sexta-feira, 29 de junho de 2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Governo Estadual decreta ponto facultativo para esta sexta-feira 29


O Governo do Estado decretou ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Rio Grande do Norte para esta sexta-feira, 29 de junho.
O decreto de número 22.793 foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira.

Se beber demais hoje, Saiba como evitar ou aliviar o desconforto depois de exagerar na dose


Depois de exagerar na bebida, é comum sofrer com os desprazeres da indesejada ressaca do dia seguinte. Realmente, quem passa do ponto não está livre deste desconforto. Os sinais são clássicos: a cabeça parece que vai explodir, o enjoo, a tontura, a fraqueza e uma sede de matar fazem você desejar nunca ter esvaziado um copo antes. Não é à toa que seu corpo está debilitado. Funciona assim: o organismo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia. Resultado: ficamos enfraquecidos. O excesso de álcool também ataca o sistema nervoso central e provoca sono e irritação; corrompe mecanismos químicos cerebrais, ocasionando dor de cabeça; irrita as mucosas do aparelho digestivo, causando náuseas, vômito e diarreia; e inibe a ação do hormônio antidiurético, levando a sede e boca seca. A zonzeira não para aí.
A ingestão excessiva de álcool pode trazer diversos prejuízos à saúde como o ganho de peso e acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. "O consumo crônico pode causar lesões cerebrais, diabetes tipo 2, úlceras e inflamações no estômago e intestino, hepatite, depressão, lesão nos rins, na bexiga, próstata e pâncreas, entre outras doenças" , alerta a nutricionista Fabiana Honda, da consultoria nutricional Patrícia Bertolucci.
Coma bem
Alimentar-se antes de beber é a regra de ouro contra a ressaca. "Quando bebemos de estômago cheio, os alimentos diminuem a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retardam a passagem do álcool para o intestino, onde ele é rapidamente absorvido", explica Fabiana. Dessa forma, o álcool entra gradualmente na corrente sanguínea e demora mais tempo para chegar ao cérebro.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Hoje é o Dia da Bondade


Depende de cada um de nós tornar a limitação de uma data comemorativa em infinito efeito entre nós.

Painço: grão é a nova aposta para emagrecer


Composto de grãos e cereais apresenta nutrientes que combatem o câncer, diminuem a pressão arterial, o risco de infarto e ajudam a emagrecer. Oba!
Utilizado na alimentação de pássaros, o painço é um grão que apresenta nutrientes com vários benefícios à saúde. Fonte de minerais, proteínas e carboidratos, é também rico em fibras e ajuda na absorção da glicose pelo organismo proporcionando maior sensação de saciedade, redução do colesterol, melhor digestão, funcionamento do intestino e assim auxiliando no emagrecimento. 
A proteína torna lenta a absorção de carboidratos e diminui e índices glicêmicos, aumentando a saciedade e diminuindo a velocidade da formação de gorduras. "O fósforo presente no painço também faz do cereal uma fonte de concentração, fortalecendo os ossos e protegendo o sistema digestivo", disse a nutricionista Débora Martins.
O painço pode ser considerado um alimento auxiliar na saúde cardiovascular devido ao seu alto teor de magnésio. Estudos mostram que o magnésio tem um papel importante na redução da pressão arterial e do risco de infartos. Uma xícara de painço cozido fornece 25% da necessidade diária de magnésio. O grão também traz benefícios para os ossos, previne doenças como o diabetes, cálculos e até o câncer.
O painço pode ser encontrado em farmárcias, supermercados ou casa de suplementos naturais. A dica é consumir uma colher de sopa, duas vezes por semana, em saladas ou sua farinha em bolos, tortas, mingaus e sopas.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Hoje é o Dia do Professor de Educação Física

Dos professores de primário e ginásio, o de Educação Física sempre foi o mais popular, devido às diferenças vitais de uma aula sentado numa carteira e outra praticando exercícios físicos ao ar livre.
PARABÉNS!