terça-feira, 26 de julho de 2011

A PROPÓSITO DA MORTE DE AMY WINEHOUSE

Quando soube da morte desta cantora inglesa de certa maneira antevi quais seriam as manchetes e os comentários de quase todos os artefatos midiáticos sobre este acontecimento. Isso não advém de uma capacidade supra-humana de prever o futuro. Acontece que não é de hoje que a incompreensão acerca das tragédias de nossos tempos está presente nas falas da maioria dos comentadores de jornais, revistas e etc..
O primeiro problema e talvez central diz respeito ao fato de que estas pessoas estão demasiadamente imersos nesse modelo de vida burguês, do trabalha-compra-come-dorme, para entender aqueles que se aventuram numa vida mais rica de significados e realização, embora detentora de riscos e fatalidades.
É fato que nesse mundo sempre existiram diversos tipos de seres humanos. Os fazedores de coisas, os comerciantes, os loucos, os marginais, os sábios, os intelectuais e os poetas. A questão é que cada vez está mais difícil para os poetas, os visionários, os músicos e similares viver neste mundo entupetado de carros, lixo, selvas de pedras, ganância e poder. O mundo se transformou numa grande engrenagem onde quem não está disposto a ser um de seus parafusos é despejado como dejeto. O homem nunca teve tantas obrigações como na época atual. Os organismos internacionais, Ong´s e muitos outros institutos mostram que a humanidade hoje trabalha mais do que em muitos regimes escravocratas (por favor, não me entenda mal) e tem cada vez menos tempo para questões realmente importantes para a existência: o lazer, a criatividade, a diversão, os rituais e etc..
Por isso não compreendo quando a mídia fica discutindo a morte “prematura” de artistas e seres humanos em geral ocasionada pelo uso de substancias psicoativas culpando com isso apenas estas pessoas ou tais drogas. Não estou aqui defendendo o uso destas substancias, até porque sei o potencial destrutivo que tais psicotrópicos podem trazer à vida de um individuo. O que quero é chamar a atenção para o fato de que culpar a substancia pura e simplesmente por esses acontecimentos é a mesma coisa que culpar o machado pela queda da árvore.
Essa questão deveria ser discutida num nível bem mais complexo. Os humanos sempre utilizaram de artifícios para alterar a consciência, para se manter acordado, para dormir ou para o que lhe desse na telha, todos nós sabemos disso. Cachaças, fumos, chás e garrafadas fazem parte da história da humanidade tanto quanto as pessoas. Acontece que na época atual existem algumas peculiaridades que fazem toda a diferença. Estas substancias que tinham um sentido quando usadas outrora, hoje são comercializadas em larga escala têm um caráter profundamente destrutivo. Vejamos algumas nuances.
Primeiro. Todos aqueles que se sentem acuados, instintivamente, manifestam a busca pela fuga. É comum escutar relatos de viciados em drogas que falam que tinham tudo do ponto de vista financeiro e material, mas lhe faltava algo. Não é muito difícil perceber que este algo não está no dinheiro, não está num bom emprego, nem numa posição social confortável. Este algo está em outro lugar. Acontece que da forma como as coisas estão, com a rapidez que é exigida das pessoas, muitas não têm tempo de pensar, de conversar, de buscar aquilo que lhes falta: que é a poesia, a beleza, a melodia, um componente maior que permeia todos nós principalmente quando estamos juntos festejando. Como forma de anestesiar esta agonia muitos mergulham no universo destas substancias, que muitas vezes ou quase sempre não tem volta. Nesses tempos sombrios em que os poetas chegam a pensar que seus “heróis morreram de overdose e os inimigos estão no poder” (CAZUZA) é preciso entender a conjuntura do abismo para que possamos compreender a situação e poder assim fazer algo realmente eficiente e eficaz.
Segundo. O pior de tudo isso é que nesse sistema nefasto que é o capitalismo, onde tudo se transforma em mercadoria, inclusive as simbologias e os sentimentos, as drogas também são fonte de lucro e ajudam a movimentar o mercado. Veja a que ponto chegamos! Existe uma indústria global que sintetiza, distribui e altera essas substancias, potencializando e disseminando o vício. Aquelas substâncias que já eram poderosas, agora se tornaram incontroláveis na sua capacidade de agir nos neurotransmissores, alterar a realidade e viciar pessoas.
Uma coisa acaba alimentando a outra, por incrível que pareça. A um camarada que sofre as angustias de viver num mundo no qual não se encontra - pois a personalidade é construída, mas a centelha primordial nós trazemos conosco antes mesmo do primeiro choro -, é dado um falso remédio, que tem suas seduções.
Se você acha que isso que eu estou falando é pesado demais, é assombroso e coisa de louco, eu sinto muito em lhe informar que esse mundo também é seu meu velho, é nele que você está vivendo, e se você quiser realmente fazer alguma coisa tem que agir bem diferente do que você talvez esteja fazendo.
Estamos todos na corda bamba, por mais que muitos não percebam isso na sua corrida diária contra o tempo. Tempo que nós humanos e animais criamos na nossa interação com o meio, diga-se de passagem. Estamos sendo massacrados pela impessoalidade da engrenagem, pelo descaso do homem para com ele mesmo, pelo apego a uma corrida que não tem chegada e, portanto, não tem vencedores. Os nossos antepassados tribais é que estavam certos: a vida é feita para festejar, reverenciar os deuses que estão em todos nós e no cosmos e não para apertar parafuso e produzir discursos.
Portanto, Amy, assim como Janis Joplin, Jimi Hendrix, Kurt Cobain, Jim Morrison, Cássia Éller, Raul Seixas, Michael Jackson e muitos outros, são lampejos sintomáticos de uma época de caos, muito mais do que pessoas desajustadas que não sabiam o que era o bom da vida. Essas pessoas não se encaixaram na forma de vida que o mundo nos obriga a seguir, são estrelas que colapsaram para dentro de si mesmas por não poder irradiar toda a sua luminosidade. Meditemos sobre isto, para que não aconteça algo semelhante com nós mesmos, afinal as pessoas muitas vezes desenvolvem conflitos mentais devido à falta de um mínimo conhecimento acerca de si mesmos. Afinal, como disse Chico Science, outro cometa que passou por aqui, “esse corpo de lama que tu vê é apenas a imagem do que sou, esse corpo de lama que tu vê, é apenas a imagem é tu”. E como acredito que a arte é o melhor caminho encerro com arte:

“a gente não quer só comida
a gente quer comida, diversão e arte.
a gente não quer só comida,
a gente quer saída para qualquer parte.
a gente não quer só comida,
a gente quer bebida, diversão, balé.
a gente não quer só comida,
a gente quer a vida como a vida quer
[...]
a gente não quer só comer,
a gente quer comer e quer fazer amor.
a gente não quer só comer,
a gente quer prazer pra aliviar a dor.
a gente não quer só dinheiro,
a gente quer dinheiro e felicidade.
a gente não quer só dinheiro,
a gente quer inteiro e não pela metade”.

Titãs, música Comida

Ritualizemos.
Fonte: Adaécio Lopes
www.aosvivosdailhadailusao.blogspot.com

segunda-feira, 25 de julho de 2011

História da Festa de Sant'Ana de Caicó

O CULTO A SANT´ANA
O culto público de Sant´Ana, aprovado pela Santa Sé, data de 1378, ano que o Papa Urbano VI o permitiu aos católicos da Inglaterra.
Em 1584, por Gregório XIII, foi confirmada essa aprovação e fixada a festa de Sant´Ana para o dia 26 de julho.
Leão XIII, em 1879, estendeu a toda a Igreja. No Oriente, a devoção a Sant´Ana é muito mais antiga.
São Tiago, em seu proto-evangelho, diz que Joaquim e Ana, pais de Maria, eram donos de certa fortuna, tendo, por isso, uma vida abastada.
As suas rendas anuais eram divididas em três partes, distintas: - duas delas eram destinadas aos pobres e ao templo, sendo a outra, reservada para sí.
Eram felizes, mas se afligiam por não ter um filho.
Nas orações que fazia a Deus, Joaquim, por isso, se lastimava.
Certo dia, através de um anjo, os pais de maria tiveram a seguinte revelação: "Joaquim, disse o mensageiro de Deus, tua oração foi ouvida. Uma filha te será dada, a quem dará o nome de Maria. Desde a sua infância será consagrada a Deus e cheia do Espírito Santo.
Sant´Ana teve a mesma revelação. Assim diz a lenda. Não se sabe, portanto, o que nela há de verdadeiro.
As relíquias de Sant´Ana teriam sido transportadas da Palestina para Constantinopla, no ano 170 da nossa era. De lá foram distribuídas entre muitas igrejas do Ocidente.
Existe, na Igreja de Sant´Ana, em Duren (Renânia), uma relíquia da mãe da Santíssima Virgem.
A devoção a Sant´Ana existente no Brasil, foi trazida pelos colonizadores portugueses, que a transmitiram a sucessivas gerações.
COMO SURGIU O CULTO A SANT´ANA NO SERIDÓ
No Seridó, o oculto a Sant´Ana é prestado desde 26 de julho de 1748, data em que a Igreja e o povo do Seridó começaram a celebrar os louvores de sua padroeira, apresentando-lhe suas preces.
Caicó pertenceu durante muito tempo á freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó-PB.
Esta dependência vigorou até abril de 1748, quando o Bispo de Pernambuco, D. Luiz de Santa Tereza ordenou que o Visitador Manoel Machado Freire, criasse a Freguesia de Nossa Senhora de Sant´Ana.
No ano de 1748 foi criada a freguesia da Gloriosa Santa´Ana do Seridó.
No dia 26 de julho do mesmo ano, dia de Santa´Ana, foi erguido um Cruzeiro pelo padre Francisco Alves Maia, iniciando-se a construção da atual Catedral de Sant´Ana.
O local escolhido foi uma planície, já que o terreno da antiga capela de Sant´Ana (ruínas do Forte do Cuó, próximo ao Hospital Tiago Dias) do Sítio Penedo era de difícil acesso por ser uma área muito pedregosa e acidentada.
Como Padroeira dos Sertões potiguar e paraibano, Sant´Ana tem inspirado grande fé no povo, a ponto de ser considerada pelos seus devotos, seu elo entre Deus e a salvação.
O maior acontecimento sócio-religioso, não apenas de Caicó, mas de toda região seridoense, é a Festa de Sant´Ana. Daí a razão de se dizer que este evento representa a Festa da Família; do Encontro; da Recordação; da Esperança, enfim, simboliza a Festa do Amor e da Fé.
Imagem de Sant´Ana Procissão de Sant´Ana
Por ocorrência deste acontecimento, que se inicia na quinta-feira da penúltima semana do mês de julho, prolongando-se por 10 dias, Caicó recebe pessoas de toda região, e de vários recantos do pais, superlotando os hoteis da cidade, bem como os lares das famílias que acolhem seus parentes vindos de fora, inclusive amigos destes que vêm até Caicó, para concelebrarem os louvores de sua Padroeira, a Senhora Sant´Ana.
FONTE: http://festadesantana.com.br/?pg=historia

Hoje é o Dia do Escritor

Todos nós somos escritores, inconscientemente ou não; mas há aqueles que têm o dom da escrita, e a homenagem do dia vai para vocês, claro!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SINTE toma as primeiras medidas pós-greve

Na última quinta-feira (21), a direção do SINTE enviou ofício para o Governo do Estado e para a Secretaria de Educação para formalizar a suspensão da greve. Além disso, o documento tratou dos seguintes pontos:
-Estruturação do documento geral com todos os compromissos do governo;
-Calendário de reposição de aula adaptado pelo Conselho de Escola;
-Instalação imediata da comissão que tratará do projeto de lei de Revisão do PCCR do Magistério;
-Instalação da mesa permanente de negociação que tratará do escalonamento dos pagamentos atrasados;
-Instalação do Fórum;
-Solicitação da retomada da discussão acerca das retaliações do governo ao movimento paredista.
Fonte: SINTE/RN

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Programação da Festa de Sant'Ana

*NA ILHA:
27/07 – Deixe de Brincadeira e Forró do Agito
28/07 – Dedim Goveia e Max e Banda Estrelar
29/07 – Cavalo de Pau, Mano e Mariele e Los Pepas
30/07 – Sirano e Sirino e Rita de Cássia
31/07 – Forró Me Pega e Canindé Moreno
*NOS CLUBES:
Quinta (28/07/2011) - ASSEC - Forro do Muído e Forro dos Plays
Sexta (29/07/2011) - AABB - Garota Safada e Cheiro de Amor
Sábado (30/07/2011) - IATE - Aviões do Forro e Boca a Boca

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Hoje é o Dia Mundial do Amigo

Amigo - Que é ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade. Amizade - Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual. (Dicionário Aurélio) Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário. A amizade é uma espécie de amor fraterno que, quando verdadeiro, só deseja uma única coisa em relação ao amigo: vê-lo feliz. Vê-lo realizar seus sonhos, desenvolver seus potenciais, alcançar suas metas. E tem como base a troca - de experiências, de anseios, de vida - envolto num clima de fidelidade, confiança e respeito mútuo. Respeito, inclusive, pelos defeitos, por aquilo que, se não podemos mudar, ao menos podemos relevar e ajudar no que for possível. Amigo, afinal, é para todas as horas, tristes ou felizes, com grana ou sem grana, para a aventura ou para o tédio. Feliz Dia da Amizade! "Amigo é coisa pra se guardar/ do lado esquerdo do peito/ dentro do coração/ Assim falava a canção/ que na América ouvi" nos canta emocionado e com boca trêmula nosso querido Milton Nascimento. Ele sabe que amigo é coisa séria.

terça-feira, 19 de julho de 2011

SOBRE A GREVE E AS AMEAÇAS DO GOVERNO AOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

Saudações a todos.
Ontem estive presente em mais uma das assembléias do movimento grevista dos professores do estado do RN. Confesso que foi uma das situações que me fizeram confiar mais ainda no poder popular e na capacidade da coletividade, quando unida, em lutar e questionar. Como diria um amigo meu sociólogo, ninguém é tão bom como todos nós juntos.
Os representantes da categoria ali presente decidiram “só deixar o movimento no último pau-de-arara”, deixando bem claro que o “risco que corre o pau corre o machado” – estou transcrevendo fala dos colegas. Isso tudo que estou falando pode ser verificado por todos, afinal as assembléias vêm sendo transmitidas em tempo real pela internet. Para todos os presentes ficou claro que as ameaças do governo são infundadas, sendo uma tentativa de amedrontar a categoria. Todos nós sabemos que o governo estadual nunca teve muito interesse em dar aquilo que nos é devido em termos de direitos – não falo nem de melhorias no plano geral, falo de direitos nossos assegurados por leis estaduais que versam sobre o plano de carreira do funcionalismo estadual, que determinam as promoções e mudanças de nível e que há muito tempo processos nesse sentido estão parados.
Agora, sabemos também que o estado não tem, nem querendo, como da noite para o dia conseguir mobilizar seus funcionários, acostumados ao marasmo da burocracia pública para agora fazer todo o apanhado necessário a essa represália de corte de pontos e etc.. Até porque, a maioria dos diretores não está se curvando aos ditames do governo, não estão mandando os nomes. E sobre o fato de uma possível demissão em massa o advogado do Sinte/RN foi muito claro: “vocês gozam do direito de estabilidade, um direito constitucional, e ainda mais, vocês têm o direito de estar em greve, pois esta foi decretada abusiva, e não ilegal, como estão falando por ai. Portanto, sobre essa questão de demissão não se deveria nem sequer estar discutindo aqui”. Informou também que o Sinte recorreu na justiça da decisão do governo e deixou claro que vai a todas as instancias, inclusive ao Supremo Tribunal Federal.

Pois é meus amigos, quando eu dizia que os professores não estavam brincando o pessoal não acreditava. O governo na verdade está com medo das sanções com relação a ele sobre os prejuízos do ano letivo e por isso está atirando para todos os lados para ver se assusta os professores, mas o tiro está sim saindo pela culatra e a vitória é aquele lugar que nos espera depois do horizonte. E o movimento dos professores hoje é inclusive ponto gerador de discussão com relação ao judiciário e o executivo deste estado.
Coloquemos também que os estudantes estão do nosso lado. Mais de uma centena de estudantes da Escola Estadual Floriano Cavalcante, de Natal, estão acampados na governadoria em apoio aos professores e ao Movimento Levante do Elefante, em protesto ao governo Rosalba, como também alunos de outras escolas e alguns professores.
Portanto, meus camaradas, nós não temos de que ter medo, até porque sem salário nós já vivemos há muito tempo. E sobre o medo, esse nosso companheiro inseparável, devemos vencê-lo, pois nada adianta na vida ter vivido sem sentido, sem ter feito aquilo nós achamos correto e acreditamos. “Antes que venham os maus dias e cheguem os anos dos quais dirás: não tenho neles prazer; (...) antes que rompa o cordão de prata, e se despedace o corpo de ouro e se quebre o cântaro junto à fonte” (ECLESIASTES, 12), nos sintamos vivos para lutar e resistir.
Um abraço a todos.
Adaécio Lopes
Veja também no blog: www.aosvivosdailhadailusao.blogspot.com

GREVE:Negociações avançam

Pela primeira vez, desde o início da greve dos professores da rede estadual, o Governo do Estado está prometendo discutir a revisão do Plano de Carreira do magistério que foi fruto de negociação com o governo anterior e que faz parte de um projeto de lei que estava em tramitação na Assembleia Legislativa. A revisão do plano foi o principal assunto da reunião de ontem do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN) com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes. A revisão do plano, que é o principal ponto da pauta de reivindicações da categoria, poderá pôr fim à greve dos professores, que já dura 78 dias. Uma nova rodada de negociação acontece na próxima quarta-feira, em horário ainda a ser confirmado.
Em nota distribuída à imprensa, Paulo de Tarso Fernandes disse que o governo estudará essa questão pensando nos alunos norte-rio-grandenses e dentro dos critérios de responsabilidade financeira e de cumprimento da lei. "Levaremos à discussão interna o reajuste de toda tabela do plano de magistério. A governadora Rosalba Ciarlini está disposta a dialogar e agir dentro dos critérios de conciliação".
Para a presidente do Sinte/RN, Fátima Cardoso, a reunião de ontem foi muito amistosa e a promessa da revisão do Plano de Carreira deverá realmente acalmar os ânimos da categoria e pôr fim à greve. "Essa é a nossa principal proposta que o governo até então nem discutia. Criamos agora uma nova expectativa para a reunião de quarta-feira, pois a gente espera que o governo não tome o caminho da retaliação ao movimento para que a educação não fique mais ainda prejudicada".
Durante a reunião, os professores apresentaram uma proposta de aplicação dos 34% em três parcelas iguais a começar em julho, aplicação de 21,76% no mês de janeiro de 2012, escalonamento até junho de 20112 da tabela salarial reivindicada pelo Sinte e escalonamento dos retroativos.

Fonte: Tribuna do Norte

Casa da Cultura anuncia programação oficial para a Festa de Santana

A Casa de Cultura estará apresentando programação especial dedicada aos Festejos de Sant’Ana, expondo uma mostra da diversidade cultural de Caicó e outras cidades para divulgar as manifestações artísticas do nosso território seridoense e motivar novos talentos. Mostras: Artes Plásticas; Museu de Apetrechos Sertanejos; Fotografias; Galeria dos Imortais Caicoenses; Memorial do cordel; Brinquedos Populares; Artesanato; Quintal Instalação e Carnaval de Fantasias.
PROGRAMAÇÃO
DIA 21/07 – QUINTA FEIRA:
Abertura com apresentação teatral da Cia. de Teatro Filhos de Acauã.
DIA 22/07 - SEXTA-FEIRA:
21h: Lançamento do Livro de Poesias Sonhos de Mulher de autoria de Maria das Dores Medeiros de Souza; Sarau Poético da Oficina de Cordel; Coral Canto Caá; Jussara Marília voz e violão.
DIA 23/07 - SÁBADO:
21h: Coral Meninas do Encanto; Renato Guerra; Grupo de Teatro Arte Vida
DIA 24/07 – DOMINGO:
21h: Carlos Guedes (Instrumental Saxofone)
DIA 24/07 - SEGUNDA-FEIRA:
21h: Jonas Linhares.
DIA 26/07 - TERÇA-FEIRA:
21h: Marquinho Carreira – Show Pluralidades.
DIA 27/07 - QUARTA-FEIRA:
21h: Esquetes Teatrais com Eduardo Cruz e Grupo Arte e Vida; Sílvio Brito Voz e violão.
DIA 28/07 - QUINTA-FEIRA:
19h: Mostra de cinema - Curtas Potiguares.
DIA 29/07 - SEXTA-FEIRA:
21h: Paulo Lúcio Dantas; Cia. de Teatro Verso e Prosa.
DIA 30/07 - SÁBADO:
21h: Clayton Barata Voz e Violão.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Musa comunista lidera protesto estudantil no Chile

A estudante chilena Camila Vallejo, de 23 anos
SANTIAGO, Chile, 13 Jul 2011 (AFP) -Uma bela militante comunista e um trabalhador voluntário de organizações sociais lideram o movimento estudantil no Chile, em defesa do fortalecimento da educação pública e, quase um mês depois de iniciados os protestos, ambos se projetam no cenário político, com suas figuras atraentes.
Camila Vallejo, de 23 anos, do curso de Geografia e presidente da Federação Estudantil da Universidade do Chile (Fech), é o rosto mais visível do movimento.
Militante há cinco anos da Juventude Comunista, veio trazer um pouco de luz ao partido, de pouca representação na política chilena, mas de grande influência no mundo estudantil.
De olhos azuis e traços delicados, a beleza de Camila vem sendo propalada e até um grupo de música popular dedicou a ela uma canção pegajosa de amor incondicional.
Mas a eloquência e o preparo da dirigente estudantil é uma outra faceta que ela demonstra, ao enfrentar os temas mais complexos.
Admite, no entanto, que a beleza ajudou-a a atrair a atenção dos meios de comunicação para divulgar sua mensagem.
"Objetivamente sou bonita e não tenho problemas em dizê-lo, mas não coube a mim decidir sobre qual seria a minha aparência. O que pude decidir é o meu projeto político", declarou em entrevista, depois de ganhar a eleição da Fech em novembro do ano passado.
É a segunda mulher a ocupar a presidência da federação estudantil da universidade mais importante do Chile, com 105 anos de história.
Há mais de um mês, Camila passou a liderar um movimento que mantém em xeque o governo do dereitista Sebastián Piñera, mostrando-se capaz de mobilizar mais de 80.000 pessoas em duas passeatas pelo centro de Santiago.
Na liderança, também, da Confederação de Estudantes do Chile, Confech, Camila compartilha os trabalhos com Giorgio Jackson, estudante de engenharia e presidente da Federação de Alunos da Universidade Católica (Feuc), outro rosto visível desta manifestação.
Fonte: UOL

Estudantes de Mossoró se juntam a movimento

Após desocupar a Dired, grupo é recebido por secretário e reforça acampamento em frente à Governadoria
Um dia após acampar em frente à Governadoria, no Centro Administrativo de Natal, o movimento "Levante do Elefante" recebeu o reforço de um grupo de 20 estudantes que ocupavam, desde junho, o prédio da Diretoria Regional de Educação (Dired) de Mossoró. Eles foram recebidos ontem, pela primeira vez, pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, que se comprometeu a marcar reunião, em 22 de julho, com estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que estão em greve.
Paulo de Tarso informou que, além dele, deverão participar do encontro os secretários de Educação, Bethânia Ramalho, e Planejamento, Obery Rodrigues, além do procurador-geral do Estado, Miguel Josino. "A Dired foi desocupada de forma ordeira e pacífica. A pauta é a mesma dos estudantes, professores e técnicos da UERN. Pedem o descontingenciamento de 30% do orçamento da instituição", explicou. As reivindicações serão discutidas na reunião.
Apesar da sinalização positiva, o movimento "Levante do Elefante" promete continuar acampado em frente à sede do Poder Executivo. Agora, são quatro barracas e uma tenda armadas, totalizando cerca de 30 pessoas. Max Medeiros, do Comando Estudantil de Mossoró (Comem), explicou que a decisão visa a evitar que o governo volte atrás na decisão de negociar. "Como eles foram intransigentes até agora, a gente desconfia", disse.
Para um dos articuladores do "Levante", Dayvison Moura, o movimento fez o governo abrir o diálogo com os representantes da UERN. "Mas o impasse continua. Outros movimentos devem se juntar a nós esta semana", anunciou. A expectativa é que o número de acampados passe de 100, com a chegada de pessoas ligadas a outros segmentos
Fonte: Diário de Natal

Para os amantes do ROCK

O rock foi dos estilos musicais mais controversos já criados na história da música. Surgiu em meados da década de 50, nos Estados Unidos, oriundo, primordialmente, do blues e da country music do sul daquele país. Desde seu nascimento, o rock gerou polêmica, seja por causa da simplicidade de suas estruturas musicais, da atitude transgressiva de seus executores ou da pretensa rebeldia que de seus fãs emana. Os primeiros roqueiros, Bill Haley, Chuck Berry, Little Richard e alguns outros, tornaram-se artistas de espetacular sucesso justamente por causa dessas características, o que os fez amados pelos jovens e odiados pelos pais conservadores.
FONTE: geocities.yahoo.com.br/rebelancer3/historia_rock.html

Estatuto da Criança e do Adolescente

13 de julho, Aniversário de 21 anos do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. A Lei nº 8.069, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, foi promulgada em 13 de Julho de 1990.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Em carta, estudante caicoense cobra respeito de Rosalba Ciarlini pela educação do RN

O aluno Sérgio Medeiros de Almeida, do 3ª ano da Escola Estadual Calpurnia Caldas de Amorim (EECCAM de Caicó), escreveu uma carta endereçada a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), clamando pelo fim da greve.
Sérgio Medeiros (foto) fala em nome de todos os alunos da escola, que estão aflitos com o risco de perderem o ano letivo, e espaço na grande concorrência por uma vaga na universidade, através do vestibular.
“Como vamos concorrer com quem está tendo aula, se estamos há quase três meses sem assistir nenhum conteúdo? A governadora coloca seu filho na escola particular, e nós não temos condições de fazer isso”, disse o estudante em entrevista à Rádio Caicó AM.
A carta diz o seguinte:
Excelentíssima Governadora do RN, Rosalba Ciarlini
Venho nesta carta, demonstrar minha indignação com o desrespeito com todos Norte-Rio-Grandense com respeito a educação do nosso Estado. Já não agüento mais esperar. Estou no terceiro ano do Ensino Médio, em pleno ano de vestibular, e não sei qual será minha situação e a de muitos estudantes do Estado e especialmente da minha cidade Caicó.
Minha escola a EECCAM é uma das mais prejudicadas, devido essa greve, pois nossas aulas começaram com mais de um mês de atraso, devido uma reforma feita na escola. É de se assustar a sua posição, com respeito à educação – a base de todas as demais profissões. Como a senhora governadora Rosalba Ciarlini quer ver um Estado como nosso RN crescer, se a base para o desenvolvimento de qualquer lugar, aqui não é vista como um bem precioso para toda a população?
É bom a senhora rever o seu passado, pois a senhora vai ver que as conquistas que teve ao longo de sua vida, foi graças a um simples professor, que ensinou o pouco que ele sabia, para que hoje a senhora estivesse onde está. Muitos não tiveram a oportunidade de estudar devido às condições e dificuldades que o passado os infligiram, mas hoje todos temos essa oportunidade.
Mas para que ela seja concretizada em vitórias (nossa vida de estudo), é preciso valorizar o precursor da transmissão do conhecimento para todos. Sei que se a senhora fizer sua parte, o nosso Estado não terá nenhum prejuízo com isso, pois o maior investimento que a senhora pode fazer para nosso RN crescer, é simplesmente valorizar os transmissores do conhecimento, o professor. Esse agente tão importante no crescimento de uma ação, colocando ao mesmo a educação como o ponto central de melhoramento e investimentos ao longo do seu mandato, como governadora do RN.
Escrito por Sérgio Medeiros de Almeida
Caicó (RN), 11 de julho de 2011

segunda-feira, 11 de julho de 2011

HOJE NA HISTÓRIA

No dia 11 de julho de 1935, Um decreto do governo fechou a Aliança Nacional Libertadora (ANL), que reunia as correntes antifascistas e tinha como presidente de honra Luís Carlos Prestes

A GREVE CONTINUA NA REGIONAL DE CAICO

Em assembleia realizada hoje (11/07), no são de eventos do CDS, os trabalhadores em educação da região do Seridó, decidiram por unanimidade a continuidade do movimento grevista por tempo indeterminado.

domingo, 10 de julho de 2011

Pesquisa Certus: Dilma aprovada. Rosalba desaprovada. Micarla super-desaprovada

O jornal a Tribuna do Norte na edição de hoje, domingo, 10, publica pesquisa de opinião feita pelo Instituto Certus para medir a aprovação do natalense nos primeiros seis meses dos Governos Dilma e Rosalba e também da reta final da Prefeita Micarla de Sousa.
Confira os números:
Dilma Rousseff
– 61,4% aprovam 25,4% desaprovam
Rosalba Ciarlini – 25,4% aprovam 55,6% desaprovam
Micarla de Sousa - 7,8% aprovam 88,6% desaprovam

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Hoje é o Dia Nacional da Ciência

Lei Nº 10.221, 18/04/2001 A criação desta data comemorativa contribui para a ampliação da consciência de que a Ciência, Tecnologia e Informação (CT&I) têm papel estratégico no esforço de desenvolvimento do País. Continua em marcha o processo de concentração em mãos de alguns países dos avanços e da inovação de alto nível. Na era digital, aprofundam-se o hiato da informação, assim como o fosso entre o saber e saber fazer, de um lado, e do não saber nem saber fazer, de outro. Para reverter as tendências negativas e, ao mesmo tempo, buscar inserção competitiva no mercado mundial, multiplicam-se os esforços, com prioridade para a CT&I por parte dos países emergentes - como a China, Brasil e Índia, bem como da Coréia do Sul, que em muitos aspectos já pode ser considerada como nação desenvolvida. No País, demos passos iniciais, mas firmes, na direção do avanço da CT&I. Para além disso, Governo e Sociedade estão conscientes de que é preciso fazer muito mais e de forma sustentada. Sabemos que esta será uma década de decisões dramáticas, com vistas à adoção de políticas públicas que permitam ao Brasil aspirar a uma posição no pelotão mais avançado da pesquisa e desenvolvimento mundiais. Nossa opção, está feita; a sobrevivência do retardo é inadmissível. O desafio agora é o de perseverarmos em nossa trajetória. São evidentes os problemas e a complexidade de suas soluções. Os problemas não surgiram ontem mas, ao lado de nossas realizações, são fruto do longo processo de ingresso do País, no mundo da CT&I. Entre tais problemas estão os de avançar no conhecimento e promover, ao mesmo, tempo, muito mais investimentos empresariais na inovação; aproximar a universidade e os centros de pesquisa e as empresas de base tecnológica; conjugar o desenvolvimento científico-tecnológico com o desenvolvimento social; combinar variáveis distintas, mas indispensáveis: esforço nacional, desconcentração regional, integração nacional e cooperação internacional. A ciência e a tecnologia são ingredientes necessários à construção da paz. A desconcentração global do conhecimento e da inovação é requisito básico da nova maneira de ver e organizar a ordem mundial, já que constituem a mola propulsora do progresso e devem ser um instrumento de inserção mais eqüitativa no mundo.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/julho/dia-nacional-da-ciencia.php

terça-feira, 5 de julho de 2011

13° Congresso Estadual do SINTE teve a participação de apenas 393 delegados (as) credenciados.

Aconteceu no período de 28 a 30 de junho o 13° Congresso Estadual do SINTE, no Mardunnas Hotel(local de difícil acesso). Esse congresso foi um evento coordenado pela direção estadual do SINTE. Ele foi realizado a revelia da categoria que por duas vezes aprovou em assembléia o adiamento do mesmo para depois da greve.
Com relação ao estatuto foi deliberado entre outros pontos o seguinte:
• Criação da diretoria da Casa do Trabalhador em Educação;
• Criação da Diretoria de Organização do Educador Infantil;
• A realização do congresso do SINTE passa a ser de três em três anos;
• Alterou também a ordem das instancias de deliberação, o Conselho de Representante sai da segunda para a última instancia;
• O conselho fiscal passa a ser eleito no corpo da chapa que for eleita.

UFMA vai apurar denúncias de racismo de professor contra aluno nigeriano

A UFMA (Universidade Federal do Maranhão) anunciou na segunda-feira (4) que abriu processo administrativo para investigar suposto caso de racismo de um professor contra um aluno nigeriano.
Segundo estudantes do curso de Enganharia Química, Nahu Ayuba sofreu agressões verbais do professor José Cloves Verde Saraiva, 57, do Departamento de Matemática, por ser africano e negro.
Os colegas de Ayuba criaram um abaixo-assinado na internet denunciando as supostas ofensas sofridas por ele e pedindo o afastamento do docente. Até a madrugada desta terça-feira (5), 4.237 pessoas já haviam participado do manifesto.
De acordo com a descrição do abaixo-assinado, publicado no site Petição Pública, "por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria voltar à África" e que "deveria clarear a sua cor". O documento diz, ainda, que Ayuba está "psicologicamente abalado".
Ainda segundo o manifesto, o professor falou ao nigeriano que "aqui [no Brasil], diferente da África, somos civilizados". O texto ressalta que Ayuba nunca respondeu às supostas declarações do docente.
Em nota, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, afirmou que além de instaurar processo interno, solicitou ao Ministério Público que também investigue o caso.
No mesmo comunicado, a universidade diz que Saraiva, professor da instituição há 31 anos, "pede desculpas à interpretação de ocorrências que teriam ofendido o estudante".
Já o docente afirmou ao site da UFMA que "houve um mal entendido" e que não teve intenção de discriminar Ayuba.
Fonte: UOL

HOJE NA HISTÓRIA

Início da Coluna Prestes
A Coluna Prestes foi um movimento político-militar de origem tenentista, que entre 1925 e 1927 se deslocou pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Arthur Bernardes e, posteriormente, de Washington Luís.

Hoje é o DIA...

É uma característica que devemos evitar, pois não se trata de uma virtude, mas sim de um tumor inserido na moral do ser humano.


Mas de vez em quando é bom ter uma preguicinha de leve, principalmente quando se está ao lado de uma pessoa que você quer. (CONCORDA?)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

“Seridó Potiguar” e “Negros no mundo dos índios” serão lançados na próxima semana na livraria Siciliano em Natal

A noite de autógrafos deve reunir a colônia seridoense que reside na capital potiguar… Na próxima quarta-feira (13), o livro “Seridó Potiguar; tempos, espaços, movimentos”, organizado por Helder Macedo, Marcos Alves e Rosenilson Santos será lançado.
Também na mesma quarta-feira (13), a obra “Negros no Mundo dos Índios: imagens, reflexos, alteridades”, terá lançamento na livraria Siciliano do shopping Midway Mall.

Detentos homossexuais terão direito à visita íntima em presídios

Os detentos homossexuais terão direito à visita íntima nos presídios de todo o país. A resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça, foi publicada hoje (4) no Diário Oficial da União. De acordo com a resolução, "o direito de visita íntima é, também, assegurado às pessoas presas casadas, em união estável ou em relação homoafetiva".
A medida vale a partir de nesta segunda-feira(4) e revoga a Resolução nº 01/99 de 30 de março de 1999, publicada no Diário Oficial da União de 5 de abril de 1999, que omitia, na recomendação sobre a visita íntima feita aos departamentos penitenciários estaduais, o relacionamento gay. A visita íntima deve ser assegurada pela direção do estabelecimento prisional pelo menos uma vez por mês.

CNE aprova Jornada Nacional

A CNTE iniciará no dia 6 de julho – como parte das atividades do dia nacional de luta da CUT – uma jornada nacional pela implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) associado à carreira e pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta foi aprovada em reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) nesta sexta-feira em Brasília. O lançamento da Jornada Nacional com mobilizações e paralisação dos estados e municípios marca o calendário de atividades a serem desenvolvidas pela entidade no segundo semestre.
s sindicatos deverão organizar paralisações com manifestações e atos públicos no dia 6 de julho, reforçando a atual pauta de luta da Confederação: implementar o PSPN aplicado à carreira em todos os estados e municípios brasileiros e aprovar o PNE, contemplando os interesses da classe trabalhadora e da sociedade.
Essa foi a primeira reunião do Conselho Nacional de Entidades após o STF ter julgado a Lei do Piso constitucional. Os representantes das entidades apresentaram as dificuldades enfrentadas em seus estados para garantir o cumprimento da lei, uma vez que os gestores estão protelando o pagamento do valor do piso como vencimento inicial de carreira, sob a alegação de que não saiu o acórdão do STF.
Para a CNTE o valor do piso é R$ 1597,87
O presidente das CNTE, Roberto Leão, disse que é preciso continuar a luta política pela implementação do piso e, para tanto, será deflagrada uma campanha nacional no mês de agosto com esse objetivo. Leão reforçou que a CNTE orienta as suas entidades filiadas que lutam pela implantação do PSPN, que o processo de negociação com os governos inicie com o valor defendido pela Confederação, que é de R$ 1.597,87 como vencimento inicial na carreira.
A CNTE também reivindica o cumprimento integral da lei com 1/3 da jornada destinada para a hora atividade. O valor do Piso deve ser aplicado para as jornadas de trabalho que estão instituídas nos planos de carreira de estados e municípios.

Fonte:(CNTE, 17/06/11)

domingo, 3 de julho de 2011

Estado ajuíza ação pedindo ilegalidade da greve da educação

O Estado do Rio Grande do Norte, através da Procuradoria Geral do Estado, ajuizou Ação Civil contra o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), pedindo a decretação da ilegalidade da greve dos professores.
O Estado alega que determinou o imediato cumprimento e implantação do Piso Nacional, o que significa um aumento de 34% do salário dos professores. "Diante do insucesso das negociações com o SINTE, não restou alternativa senão pedir ao Poder Judiciário que determine a imediata volta dos professores à sala de aula, uma vez que a greve está prejudicando cerca de 300 mil alunos, que correm o risco de perder o ano letivo de 2011", explicou o procurador geral Miguel Josino
No pedido feito à justiça, a PGE não pleiteou o desconto dos dias parados, mas a exige a reposição de todas as aulas no mês de julho e nos sábados até o final do ano, para que os alunos tenham todos os conteúdos das matérias.
O Procurador Geral esclareceu também que o Estado defende que o direito de greve não é absoluto. "Entendemos que há interesses supraindividuais mais relevantes e, no caso concreto, os alunos da rede pública estão sendo muito prejudicados", disse ele.
A PGE considera a greve abusiva e aguarda o posicionamento da justiça, entendendo que o Poder Judiciário é o foro competente para resolver o impasse. "A Procuradoria apelou para o espírito público do Poder Judiciário potiguar, que deve ter em mente o interesse maior dos alunos" expressou Josino.
O processo, de número 20110008049-7, foi distribuído para o Desembargador Virgílio Macedo que, cumprindo o que determina a lei, ordenou que o SINTE se pronunciasse a respeito da ação no prazo de 48 horas. O prazo vence na noite da próxima terça-feira (5). Terminando este prazo, o Desembargador irá decidir a respeito da liminar pedida pelo Estado. "É provável que o Desembargador Virgílio Macedo leve o processo para decisão do Tribunal Pleno, o que deve acontecer na quarta-feira (6)", concluiu o Procurador Geral.
Fonte: Assecom-RN

Entrevista de Betânia Ramalho na Tribuna do Norte de Hoje(03/07/2011)

Pedagoga e mestre em Educação, a secretária estadual da pasta, Betânia Ramalho, avalia o atual momento do setor no Rio Grande do Norte, chamando a atenção para a necessidade de um diálogo permanente entre professores e o governo, achando, inclusive, que ação político-partidária dentro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN) atrapalha a discussão em torno de uma política de resultados. Ela admite que a própria Seec precisa de uma reestruturação, até de inversão de prioridades, de forma que, ao invés de a escola ir à Secretaria, esta é que tem de ir ao encontro dos interesses das escolas.
Como secretária, a senhora tem feito uma série de viagens a Brasília, o motivo é a busca de recursos para a área de Educação do Rio Grande do Norte?
Na verdade não são apenas os recursos, todos os estados têm um fórum de secretarias que tem uma pauta mensal, referente aos problemas comuns das secretarias, os projetos do governo federal em andamento e as reivindicações dos estados. Há uma discussão muito forte sobre a implantação do piso salarial nacional dos professores, esse tem sido um tema recorrente.
O que tem sido discutido sobre o piso nacional?
Estamos conversando sobre a incidência do piso nacional no conjunto dos planos de cargos. É o governo deliberar por um piso, que é aceito por todos os secretários estaduais de Educação, no entanto esse piso tem repercussões diferenciadas no conjunto dos estados, principalmente na região Nordeste, é onde tem um menor avanço no plano de cargos e salários, que os estados deveriam ter avançado quando foi implantado, e isso necessariamente não ocorreu porque o magistério é a maior categoria. Há uma série de questões que precisam ser revistas dentro da categoria. Ela fica mesclada entre os professores ativos e inativos. No caso do Rio Grande do Norte, os inativos dentro do conjunto dos professores ativos, porque todas as vantagens salariais que incidem nos ativos e incidem nos ativos também, que deveriam estar no setor da previdência, porque pagaram a previdência. Têm a questão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), todas as universidades estaduais já deveriam ter logrado a sua autonomia, como alguns já fizeram. O que se discute também é a qualidade da educação, as demandas são crescentes, é um conjunto de questões, que em síntese é uma grande discussão a qualidade da educação.
Como o governo federal faz para contribuir com relação a todas essas demandas da Educação?
O governo federal faz as análises, procura contribuir com o Fundeb que é formado com um bolo de recursos passados pelos estados e municípios, depois o governo federal divide e repassa para os estados e para municípios. O governo federal tenta ir até onde ele pode. Tem programas pra tudo no Ministério da Educação, no entanto por uma falta de organização e de um planejamento mais permanente, nós temos muita descontinuidade de projetos na educação em todos os níveis de governo - federal, estadual e municipal.
E aqui no RN, qual a realidade?
No caso do Rio Grande do Norte, chegamos há seis meses e encontramos uma Secretaria de Educação completamente desorganizada, desde a estrutura técnica e administrativa até a ausência de um planejamento que pudéssemos dar continuidade. Chegamos em janeiro e nada tinha sido planejado para as aulas que iam começar em 14 de fevereiro, por exemplo. Nem o diário de classe, que é algo previsível tinha sido elaborado. Não é só uma questão de falta de recursos, é também uma questão de ineficiência na gestão dos recursos financeiros e de falta de planejamento estratégico para a educação.
O orçamento para a educação é suficiente ou precisa mais de recursos para o seu gerenciamento?
Claro que precisamos de mais recursos, educação de qualidade não se faz com poucos recursos. Mas a primeira coisa que precisamos é equacionar o problema da carreira da educação, que ao longo dos anos, no Brasil inteiro e não só no Rio Grande do Norte, reconhecidamente pela sociedade, é a categoria, vamos dizer assim, menos contemplada. Aqui no RN existe um plano de carreira que foi criado em 2006, já tardiamente. Então, ele vive um histórico de situações desencontradas, de reivindicações que quando são atendidas, não contribuem para o avanço da categoria, para a construção de um plano de carreira onde fique muito claro todas as regras, as vantagens da trajetória dos professores, mas também dos direitos e dos deveres.
O plano atual é satisfatório para a categoria?
O plano de cargos em vigor não é suficiente, acho que ele precisa de revisão. Existe um plano construído pela categoria, mas se confrontamos o plano em vigor e o plano almejado há uma distância enorme de reivindicações. É impossível para qualquer governo de uma hora para outra, sem um planejamento e um estudo construído com o sindicato e com os professores, construir uma carreira mais respeitosa para a categoria e viável para o Estado. A gente está vivendo isso no Estado, todos os planos de cargos aprovados sem a elaboração de uma estimativa de impacto financeiro. Se o piso salarial nacional está gerando um impacto complicado principalmente junto aos estados do Nordeste, foi porque não houve um estudo prévio.
Mas, o governo federal fala que quando os estados e municípios não tiverem recursos suficientes, a União faz uma complementação?
O problema da complementação é que muitas vezes para se ter a complementação precisa ter determinados critérios. No Rio Grande do Norte nós temos esses critérios e o governo complementa, mas não no todo, até porque no Estado o número de professores que não ganha o piso é muito pequeno, esse não é o problema. No nosso caso, qual é o impasse hoje, é que se está saindo de um piso de R$ 668,00 para R$ 890,00, é uma categoria muito pequena, dois mil professores, esse não é o problema, isso é pouco. O problema é que pega um reajuste de 34% e tem de escalonar para todos os níveis e dez letras. Esse é o impacto que estou falando. Chegamos e com pouco mais de três meses se decreta uma greve. Então, negociamos janeiro, fevereiro e março. Em abril, colocamos para o sindicato uma proposta para que construíssemos juntos esses reajustes para dar o piso e o escalonamento. Pedimos três meses, porque na desorganização administrativa que nós temos, os números financeiros eram desfavoráveis, tanto do quadro dos professores que estão na ativa, os inativos. É uma desorganização e as contas numéricas nossas não batem com as contas da administração. Por causa de toda essa desorganização pedimos essa trégua, porque acreditamos que pudéssemos sair do impasse definitivo e que os alunos não continuassem sendo os únicos prejudicados. A resposta foi o quê? A greve no dia 2.
E a questão dos professores que estão fora da sala de aula, são muitos, como a secretaria vai fazer para solucionar isso aí?
Quase 50% deles está fora de sala de aula. É um percentual alto em razão de um plano de cargo que não está atualizado, porque todos que atuam em sala de aula são professores. Todas as contratações aqui são para professor. Não se tem a contratação para diretor, vice-diretor, para coordenador pedagógico, para o profissional que vai atuar na biblioteca, no laboratório de informática... Não tem a contratação, tem o cargo para diretor e vice-diretor, que são os gestores e se tira da sala de aula para a burocracia. Então, precisamos avançar no plano de cargos, porque precisamos ter não só o cargo, mas a função também. Por isso se explica em parte o número de professores fora da sala de aula. Tem aqueles que estão cedidos, têm os readaptados, que por alguma razão de saúde estão executando outras tarefas... Tudo bem, isso é previsível. No entanto, precisamos ter regras para isso.
E com relação aos inativos?
Eles têm de sair da folha da educação e entrar para o instituto da previdência, então com isso a gente vai diminuir os gastos e ampliar os investimentos e a gente vai poder estar construindo mais essa carreira.
O problema da educação é só salarial?
Não é possível que os resultados da educação estejam atrelados apenas aos salários, que é apenas uma condição. Também estamos encontrando escolas muito precárias, que não têm um planejamento de manutenção, ai fica difícil se garantir que a escola seja ativa e conte com as verbas necessárias.
O governo estadual está investindo 25% do orçamento na educação, como manda a Constituição Federal?
Todos os estados são obrigados, o Rio Grande do Norte investe quase 28%.
Diante de um já conhecido conjunto de dificuldades, mesmo não resolvendo de uma vez, quais as metas da educação para os próximos anos?
A grande questão é o planejamento e a reestruturação inclusive da Secretaria na parte física e administrativa e técnica, mas uma reestruturação do conhecimento dos problemas da educação para que a gente consiga reverter à lógica, a Secretaria tem que estar á disposição da escola, acompanhando, subsidiando, apoiando essa escola, e não a escola vir em busca da Secretaria para resolver os seus problemas. Temos que inverter a lógica em primeiro lugar, porque o projeto da educação tem focalizar o ensino e aprendizagem, o trabalho do professor, o acompanhamento pedagógico para que haja aprendizagem, sem isso estamos falhando, nos omitindo, educação não significa só colocar aluno em sala de aula, não significa colocar professor.
Como a Secretaria vai reverter o problema constante da falta de professores em sala de aula, principalmente de disciplinas como Matemática, Física, Química...?
O concurso só em si não garante, porque o problema é mais na área da Ciência que tem carência no mundo inteiro, como já se abriu concursos no passado e não aparece. Nem todos têm uma inclinação porque é uma área de abstração muito forte, ter um nível de conhecimento e de habilidades de Matemática muita elevado a para Física, Química e junta isso a questão de mercado, com a baixa atratividade de uma profissão. Não tem a recompensa que um professor precisa. O concurso ainda não está marcado o mês e vai ser para uma duas mil a 2.500 vagas, estamos definindo o quantitativo de disciplinas, mas gostaria de adiantar que como todos esses problemas têm uma interferência muito forte no conjunto da educação do estado, não podemos esperar que o concurso resolva os problemas.
A senhora vem de uma universidade federal, com uma realidade bem diferente da Educação do Estado. Como a senhora enfrenta esse desafio?
Primeira coisa, é, realmente, um grande desafio. Acho que o que me motivou foi a possibilidade de fazer alguma coisa pela educação do Estado, que está em uma situação que nos incomoda muito. É muito confortável estar numa universidade, onde sou professora titular, tenho uma trajetória de trabalho. Aqui é uma outra dinâmica, que consume muito tempo e muito trabalho. Mas decidi vir para cá e o que me move é o espírito de contribuir.
E como o governo pretende superar esses dias sem aulas, recuperar o ano letivo, praticamente perdido?
Não, não está perdido. As aulas serão respostas, isso é inegociável, porque o direito do aluno tem de ser garantido, do conhecimento, da informação, às 800 horas, aos 200 dias letivos, porque isso é um direito constitucional. Nós também temos de negociar para que nos próximos anos os alunos não sejam colocados na "condenação" que são as greves, que levam a um prejuízo irreparável, este ano teremos a "provinha Brasil", o Enem, imagine os alunos que vão postular uma vaga no ensino superior, os vestibulares, ficam em desvantagens, porque são reféns da greve. O que eu almejo é construir uma mesa de negociação permanente com os professores, para ver se a gente consiga um planejamento de médio prazo, pelo menos de quatro anos e ver se a gente atende as reivindicações dos professores, porque, a não ser isso, ficar cada vez mais refém da greve, que é imprevista, porque o sindicato tem o seu modo de operar e está muito influenciado por questões políticas e partidárias, e não estão discutindo os resultados da educação e porque o Rio Grande do Norte sempre fica nos últimos lugares em índices de produtividade.

Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Deputados insistem para o governo retomar negociação

Mesmo diante da posição do secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, de condicionar a negociação com o funcionalismo público estadual ao término das greves, os deputados da Assembleia Legislativa (AL) insistem em uma resposta breve do governo Rosalba Ciarlini (DEM) às propostas enviadas pelos servidores. Na sessão da última quarta-feira (29), o presidente da AL, deputado Ricardo Motta (PMN), comunicou aos servidores que se encontravam nas galerias do plenário que Paulo de Tarso Fernandes havia acenado no sentido de externar um posicionamento do governo nos primeiros dias do mês de julho. O encontro de Tarso com os parlamentares ocorreu na sede da própria Assembleia, mas logo após ele adiantou à TRIBUNA DO NORTE que face à falta de propostas novas não havia outra saída para o governo que não aguardar o retorno dos funcionários aos respectivos trabalhos.
As declarações do secretário foram comentadas ontem de maneira comedida pela bancada governista, mas a oposição, especialmente o deputado Fernando Mineiro, criticou o secretário. "Esse governo é imperial, fechado, não aceita opinião, sugestão, nem dos seus próprios aliados", afirmou o petista.
Ricardo Motta adotou um tom mais conciliador ao afirmar que a Assembleia se propôs a colaborar para criar um ambiente prooício ao diálogo entre governo e servidores. "A Assembleia Legislativa não tem poder decisório nesse processo, nós temos poder sugestivo de tentar conciliar, de tentar convergir e isso foi feito. Nos reunimos com a equipe do governo, posteriormente com os sindicatos, e ficou definido que na próxima semana ele [o secretário do Gabinete Civil] iria entrar em contato para dar uma posição definitiva. Estamos aguardando", desetacou o presidente da Assembleia. Um documento com as propostas dos servidores foi entregue por Motta à Paulo de Tarso durante o encontro.
O líder do governo na Assembleia, deputado Getúlio Rêgo, defendeu a posição do secretário do Gabinete Civil. Ele destaca que tal discurso reproduz o entendimento já manifestado recorrentes vezes pelo governo. "Não é nenhuma novidade e não é há nenhuma surpresa nisso. É lógico que nós, como agentes políticos, vamos continuar tentando abrir espaço para negociação, e acredito que haverá da parte das lideranças sindicais também a consciência de que em função das dificuldades do estado tem que haver colaboração para que o diálogo tenha resultados positivos. Nós temos confiança de que isso possa acontecer", finalizou o deputado do DEM.

Greves: prejuízos da queda de braço entre governo e servidores

Estudantes sem aulas há 2 meses e inquéritos policiais parados são apenas dois exemplos da situação.

Enquanto o impasse persiste e o Governo do Estado não chega a um acordo com os servidores estaduais que estão em greve há pelo menos dois meses, o saldo que fica são dezenas de serviços públicos prejudicados. Estudantes sem aulas há dois meses, inquéritos paralisados nas delegacias, recursos da ordem de R$ 5 milhões para agricultura familiar sem poderem ser destinados aos produtores rurais, além de projetos culturais sem funcionamento. Esse é apenas parte do cenário da máquina pública do Rio Grande do Norte atualmente.
O movimento atinge seis categorias:
Atualmente, seis categorias estão com suas atividades paralisadas. No caso da educação, a greve já chega a 64 dias. Além dos professores da Secretaria Estadual de Educação (Seec), estão em greve, no Rio Grande do Norte, Polícia Civil, servidores do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Fundação José Augusto (FJA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e técnicos da Secretaria Estadual de Tributação (SET).


"Paralisações são justas", defende cientista político
O cientista político e professor da UFRN Homero Costa defende os movimentos grevistas em curso no Estado, mesmo que representem prejuízos aos estudantes da rede pública ou às investigações criminais, como é o caso, respectivamente, das paralisações dos professores e policiais civis. "Qualquer greve tem custos políticos e sociais. Se o argumento usado para minimizá-la for o prejuízo causado à população, jamais vai haver greves. Elas são justas porque fazem parte das lutas das categorias e cabe ao governo negociar para evitar maiores prejuízos à população", analisou.
Fonte: Diario de natal

Hoje na História.

No dia 01 de julho de 1997, Hong Kong, a última colônia britânica, voltou a ser território chinês.