de Natal, do Consulat Général de France pour le Nordeste, da Associação Brasileira de Antropologia, da Universidade Federal de Santa Catarina - FCDDC (CAPES-COFECUB), da Universidade de Brasília (UNB) por meio do Programa PROCAD-Casadinho (CNPq-Capes).
Para conferir a programação e realizar a inscrição do colóquio acesse o blog http://coloquiofronteiras2013.blogspot.com.br/ . Mais informação pelo telefone 3342-2242.

Evento Rupturas Libertárias da UFRN começa nesta quinta-feira, dia 2


O evento Rupturas Libertárias, promovido pelo Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais e pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), terá sua terceira edição de 2013 realizada entre os dias 2 e 4 de maio. A ação aconteceu pela primeira vez em 2008, sendo sua primeira edição denominada “Maio de rupturas”, em referência aos 40 anos das barricadas do desejo em maio de 1968.
“Rupturas Libertárias” é desenvolvido por alunos de diversos cursos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e tem como objetivo difundir ideias libertárias, pensando novas possibilidades de organização social e reunir pessoas que pensam e agem em consonância com a vivência anarquista.
A programação do evento começa nesta quinta-feira, 2, às 9h, no auditório do CCHLA, com uma mesa-redonda sobre “Como a Não-Violência Protege o Estado”. Às 14h, o Coletivo Matilha Negra, de Natal, promove o debate “Resistência e organização libertária: percepções sobre o ELAOPA”.
Neste ano, ele será encerrado no bar Eletrocana, na Ribeira, com a apresentação das bandas Derrotista, da Paraíba, Grillus Sub, Tudo Acabado, ambas do Ceará, além de Os Cramunhão e Insane Madness.
Informações sobre a programação no endereço eletrônico: https://www.facebook.com/events/466603550077695/?fref=ts.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

III ENESEB 2013 – Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia

Está sendo preparado o 3º ENESEB-Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica, um evento nacional que vai para a sua terceira edição e se propõe a discutir os rumos da disciplina de Sociologia na escola, assim como a formação do professor e o papel da Universidade nesse processo.
Participam, deste encontro, professores universitários de todo o país, estudantes de licenciatura de universidades públicas e privadas, e professores da rede básica de todo o território nacional. Espera-se 600 pessoas nesse evento, sendo grande a participação dos professores da rede básica cearense e dos alunos dos cursos universitários da UFC, UECE, URCA e UVA. No ano de 2013, o Encontro discutirá o papel da universidade na formação de profissionais que lidem com os desafios postos no século XXI, tendo como tema central a Juventude e o Ensino Médio. Um dos destaques do evento será o Encontro Nacional do Programa Institucional de Iniciação à Docência de Sociologia no qual licenciandos, professores da educação básica e professores universitários terão oportunidade de compartilhar experiências vivenciadas nas escolas públicas do país.
O ENESEB acontecerá em Fortaleza na Universidade Federal do Ceará (Campus do Benfica) entre os dias 31 de maio a 03 de junho e contará com palestras, mesas-redondas, oficinas, GT’s, exibição de documentários e atividades culturais.
Mais informações no site do evento:  http://www.eneseb.com.br/

quarta-feira, 10 de abril de 2013

NOTA DE PROTESTO


A comunidade escolar do Centro Educacional José Augusto – CEJA vem, através desta, repudiar e protestar a vinda do DETRAN para a escola, mesmo que seja em caráter temporário.
O órgão de Departamento de Trânsito tem movimentação intensa o que interfere no andamento das ações escolares, haja vista o fluxo de pessoas e veículos que transitam diariamente nesse órgão.
São ações que contrariam e interferem diretamente na qualidade da educação e no processo de ensino aprendizagem da escola pondo em risco o controle, monitoramento e supervisão dos alunos.
Caso haja insistência para tal, a escola decide parar suas atividades por tempo indeterminado.
Comunidade escolar do CEJA.

sábado, 6 de abril de 2013

SINTE/RN define calendário de lutas para o mês de abril



Uma série de atividades está programada para o mês de abril. Ao longo do mês também será aplicado em todo estado um questionário sobre as diversas situações de trabalho e das escolas. As informações serão reunidas em um dossiê que será um dos instrumentos para a luta.
Confira o calendário das atividades. Para acompanhar a agenda dia a dia curta nossa página no Facebook (www.facebook.com/SinteRN) e siga-nos no Twitter (www.twitter.com/SinteRN):
1º de abril – Reunião com o SINAI/RN às 16:30. Pauta: Fórum Estadual dos Servidores.
2 de abril – Memorial Paulo Freire em Angicos, às 14 horas.
3 de abril –Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal às 9 horas. Tema: A educação infantil em Natal e a situação profissional dos educadores.
5 de abril – Reunião com grêmios escolares às 16 horas, no SINTE/RN. Pauta: organização da marcha no dia 24 de abril.
10 de abril – Reunião com grêmios estudantis às 15 horas, no SINTE/RN. Pauta: organização da Marcha em Defesa da Educação.
10 de abril – Reunião com diretores e representantes de escola, às 8 horas. Pauta: Greve Geral nos dias 23, 24 e 25 de abril.
10 de abril – Ato Público “100 dias de Carlos Eduardo e 2 anos e 4 meses de Rosalba Rosado”, às 9 horas com concentração em frente ao Sindicato dos Rodoviários.
11 de abril – Reunião ordinária com os funcionários da Educação, às 9 horas no SINTE/RN. Pauta: Campanha educacional e salarial e greve geral.
11 de abril – Reunião com diretores e representantes de escola, às 14 horas no SINTE/RN. Pauta: greve geral dos dias 23, 24 e 25 de abril.
17 de abril – Assembleia com educadores infantis, às 14:30 no SINTE/RN. Pauta: valorização salarial, condições de trabalho e unificação das leis.
23 de abril – Assembleia da rede estadual, às 14:30 no Churchill. Pauta: campanha educacional e salarial 2013.
24 de abril – Marcha Estadual em Defesa da Educação Pública. Concentração na praça Gentil Ferreira a partir das 14 horas.
25 de abril – Assembleia da rede municipal de Natal, às 9 horas no Churchill. Pauta: Campanha educacional e salarial 3013.
25 de abril – Plenária de organização dos novos concursados, ás 14 horas, no auditório do SINTE/RN.

Confira as deliberações das assembleias das redes estadual .



Na assembleia realizada no dia 26 com a categoria da rede estadual foram tirados os seguintes encaminhamentos:

§ Adesão à Greve Geral em todo estado nos dias 23, 24 e 25 de abril;
§ Assembleia dos profissionais da rede estadual dia 23 de abril, às 14:30, no Churchill;
§ Promover a Marcha Estadual em Defesa e Promoção da Educação Pública no dia 24 de abril com concentração na praça Gentil Ferreira, Alecrim, a partir das 14 horas;
§ Realizar reuniões com diretores e representantes de escola para tratar da organização da greve geral e da campanha salarial;
§ Realizar reunião ordinária com os funcionários da educação;
§ Realizar assembleia com os sócios da Amil e Med Mais para discutir a forma de contrato e prestação de serviços;
§ Veicular nota na TV e sport em rádios para desmistificar a propaganda enganosa do governo do estado;
§ Realizar nas escolas de reuniões por turno para tratar da campanha salarial no estado.
§ Debater nas escolas com os alunos sobre as pautas de reivindicações;
§ Debater sobre organização da Marcha que será realizada no dia 24 de abril e procurar o SINTE/RN com antecedência para colocar ônibus à disposição das escolas.