domingo, 25 de julho de 2010

Divulgada a programação oficial dos clubes para a Festa de Santana

Conhecida oficialmente a programação social dos clubes que será cumprida durante a festa de Santana de Caicó comemorada de 22 de julho a 1º de agosto de 2010.
Vai ser a maior programação de evento de clube já vista na cidade.
Nos clubes estarão acontecendo os melhores shows com as bandas mais bombadas do momento em todo o Brasil.
Estão confirmadas as seguintes atrações podendo, eventualmente, ocorrer alguma modificação. Para melhor, segundo os organizadores.
Aviões do Forró, Garota Safada, Forró do Muído, Chicabana, Forró du Bom, Banda Magníficos, Amigos Sertanejos e Forró dos Plays.

As atrações serão distribuídas nos seguintes clubes e dias:
Dia 29 de julho – Quinta-feira – Na Assec – Amigos Sertanejos, Magníficos e Garota Safada.
Dia 30 de julho – Sexta-feira – Festa da Juventude – na AABB – Forró dos Plays e Aviões do Forró.
Dia 31 de julho – Sábado – Festa de Encerramento – No Iate Clube – Forró du Bom, Chicabana e Forró do Muído.

Sexo: Corpo adulto em mente adolescente

Ainda hoje recebo alguns pedidos sobre como e quando falar sobre sexo com os filhos. Digo ainda hoje, pois o sexo deixou de ser tabu depois da revolução sexual e a internet rompeu fronteiras comportamentais, limites, barreiras e regras que regiam a vida sexual. Nunca chegaremos à vida sexual dos macacos que a nós parece como sendo da mais alta promiscuidade, pois desenvolvemos a civilidade sexual. Aparentemente os macacos fazem o que e quando têm vontade e os macaquinhos vão apreendendo o que os adultos fazem sexualmente à sua volta. A diferença entre os macacos e os humanos é destacada: nós, humanos, apreendemos e aprendemos o que podemos e o que não devemos, ou não, fazer, por termos o cérebro mais desenvolvido e a mente mais evoluída entre todos os seres vivos.
Na escala animal os seres mais desenvolvidos são os mamíferos e nenhum mamífero tem capacidade de reprodução enquanto não puder criar seus filhos. Os humanos são os únicos capazes de reproduzir sem estarem preparados para criar (proteger, sustentar e educar) seus filhos. Isto porque o tornar-se adulto biologicamente não corresponde à sua independência social. Na nossa história, as bisavós já no início da adolescência casavam com alguém que pudesse sustentar a si próprio e a sua família. Hoje, quando adolescentes engravidam, é gravidez precoce - uma vitória biológica, mas um fracasso familiar e social.

Apesar de o humano poder sobreviver sem vida sexual se esta for sua opção, ele terá de lutar bastante contra seus próprios hormônios que são fisiologicamente normais, pois fazem parte de nossa herança genética. É um lutar contra a biologia humana. Vida sexual envolve o prazer de usufruir da sexualidade sem ter a obrigatoriedade biológica da reprodução. Isto significa um prazer na sobrevivência que pode não envolver a perpetuação da espécie.

A natureza não faz nada de graça. Tudo tem uma relação de causa-efeito e uma razão de existir. Não fosse o prazer sexual tão intenso, talvez a nossa espécie estivesse ameaçada de extinção. Se não houvesse orgasmo, talvez os homens preferissem ficar lutando, competindo ou brigando entre si, o que lhes traz também muito prazer, do que ficar se dedicando a ter e cuidar de sua família.
O corpo biológico é facilmente “erotizável” física e psicologicamente. Esta erotização busca o prazer e não a gravidez. O que caracteriza a adolescência humana é o desenvolvimento e amadurecimento das características sexuais secundárias, ou seja, a busca da vida sexual mas não a reprodutiva.
É preciso estar bem orientada e ter conhecimentos para que não ocorra a gravidez precoce, as infecções sexualmente transmissíveis e a promiscuidade ou a mercantilização sexual. Para isso estão há as escolas, os pais, os cursos, a imprensa escrita e falada, a internet... Fontes não faltam. Hoje, os pais não são os únicos responsáveis pela educação sexual dos seus filhos, mas são os únicos a arcarem com as conseqüências dos seus maus usos da vida sexual. Basta acessar o Google e procurar Educação Sexual que em 0,19 segundos surgem 519.000 resultados. Mesmo no www.uol.com.br são milhares de citações para Educação Sexual.

Fonte: Içami Tiba é psiquiatra e educador. Escreveu "Família de Alta Performance", "Quem Ama, Educa!" e mais 26 livros.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

hoje na história, Você sabe o que aconteceu no dia...?

1624
Carta régia determina que seja introduzido no Brasil o Tribunal da Inquisição.
1933
Depois de sete dias, 18 horas e 49 minutos de viagem, o americano Wiley Post torna-se o primeiro homem a dar a volta ao mundo num voo solo.
1957
O governo sírio suspende, exceto na fronteira com Israel, o estado de guerra decretado em novembro de 1956.
1964
O Congresso aprova emenda constitucional que estabeleceu a maioria absoluta para a eleição do presidente da república.
1976
Brasil assina acordo de cooperação com República Federal da Alemanha (RFA).
1976
O governo encaminha ao Congresso Nacional projeto de lei para regulamentar profissões para os artistas e técnicos em espetáculos de diversões.
1981
Tribunal italiano condena Mohamed Ali Agca à prisão perpétua por tentativa de assassinato do papa João Paulo II, em 13 de maio.
1982
França planeja construção de gasoduto na URSS.
1988
Presidente dos EUA, Ronald Reagan, ameaça impor sanções comerciais contra o Brasil, em represália à política adotada no setor farmacêutico de química fina. 1989
Baseado em informações recebidas da nave Voyager 2, a NASA anuncia que Netuno é azul e tem pelo menos um anel contínuo.
2003
Os dois filhos de Saddan Hussein, Uday e Qusay, são mortos por soldados americanos na casa onde se refugiavam, na cidade iraquiana de Mossul.
Fonte: Planeta Saber

Estudantes apresentam propostas para as eleições deste ano

A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou nesta terça-feira (20) – através do Portal EstudanteNet – um documento com as plataformas políticas dos estudantes para as eleições deste ano.
O documento intitulado “Projeto UNE pelo Brasil” foi elaborado através das propostas discutidas durante o 58º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UNE – realizado entre os dias 22 e 25 de abril, no Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 500 lideranças estudantis de todo o país.
"Aprovamos um amplo documento construído com propostas discutidas entre as principais lideranças estudantis de todo o país. Aqui estão as nossas reivindicações, o que acreditamos serem avanços, e o que queremos avançar ainda mais. Vamos apresentar aos presidenciáveis e queremos o compromisso deles com nossas pautas. Esse é o papel da UNE. Exigir que a educação, o esporte, a cultura e muitas outras pautas que envolvam os jovens brasileiros tenham prioridade nessas eleições", explica o presidente da entidade, Augusto Chagas.
Propostas
O documento traça linhas estratégicas para o desenvolvimento do país na visão dos estudantes. Tais como mais educação, mais direitos à juventude, mais cultura, soberania internacional, mais democracia e direitos sociais.
“O Projeto Brasil é muito importante para marcar o posicionamento dos estudantes brasileiros com relação aos rumos que o Brasil deve tomar”, afirma o segundo vice-presidente da UNE, Bruno da Mata.
As propostas tratam, entre outros pontos, da aplicação de 50% do Fundo Social do Pré-sal para Educação, desenvolvimento sustentável com geração de empregos e distribuição de renda, defesa da diversidade cultural, do território nacional, pela democratização da comunicação, além de mais direitos para as mulheres e minorias.
Além do discurso
"Fundamental é fazer com que o projeto dos estudantes brasileiros seja construído através de mobilizações, debates e lutas dentro de cada universidade e nas ruas, apenas dessa maneira conquistaremos a universidade e a sociedade que queremos", pontua o primeiro vice-presidente da UNE, Sandino Patriota.
O Projeto UNE pelo Brasil – conduzido pelo movimento estudantil – afirma ainda que não serão aceitas políticas de retrocesso – com o retorno às privatizações, ao estado mínimo e às políticas de destruição da educação.
O objetivo da UNE é mobilizar a rede estudantil por todo o país na defesa do povo brasileiro e de sua soberania. A entidade – não declara apoio a nenhum a nenhum candidato à Presidência da República – pretende fazer a entrega formal do documento a todos os presidenciáveis.

Fonte: Portal EstudanteNet

quarta-feira, 21 de julho de 2010

hoje na história, Você sabe o que aconteceu no dia...?

1938
Assinado tratado que põe fim à guerra do Chaco entre Paraguai e Bolívia.
1955
O USS Sea Wolf, segundo submarino atômico americano, é lançado ao mar em Connecticut.
1959
Os EUA lançam, em Nova Jersey, seu primeiro navio mercante nuclear.
1961
O capitão Virgil Grissom completou o segundo voo suborbital americano; sua cápsula espacial afundou no Atlântico antes que pudesse ser resgatada.
1966
A cápsula espacial Gemini 10 desce no oceano Atlântico depois de dar 43 voltas à Terra.
1967
Morre, colhido por um trem, na África do Sul, o líder negro Alberto John Luthuli, Prêmio Nobel da Paz em 1960.
1970
Equipe chefiada pelo médico Francisco Garcia Ribeiro realiza no Rio de Janeiro, pela primeira vez na América Latina, um transplante de tímpano.
1973
A França inicia uma série de provas nucleares no atol de Mururoa, apesar dos protestos internacionais.
1976
Atentando mata Christopher T. E. Ewart-Biggs, embaixador britânico na Irlanda, e seu secretário.
1983
A Polônia anuncia que a lei marcial, em vigor desde dezembro de 1981, seria suspensa à meia-noite.
1986
O edifício do Ministério da Defesa em Madri é atingido por 12 morteiros antitanques lançados por militantes da ETA.
2002
Michael Schumacher sagra-se pentacampeão mundial da fórmula 1.
2008
CRIMINOSO DE GUERRA MAIS PROCURADO DA EUROPA, EX-LÍDER SÉRVIO RADOVAN KARADZIC É CAPTURADO.
Fonte: Planeta Saber

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Diferentes porém iguais

Frequentemente leio textos sobre a utilização da internet e das novas ferramentas tecnológicas em sala de aula, que recaem sempre em dois pontos: vamos mudar tudo, afinal as novas gerações não aprendem da mesma forma que as anteriores; vamos incorporar as novas tecnologias, mas manter a velha disciplina, pois a nova geração é muito dispersa.
Ambas abordam as mudanças no comportamento e formas de socialização dos jovens. Os defensores da primeira entendem que os defensores da segunda são conservadores, enquanto que estes acusam os primeiros de abandonarem tudo muito depressa. Pessoalmente não acredito no discurso que afirma serem as novas gerações mais capazes de apreender informação, de lidarem simultaneamente com múltiplos assuntos, ou de que “são mais espertos”, como ouvimos tantos pais falarem de seus filhos. Realmente, eles nasceram em um mundo no qual as fontes de informação estão muito mais acessíveis, mas entre ter o acesso e ser capaz de empregar o conteúdo de maneira inovadora há uma longa distância! As crianças lidam sem sustos com as novas tecnologias, pois nossos processos de socialização mudaram, e não por alguma mudança biológica! Uma criança no séc. XIX, vivendo em uma fazenda, era socializada de outra forma e aprendia a lidar sem medo com a terra. Quantos de nós somos capazes de fazer de uma área de mata nativa uma fazenda produtiva? Ou de cultivar, com sucesso contínuo, uma horta nas grandes cidades? São conhecimentos diferentes, mas não são uns melhores do que os outros.
Alguns autores afirmam que as novas gerações vivem em um ambiente plenamente virtual, uma sociedade virtualizada. Ora, a capacidade de imaginar, de viver momentaneamente em um plano irreal, não é exclusiva da geração contemporânea! Não é de hoje que as crianças brincam e imaginam que são outras pessoas e que estão em lugares distantes. Inventar histórias, criar mundos fantásticos, são coisas que fazemos desde que passamos a nos sentar ao redor de uma fogueira. O que o plano virtual de hoje faz é potencializar as nossas reuniões, de modo que a comunidade ao redor da fogueira se tornou imensa. E, com um número maior de pessoas opinando, o debate pode ficar muito mais produtivo e criativo. Vejam: pode ficar! Pois muitos debates ocorrem entre indivíduos imersos em seus próprios mundos virtuais, que encerram qualquer discussão em que seus pontos de vista sejam questionados simplesmente clicando no X, no canto superior direito da tela. Querem a homogeneidade e não as diferenças que potencializam o desenvolvimento de novas ideias.
Como professor, já trabalhei em situações diversas: do giz no quadro e cadernos até salas com datashow, lousa digital e alunos com notebooks. Do presencial ao EAD (Ensino a Distância). Dei aulas em varandas de casas em assentamentos rurais, os alunos sentados em caixotes, com uma tábua como mesa, sem quadro e nem giz. Aprendi que meu papel é realmente o de condutor, de guia para o aprendizado e a reflexão, mas que é a disposição do aluno que o fará aprender. Nenhum recurso tecnológico garante a atenção de uma sala de aula. Podem até atrapalhar, pois muitos jovens parecem acreditar que basta acessar a aula em casa e todo aprendizado acontecerá como em um download. Que basta copiar um site encontrado no Google provar que aprendeu algo. Mas também já vi o potencial de tais ferramentas nos alunos interessados em aprender. São esses que avançam rapidamente.
Com toda força da virtualidade, ainda vejo muitos jovens buscando as velhas construções da sociabilidade direta, só que suas possibilidades de escolha se ampliaram.

Texto de Vitor Barletta Machado, graduado em Ciências Sociais-Sociologia pela Unicamp, mestre em Sociologia pela USP e Doutor em Sociologia pela Unicamp. É professor do UNIFOA, de Volta Redonda (RJ), tendo lecionado durante 11 anos nos ensinos fundamental e médio de escolas da região de Campinas (SP). Blogs:
http://vitormachado.blog.uol.com.br
http://okvier.blogspot.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

OAB potiguar instalará comitê anticorrupção em Natal e também no interior

A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Norte, decidiu, em reunião na sede da entidade, que a o Comitê 9840, de combate à corrupção, será instalado não só em Natal, mas também nas sedes das Subseções da entidade em Macau, Pau dos Ferros, Caicó, Mossoró e Assu. "Vamos fazer ações diferenciadas esse ano. Não vamos trabalhar apenas com o valor do voto, mas também com a conscientização quanto à Lei Ficha Limpa", disse o presidente da OAB-RN, Paulo Eduardo Teixeira.
A próxima reunião sobre o Comitê (cuja instalação se dará na segunda quinzena de agosto) será no dia 13 de julho, às 17h. O Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção é composto por 46 entidades cuja atuação se estende por todo o País. Com sede em Brasília, é ele quem acompanha de perto a atuação do Tribunal Superior Eleitoral e mantém contato com os responsáveis pela adoção de medidas que favoreçam a lisura do processo eleitoral em todo o Brasil.
Fonte: Site da OAB

“Esta eleição vai marcar o início da renovação política em nosso Estado”, diz Carlos Eduardo, em Caicó

O Seridó voltou a ser destino da campanha do candidato a governador Carlos Eduardo (PDT). Ao lado dos companheiros de chapa da coligação “Coragem Pra Mudar”, o candidato a vice-governador, Álvaro Dias (PDT), e o candidato a senador, Sávio Hackradt (PCdoB), Carlos Eduardo cumpriu nesta quinta-feira (15) um novo roteiro na região. Participou de uma caminhada em Jardim do Seridó e prestigiou o ato de lançamento da campanha de Canindé de França (PCdoB) a deputado federal, realizado na Câmara Municipal de Caicó.
Em discurso na solenidade da Câmara caicoense, Carlos Eduardo disse enxergar na eleição deste ano potencial para ser um divisor de águas no quadro político do Rio Grande do Norte. “Temos a mais plena convicção de que a eleição deste ano vai marcar o início de uma renovação política em nosso Estado. Nossa candidatura se coloca como alternativa para os potiguares que querem uma mudança na nossa política e na forma de governar o Rio Grande do Norte”, salientou o candidato do PDT.
Carlos Eduardo defendeu ainda suas credenciais para pleitear o Governo do Estado. “Temos experiência administrativa, pois realizamos um trabalho na Prefeitura de Natal que foi aprovado pela população de Natal, e tratamos a coisa pública com seriedade”.
Muitos correligionários de Canindé de França no PCdoB participaram do lançamento oficial de sua candidatura, entre eles o presidente estadual do partido, Antenor Roberto, e candidatos a deputado estadual pela sigla: o vereador por Natal, George Câmara, o ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano, a professora Francisca Neide e o empresário mossoroense Gutemberg Dias.
Fonte; Robson Pires

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Lógica mercantil subordina formação cidadã dos atletas de futebol

Futebol, crime e política
O assassinato de Eliza Samudio em que está envolvido como suspeito o goleiro Bruno, ex-capitão do Flamengo, vencedor do último campeonato brasileiro de futebol, não deve ficar confinado às páginas do noticiário policial. O horror que ele suscita por seu enredo escabroso, a história dos personagens, a gratuidade do crime, a forma da execução - os restos mortais da vítima foram lançados a cães para serem devorados -, a presença do mal em estado bruto, tudo isso reclama que se olhe para além das patologias dos indivíduos já indiciados como culpados. Em primeiro lugar para o clube, agremiação mais que centenária, e para a estrutura do futebol, o esporte de massas que é uma paixão nacional. Em segundo, para o tipo de sociabilidade selvagem, à margem da vida civil, que se reproduz em escala crescente e que encontra na cultura do narcotráfico e do consumismo, alçado a valor supremo, os seus paradigmas.
Bruno, um dos mais altos salários do seu clube, era uma liderança, portando a braçadeira de capitão por indicação de seus dirigentes, em que pese várias manifestações arrogantes de sua parte, inclusive nas relações com o seu técnico, e já se envolvera, com alguns colegas, em escândalos públicos em festas promovidas em domínios territoriais do narcotráfico. Em uma dessas ocasiões, proferiu uma declaração em que, explicitamente, admitiu ser normal a violência física entre casais, e, embora sua agremiação desportiva fosse dirigida por uma mulher - uma ex-atleta olímpica -, manteve a honraria da braçadeira.
Registre-se, ainda, que dois companheiros de clube, como o noticiário esportivo com frequência denunciava, eram contumazes participantes de pagodes em redutos do crime organizado, um deles fotografado ao lado de marginais armados com metralhadoras, o outro levado à polícia para esclarecer relações mercantis com notórias lideranças do mundo do tráfico em favelas cariocas.
Em todos os casos, o clube optou pela contemporização, em nome certamente de uma política de resultados, uma vez que esses jogadores se notabilizavam por seus feitos nas competições. E o que importa aí é deslocar o foco para a estrutura do nosso futebol, com sua organização autocrática, dominada por um vértice que se eterniza no poder, apenas orientada para a produção de vitórias nas competições, inteiramente arredia às possibilidades de fazer do futebol, com sua penetração capilar na vida do povo, um instrumento de educação de massas.
Para ela, o futebol do país se resume a ser mais um ator no processo de globalização dessa atividade esportiva graças à qualidade dos seus praticantes, um celeiro de craques de exportação. Nesse sentido, a expressão esportiva e cultural que ele representa se encontra crescentemente contaminada pela ameaça de ser submetida inteiramente à lógica mercantil. E não à toa não se pode mais descrever a sua história atual sem incluir o papel dos empresários no recrutamento de jovens jogadores talentosos que passam a administrar suas carreiras, relegando o papel das agremiações esportivas a um lugar subordinado, quando não inteiramente ausente, na sua formação como homens e cidadãos.
Os frutos bem-sucedidos desse sistema se convertem em mercadorias do mercado globalizado do futebol, as transferências para os milionários clubes europeus, para onde migram cada vez mais jovens, significando a realização de suas carreiras. Nada mais natural que seus praticantes, desde cedo sem tempo para se dedicarem aos estudos, encapsulados na bolha do mundo do futebol, manifestem fortes opções religiosas, em geral pentecostais, aí encontrando escoras emocionais que lhes permitam suportar as pressões do mercado que condiciona suas vidas.
Sem essas escoras, seus profissionais, com uma educação formal em geral precária, muitos vindos de lares destroçados - o caso de Bruno -, se veem à mercê da cultura do consumismo, o tempo livre de jogos e treinamentos dissipados em meio a uma legião de fãs, sua presença prestigiosa disputada em pagodes e orgias em que são convidados de honra. Os clubes, indiferentes ao comportamento dos seus profissionais, cerram os olhos a seus desvios de conduta, por sua vez prisioneiros da lógica de resultados que comanda o futebol. Assim, os clubes e seus heróis do maior esporte de massas do país, que poderiam exercer um papel na difusão dos valores civis na formação da juventude, tornam-se uma vitrine a estimular o hedonismo e o comportamento narcísico.
Futebol é cultura - no nosso caso uma de suas mais vigorosas manifestações -, fazendo as vezes de uma escola moderna em que se ensina a competir sob a jurisdição de regras interpretadas por um árbitro e que são de prévio conhecimento dos seus praticantes e do seu público. Atividade generalizada na juventude do nosso país, presente no mais remoto dos rincões, a política e os partidos não podem ser estranhos a ela, esperando-se da sua intervenção a criação de regras que venham a atuar no processo de formação dos seus profissionais, que chegam a ela, em muitos casos, como pré-adolescentes. De outra parte, cabe à opinião pública, reclamar que os clubes adotem padrões de conduta que impeçam os seus atletas de manterem relações privilegiadas com o submundo da criminalidade.
Entre tantos fatos estarrecedores no caso de Bruno, está a revelação de que ele estava conscientemente envolvido com personagens e com os padrões vigentes nas redes do crime organizado. Só faltou o uso de micro-ondas [incendiar a vítima dentro de uma pilha de pneus] na eliminação da pobre Eliza para tornar ainda mais evidente as impressões digitais da cultura do narcotráfico nesse caso.

*Artigo do sociólogo Luiz Werneck Vianna, professor e pesquisador do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro -Iuperj. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Publicado hoje no jornal Valor Econômico.

domingo, 11 de julho de 2010

PV de Caicó não seguirá orientação do diretório estadual

O diretório municipal do Partido Verde em Caicó vai discordar da orientação do diretório estadual.
O PV apoiará para o governo do Estado o nome de Iberê Ferreira de Souza (PSB) e não o de Rosalba Ciarlini.
Já para o senado o partido votará em Garibaldi (primeiro Voto) e Sávio (segundo voto).
Para deputado federal e estadual os aliados estão divididos. Embora já tenha integrante fechado com João Maia e Nelter Queiroz.
Fonte: Robson Pires

Candidatos dizem porque querem governar o Rio Grande do Norte

O portal Nominuto.com deu início neste domingo (11) a uma série de matérias que tem o objetivo de que nossos leitores possam conhecer as ideias e propostas dos oito candidatos ao Governo do Estado. Abrindo a série, fizemos a seguinte pergunta aos postulantes do cargo de governador: “Por que quero ser governador do Rio Grande do Norte?”. Cinco políticos nos encaminharam a resposta.
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), da coligação “Coragem pra Mudar” (PDT, PCdoB e PRP), defende a necessidade de uma “mudança econômica profunda, equilibrada e, principalmente, planejada, em todo o território potiguar”. Para tanto, o ex-gestor lança a proposta de usar 15% de todo o dinheiro arrecadado em investimentos. Carlos Eduardo conclui mostrando que a receita funciona e, como exemplo, mostra as ações desenvolvidas à frente da Prefeitura de Natal.
Já o atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), da coligação “Vitória do Povo” (PSB, PT, PTB, PPS), não quer saber de mudanças e sim de continuidade. O peessebista fala em “continuar o avanço social e econômico” que, segundo ele, foi conquistado nos governos do presidente Lula (PT) e da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), a quem se referiu como “futura senadora”. Numa menção ao câncer de pulmão, do qual se diz curado, Iberê declara que “não seria submetido a uma prova tão grande de fé e resistência, se não fosse para ficar ainda mais preparado para ser o governador”.
A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que integra a coligação “A Força da União” (DEM, PSDB, PMN, PSC, PSL, PRP e PTN), sonha em construir com o povo o Estado da Cidadania. Com isso, a democrata acredita em um “Rio Grande do Norte muitas vezes mais forte”. Ao dizer que deseja “abrir caminho para o novo e governar para as futuras gerações”, a senadora faz a crítica ao atual governador: “já chega de projetos eternamente adiados e de sonhos sempre frustrados. Chega de ficar para trás. Chega de pensar e fazer pequeno”.
O sindicalista Sandro Pimentel (PSOL), sem coligação, pretende ocupar o cargo de governador “para transformar a terrível realidade de irresponsabilidades fiscal, política, social e administrativa”. Pimentel faz críticas aos grupos oligárquicos e seus apadrinhados políticos. Mostra coerência ao declarar que seu palanque sempre foi o mesmo e se apresenta à sociedade como um “ficha limpa”. Por fim, conclui com a crítica: “Hoje o RN está sem rumo”.
O terapeuta Roberto Ronconi (PTC), sem coligação, vê na política a possibilidade da justiça social, apresenta números que mostram o atraso do Estado e diz que o governo do PTC será marcado pelos valores cristãos nas decisões políticas e administrativas.
Fonte: Nominuto.com

Prefeitura de Serra Negra do Norte oferece 66 vagas com salários até R$ 8 mil

A Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte (RN), encerra na próxima quinta-feira (15) as inscrições para o concurso público que oferece 66 vagas de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 510 a R$ 8 mil, de acordo com o cargo. As provas serão aplicadas no dia 08 de agosto.
As vagas são para os seguintes cargos: Técnico de Laboratório, Assistente Administrativo, Operador de Sistema, Eletricista, Tratorista, Motorista, Médico Estratégia da Saúde, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Odontólogo, Atendente de Consultório Odontológico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Farmacêutico- bioquímico de Atenção básica, Fisioterapeuta, Psicólogo, Assistente Social, Orientador Social, Coveiro, Contador, Agente comunitário de saúde, Supervisor pedagógico, Professor de Inglês, Professor de Português, Professor de geografia, Professor de ciências, Professor de artes, Professor de ensino religioso, Professor de matemática, Professor de educação física, Professor de educação básica (educação infantil e polivalente).
As inscrições para todos os cargos serão recebidas exclusivamente Via internet através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico www.fundacaofuc.com.br, até às 23h59 do dia 15/07/2010. Quem não tiver acesso a internet, poderá utilizar o Telecentro e o Centro de Inclusão Digital da Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte, para efetuar a sua inscrição.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,00 para cargos de Nível Superior, de R$ 35,00 para cargos de Nível Médio, e de R$ 30,00 para cargos de Nível Fundamental.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Roberto Germano amplia apoios no Seridó

O ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano (PC do B) ganhou mais um apoio em Serra Negra do Norte para sua candidatura a deputado estadual. O empresário do ramo de bonés João Enéas, presidente do PMN municipal e cunhado da vice-prefeita Jeíza Almeida, confirmou que apoiará Germano. O apoio foi selado na Chácara Domicina, de propriedade do advogado José Geraldo, nesta tarde de domingo (11). João Enéas era, até pouco tempo, ligado politicamente ao deputado e candidato a reeleição Nelter Queiroz (PMDB).

Carlos Eduardo começou campanha pelo Seridó

Começou pela região do Seridó a campanha do candidato a governador Carlos Eduardo (PDT). Acompanhado de seu vice Álvaro Dias e demais integrantes da coligação "Coragem pra Mudar", Carlos Eduardo cumpriu compromissos em Currais Novos e Caicó. Em Currais Novos, Carlos Eduardo e seus aliados passaram no final da tarde pelo Parque de Vaquejada Sílvio Bezerra, onde cumprimentaram e receberam incentivos das pessoas que acompanhavam a atual edição da vaquejada do município.
No início da noite, ainda em companhia de Álvaro Dias e Sávio, Carlos Eduardo chegou à Granja Caiçara, na região do açude Itans, em Caicó, para acompanhar o encerramento da peregrinação de Santana pela zona rural do município. A peregrinação integra o calendário religioso da padroeira de Caicó e reúne muitos fiéis da região. É, também, um evento muito prestigiado pela classe política. Além dos candidatos majoritários da coligação "Coragem Pra Mudar", participaram do ato religioso na Granja Caiçara lideranças como o candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano (PCdoB), e o prefeito de São João do Sabugi, Aníbal Pereira (PMDB).

Ex-secretário lançará candidatura quinta-feira

O ex-secretário de reforma agrária, Francisco Canindé de França, estará quinta-feira próxima em Caicó, fazendo o lançamento de sua candidatura a deputado federal pelo PCdoB.
O ato está programado para às 19 horas na câmara municipal.
Segundo Canindé, entre outras lideranças políticas, confirmaram presença os candidatos a governador, Carlos Eduardo Alves, a vice-governador, Álvaro Dias e a deputado estadual, Roberto Germano, além do dirigente do PCdoB, Antenor Roberto.
Canindé de França disse que fará dobradinha em Caicó e em outras cidades do Seridó com Roberto Germano.

CPF é obrigatório para inscrição no Enem


O desembargador José Antônio Lisboa Neiva, do Tribunal Regional Federal da 2ª região, acolheu as razões apresentadas pelo Ministério da Educação e cassou a liminar que obrigava o Inep a aceitar inscrições de estudantes no Enem 2010 sem a obrigatoriedade de apresentar CPF próprio.


Neiva cedeu ao argumento dos advogados do MEC e do Inep, segundo o qual o CPF é o único documento nacional, com garantia de segurança para todos os inscritos da prova. A arguição abordava ainda a facilidade para a consecução do documento em todo o território nacional e os transtornos que a decisão anterior provocaria em um certame que já tem mais de quatro milhões de inscritos.

O Inep, atendendo a um pedido dos governadores de Penambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Vilela, decidiu prorrogar as inscrições até a próxima sexta-feira, dia 16. Os estudantes que ainda não se inscreveram devem fazê-lo apenas no portal www.enem.inep.gov.br, com CPF e RG próprios.

Do Correiobraziliense.com.br

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dia 16 de julho tem Tânia Alves no Sesc Seridó

O Sesc Seridó vai lançar no dia 16 de julho seu mais novo projeto cultural. Baseado no famoso Seis e Meia, que acontece em Natal, todos os meses uma atração nacional estará se apresentando em Caicó. De acordo com Marconi Marinho, diretor estadual do Sesc, a primeira atração será Tânia Alves, um dos icones da Musica Popular Brasileira.
Tânia Maria Rego Alves nasceu em Bonita de Santa Fé, no interior paraibano e além de cantora, é atriz, dançarina e empresária brasileira. O trabalho mais recente de Tânia Alves como atriz foi na minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, na Rede Globo. Atua como empresária desde 1999, e é mãe da também atriz Gabriela Alves. Tânia Alves hoje é a proprietária de um spa em Nova Friburgo, RJ, o qual controla junto com sua filha.
Na televisao já atuou em Amazonia, Essas Mulheres, O Clone, A Grande Familia, Marcas da Paixão, Brida, Mandacaru, Tocaia Grande, Pantanal, Ti ti ti, Tenda dos Milagres, Bandido da Falange, lampiao e Maria Bonita, alem de Morte e Vida

Sesc divulga programação do Pavilhão Cultural de Santana

O Sesc Seridó realizará neste ano mais uma edição do Projeto Letra e Música, durante as festividades de Senhora Santana em Caicó. A programação vai de 21 de julho a 01 de agosto em palco armado ao lado da Catedral. A programação que animará o pavilhão cultural será a seguinte:
21 de julho - Show religioso
22 de julho - Orlando Batista e Milton
23 de julho - Show religioso
24 de julho - S de Samba
25 de julho - Jasiel e Forró Puêra
26 de julho - Wânia Nóbrega e Renato Guerra
27 de julho - Jônas Linhares
28 de julho - Mel Foster
29 de julho - Cristiane Fernandes e Cabralzinho
30 de julho - Marcus Vinicius e Paulo Lúcio Dantas
31 de julho - Bené e teclados e Marcus Lima
01 de agosto – Geraldão

hoje na história, Você sabe o que aconteceu no dia 09 de Julho?

1957
Cientistas americanos anunciam a descoberta de um novo elemento, de número 102, batizado como nobélio.
1963
Malaia, Cingapura, Bornéu Setentrional e Sarawak firmam em Londres a criação da Federação da Malásia.
1970
Criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
1970
Inaugurada hidrelétrica de Estreito, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.
1973
Brasil e Bolívia negociam a construção de um gasoduto.
1976
A Nuclebrás assina contratos com a empresa alemã KWU para a construção de uma fábrica de elementos combustíveis para reatores nucleares no Brasil.
1986
Uma bomba escondida num bueiro em Munique mata Karl-Heinz Beckhurst, físico nuclear e diretor do departamento de pesquisas da Siemens.
2003
O governo federal do Canadá lança um sistema provisório de distribuição de maconha para fins medicinais.

Programação Ilha de Santana

Saiu a programação das bandas que vão se apresentar na Ilha de Sant’Ana durante a Festa de Sant’Ana:
Dia 28 de julho – quarta feira – Deixe de Brincadeira e Flor da Pele
Dia 29 de julho – quinta feira – Saia Rodada e Mulher Chorona
Dia 30 de julho – sexta feira – Sirano e Sirino e Colo de Menina
Dia 31 de julho – sábado – Dorgival Dantas e Cavalo de Pau
Dia 1º de agosto - domingo – Ferro na Boneca e Dedim Gouveia
Durante os outros dias as atrações serão as bandas locais.
Vamos galera participar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Inscrições ao Enem 2010 são prorrogadas até dia 16 de julho por causa das chuvas no Nordeste

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou as inscrições ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 até as 23h59 do dia 16 de julho. A previsão era de que o período de inscrição terminasse neste sexta-feira (9). As informações são do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pela prova. A inscrição custa R$ 35 e só pode ser realizada pela internet.
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o pedido foi feito pelos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Os dois governantes pediram mais prazos por causa das fortes chuvas na região.
No Diário Oficial da União, a portaria publicada indica o dia 18 de julho como prazo final das inscrições. Segundo, a autarquia houve um erro de digitação e haverá retificação do texto no D.O de amanhã.
Chuvas no Nordeste
“Como não vai haver prejuízo ao calendário, o [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] Inep resolveu adiar por uma semana”, explicou Haddad, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. O ministro disse ainda que o MEC está trabalhando para recuperar as escolas a tempo de salvar o ano letivo. Para isso, serão usados métodos alternativos de construção, que possibilitem erguer um colégio em 60 dias.
“Já fizemos várias reuniões com empresas que trabalham com métodos alternativos de construção. Há empresas que dizem que, já definido o terreno, em 60 dias é possível ter a escola funcionando.”
O ministério pretende contratar até o final deste mês as responsáveis pelas reconstruções. Ele disse ainda que na próxima semana serão promovidas audiências públicas com as empresas interessadas em apresentar propostas alternativas.
Enem como prova de vestibular
Desde sua última edição, o Enem tem sido usado como prova de seleção por algumas universidades federais para o ingresso de estudantes. Neste ano, pelo menos 52 das 58 universidades federais vão adotar a nota do Enem em seus vestibulares com ingresso em 2011. Segundo um levantamento feito pelo UOL Vestibular, apenas seis instituições ainda não decidiram se irão utilizar o Enem.
FONTE: Agência Brasil

domingo, 4 de julho de 2010

EMO - O que é?


Este termo originalmente era utilizado para designar o estilo de música “emotional hardcore” dos anos 80 no cenário punk rock. No entanto, nenhuma banda mesmo aquelas que deram origem ao estilo, aceitam o rótulo de emo.
Esta palavra é ambígua, pois pode ser utilizada tanto como um rótulo que agrega bandas que emergem do cenário undergroud, quanto para definir a cultura alternativa onde uma pessoa demonstra muita sensibilidade.
O estilo emo se propagou pelo Brasil em 2003, sendo aderido em quase todo o país. Muitos jovens se identificam com a ideologia emo, outros apenas curtem a forma deles se vestirem. Assim como qualquer outro grupo social, os emos também são alvo de muito preconceito, principalmente pela parte conservadora da sociedade.
Para uma pessoa mais velha ver um rapaz com cabelos mais longos, com a franja caída no rosto, um lápis preto nos olhos e unhas pintadas de preto é algo muito estranho e, na maioria das vezes por não conhecer é que nasce o preconceito. Pois a sociedade sempre impôs parâmetros a serem seguidos por todos, se alguém foge a regra, é considerada uma pessoa anormal, vista como o “mal” da sociedade. Mas, antes de tudo deve-se ter respeito pelo outro, cada um é livre para escolher ser e fazer o que achar melhor. Lembrando sempre que “Meus direitos começam onde terminam os seus...”.
Do que eles gostam?
O emo dá preferência a roupas pretas, podendo utilizar peças de tom claro, porém em sua maioria são tons escuros. Maquiam os olhos com lápis preto, usam franjas caídas no rosto. Curtem um estilo musical que engloba o som pesado do punk rock com letras que falam do sentimento, emoções, etc., um bom exemplo são as bandas NXZero, Simple Plan, Blink 182, entre outras.
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com