terça-feira, 29 de setembro de 2009

Feriado será comemorado agora na segunda feira

A antecipação da maioria dos feriados que ocorrerem no meio da semana para as segundas-feiras poderá ser transformada em lei. Projeto nesse sentido foi aprovado em caráter conclusivo na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ). A matéria será apreciada agora pelo Senado e se aprovada vai à sanção presidencial.
O projeto de autoria do deputado Milton Monti (PR-SP) estabelece que os feriados que caírem entre as terças e sextas-feiras serão comemorados por antecipação nas segundas-feiras, exceto os dias 1º de janeiro (Confraternização Universal), Carnaval, Sexta-Feira Santa, 7 de setembro (Independência) e 25 de dezembro (Natal). A proposta também prevê que havendo mais de um feriado na mesma semana, o segundo passará para a semana seguinte.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Temperatura da Terra poderia subir 4ºC em apenas 50 anos, diz estudo

Um relatório do principal centro de pesquisas sobre mudanças climáticas da Grã-Bretanha alertou nesta segunda-feira para um aumento de 4º C na temperatura do planeta em apenas 50 anos caso as emissões de carbono não sejam reduzidas em breve.
O estudo do Centro Hadley, financiado pelo governo britânico, constitui o alerta mais grave já divulgado sobre o aquecimento global desde que o Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática (IPCC), órgão científico da ONU, estimou em 2007 que a temperatura do planeta pode subir entre 1,8ºC e 4ºC até o fim deste século.
Utilizando novos dados a partir de análises sobre o ciclo do carbono e de observações atualizadas de emissões de países emergentes, como China e Índia, as conclusões não apenas reforçam a possibilidade do pior cenário do IPCC como reduzem pela metade o tempo disponível para ação.
Segundo o Centro Hadley, em um cenário de altas emissões, o derretimento de neve e gelo no Ártico poderia elevar a absorção de raios solares e elevar a temperatura ártica em até 15,2 ºC.
Secas atingiriam severamente o oeste e sul da África, afetando a disponibilidade de água, segurança alimentar e saúde da população.
O estudo diz que "todos os modelos" indicam reduções na precipitação de chuvas também na América Central, no Mediterrâneo e partes da costa australiana. Em outras áreas, o aumento da temperatura em 50 anos poderia ser de 7º C, disse o estudo.
Já o padrão das chuvas seria severamente afetado na Índia - onde o nível de precipitações poderia aumentar 20% ou até mais, piorando o risco de enchentes.
Não bastasse o cenário consideravelmente pior do que os cientistas pensavam, o estudo alerta ainda que, em um cenário de emissões altas, a previsão de aumento de 4º C podem ser "adiantada em 10 anos, ou até 20 anos em casos extremos".
Entretanto, concedem os cientistas, ainda há tempo de evitar o pior cenário se as emissões de carbono começarem a baixar de nível dentro da próxima década.
Ação
O estudo está sendo apresentado em uma conferência sobre a mudança climática na cidade inglesa de Oxford, e sai a público no mesmo dia em que delegados de 190 países se reúnem em Bangcoc, na Tailândia, para uma nova rodada de negociações antes da reunião da ONU em Copenhague, na qual espera-se um novo acordo de emissões de carbono em substituição ao Protocolo de Kyoto, vigente até 2012.
Líderes mundiais têm reiterado a necessidade de limitar a elevação da temperatura global nas próximas décadas em 2º C. Mas, como aponta o analista de ambiente da BBC Roger Harrabin, a questão tem esbarrado nos recursos que serão necessários para "limpar" a matriz energética global.
Um dos pontos fundamentais, diz o especialista, é que países em desenvolvimento querem ajuda para arcar com os custos de tal empreitada. O premiê britânico, Gordon Brown, tem falado em uma cifra de US$ 100 bilhões para conter o aquecimento global através do combate à pobreza. A União Europeia tem concordado.
No entanto, o presidente americano, Barack Obama, que preside a nação que mais polui em termos per capita, tem encontrado dificuldades para aprovar leis de controle de emissões no Congresso americano, ainda que reafirme a "determinação" dos seu país para agir e assumir suas "responsabilidades" em relação ao aquecimento global.
Na semana passada, a China anunciou que vai redobrar os investimentos em eficiência energética para reduzir as suas emissões de CO2 em uma "margem notável" - porém ainda não precisada - até 2020.
Tanto a China como os EUA repondem por cerca de 20% das emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de carvão, gás natural e petróleo. A União Europeia produz 14% do total, seguida por China e Rússia, cada qual com 5%.

Analistas fazem seus prognósticos sobre os suplentes que assumem vaga na Câmara de Caicó

Apesar da espera pela decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os analistas já fazem as contas para averiguar quem seriam os suplentes a ocupar assento no Legislativo Caicoense. Esse cálculo é feito através dos votos válidos que geram o coeficiente eleitoral.
A aliança que apoiou o ex-prefeito Roberto Germano ganharia os vereadores José Teixeira (PDT), Alysson Vovô (PCdoB) e Gilmar Cardoso (DEM). A coligação do prefeito eleito, Bibi Costa (PR), ganharia Paulo Roque (PR) e James Cardoso (PMN).
A controvérsia estaria em torno do acesso de Daniel Elias (PSC), tido como certo no grupo, no lugar de Gilmar Cardoso. Conforme a regra eleitoral, por apenas dois votos de diferença, o candidato democrata assume a vaga.
Essa é uma das vertentes discutidas no processo. Mas com a mudança pode se mudar o coeficiente e, candidatos hoje eleitos, poderiam perder uma vaga na Câmara de Caicó. Cabe esperar a palavra final do TSE.
Fonte: Robson Pires

domingo, 27 de setembro de 2009

Câmara receberá projeto que impede candidato "ficha suja"

O projeto de iniciativa popular que impede a candidatura de políticos com a "ficha suja" será entregue ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), na terça-feira. O projeto torna inelegíveis candidatos com condenação em primeira ou única instância e também os que tiverem a denúncia recebida por um tribunal ou que renunciaram a seus mandatos para escapar de punições.
O projeto ainda propõe que crimes de colarinho branco sejam julgados por um órgão colegiado e não por um único juiz e que o político ameaçado de cassação que renuncie ao mandato fique inelegível por oito anos.
Para que essas regras passem a valer a partir da próxima eleição (2010), seria necessária a aprovação do projeto até o dia 2 de outubro.
As assinaturas recolhidas 1,3 milhão fizeram parte da campanha Ficha Limpa, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O dia da entrega das assinaturas marcará os dez anos da primeira lei de iniciativa popular do Brasil - a Lei 9.840/99 - que trata do combate à compra de votos e do uso da máquina pública nas campanhas eleitorais.
Agência Brasil

Ao assinar filiação, Romário comete gafe e chama PSB de PSDB

O jogador de futebol Romário assinou, na tarde desta terça-feira, sua filiação no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em cerimônia no Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da Penha, o atacante confirmou a possibilidade de vir a ser candidato, mas disse que, por enquanto, sua preocupação é em "ajudar as pessoas". Ao comentar sua entrada para a política, Romário cometeu uma gafe chamando o PSB de PSDB. O tetracampeão logo notou o erro e se corrigiu.
Fonte: Portal Terra

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Governo do Estado nomeia defensores públicos

A Defensoria Pública do Estado, considerando o resultado do concurso para provimento ao cargo de defensor público substituto, homologou os nomes aprovadas para distribuição nas comarcas.
Foram lotados em Caicó José Alberto Silva Calazans, Rodrigo Gomes da Costa Lira e Francisco de Paula Leite Sobrinho. À Defensoria Pública incumbe prestar assistência jurídica às pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado.

OAB questiona PEC dos Vereadores

Mal foi aprovada a PEC dos Vereadores, já encontra resistência. A Ordem dos Advogados do Brasil, por exemplo, deve entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade.
Segundo o presidente da OAB, Cezar Britto, não sendo questionado sobre o aumento de vagas, mas sobre a retroatividade ao pleito de 2008. “Não se pode mudar as regras do jogo depois do jogo jogado é de um precedente perigosíssimo”, disse o presidente
Poderia haver mudanças no coeficiente eleitoral, já que aumentaria o número de vagas, e vereadores eleitos poderiam perder o mandato.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Aprovação ao governo Lula fica em 81% e se mantém estável em setembro, mostra Ibope

A aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou estabilidade em setembro, ficando em 81% contra 80% em junho, segundo dados da pesquisa CNI/Ibope divulgados nesta terça-feira. O porcentual de entrevistados que consideram o governo ótimo ou bom também mudou pouco: passou de 68% para 69%. Já o índice de desaprovação passou de 16% para 17%.
A pesquisa, realizada entre os dias 11 e 14 de setembro, ouviu 2.022 eleitores acima de 16 anos, em 142 municípios.
Todas as áreas de desempenho analisadas apresentaram melhora na avaliação. Os aumentos mais expressivos se deram na atuação contra o desemprego, o combate à fome e nas áreas de meio ambiente e educação.
Crise econômica
Em relação à crise econômica, a pesquisa aponta que recuaram as percepções de crescimento do desemprego e da inflação. Para os últimos meses de 2009, aumentou a avaliação da população para um bom final de ano: em junho, estava no patamar de 63% e agora está em 66%. Porém, a expectativa de que seria “muito bom” diminuiu de 21% para 19%.

Dilma e Ciro empatam; Marina tem 6% da intenção de votos, aponta pesquisa CNI/Ibope

A Pesquisa CNI/Ibope apontou em setembro um empate técnico entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) na disputa eleitoral para a presidência da República em 2010. Ambos obteriam 14% dos votos para presidente. Neste cenário, estaria a senadora Marina Silva PV-AC), pela primeira vez. O percentual de intenção de votos para a ex-petista seria de 6%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
O percentual é próximo do obtido pela ex-senadora Heloísa Helena (PSol-AL), que, neste cenário, receberia 8% dos votos. Na pesquisa de junho, Dilma apareceu com 18% das intenções de voto. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) detinha 12% e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), 11%.
Serra na liderança
O governador de São Paulo, José Serra, continua na liderança com 34% das intenções de voto. Porém, o resultado é inferior ao apurado em junho, sem a participação de Marina. De acordo com pesquisa, o governador obteria 38% das intenções de voto.
Sem Heloísa Helena na disputa, Marina Silva continua obtendo 8% dos votos. Porém, Ciro Gomes ultrapassa a ministra Dilma, alcançando 17% das intenções de voto, contra 15% da petista. Serra avançaria um pouco, com 35% das intenções de voto. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira. Ela foi realizada entre os dias 11 e 14 de setembro, com 2.002 entrevistados em 142 municípios.

Procuradoria da República promoverá audiência pública sobre patrimônio arqueológico

A Procuradora da República, em Caicó, Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais, promoverá no próximo dia 2 de outubro uma audiência pública sobre a preservação do patrimônio arqueológico da região Seridó.O objetivo do evento, segundo a representante do Ministério Público, é a necessidade de se compatibilizar a preservação e a exploração econômica sustentável.Poderão participar da audiência pública, autoridades e órgãos públicos, organizações não governamentais e outras pessoas interessadas.No ato as sugestões e propostas poderão ser apresentadas oralmente e por escrito.A audiência pública vai acontecer a partir das 13 horas no auditório da IV Ursap, localizada na praça dom José Delgado, no bairro Paraíba.
Fonte: F. Gomes

Execução do Hino Nacional nas escolas do ensino fundamental passa ser obrigatória

A partir de hoje (22), as escolas públicas e particulares de ensino fundamental terão que executar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana. A lei com a obrigação foi sancionada ontem (21) pelo presidente em exercício, José Alencar. A autoria da proposta é do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG). Em 2009, a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completou 100 anos.
Alencar também sancionou a lei que incluiu o nome do índio guarani José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, no Livro dos Heróis da Pátria, que fica no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Sepé Taraju liderou os indígenas dos Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, contra as tropas portuguesas e espanholas.
As duas leis entram em vigor a partir de hoje com a publicação no Diário Oficial da União. Alencar despachou de sua casa em São Paulo. Ele assume interinamente a Presidência da República, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver fora do país, em viagem aos Estados Unidos.
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Rio Grande do Norte é o 2º do Nordeste na geração de empregos formais, com destaque para Mossoró

Em agosto de 2009, foram criados 6.776 novos postos de trabalho no Rio Grande do Norte, o que representa um aumento de 2,02% no crescimento de empregos no Estado. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Para se ter uma base, o Brasil registrou 0,74% no crescimento no número de empregos no mesmo período, já a porcentagem do Nordeste foi 1,37%. O RN foi o segundo em crescimento do Nordeste, só ficou atrás da Paraíba, que registrou 2,45% de aumento das vagas. Os números já consideram a diferença entre os admitidos e os desligados.
Os dados são significativos, principalmente num momento em que o país começa a sair da crise econômica. A análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) integra o plano de atividades do Observatório do Mercado de Trabalho, uma parceria entre o DIEESE e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
Os municípios que mais se destacaram foram Mossoró, com saldo entre admissões e desligamentos de 883, Natal (619), Ceará-Mirim (600) e Parnamirim, com saldo de 161. Os novos postos de empregos estão concentrados na agropecuária e na indústria de transformação. Desde que foi criado o CAGED, em 2002, essa é a segunda melhor média histórica do RN, ficando atrás somente do número de 7.160 postos de emprego em agosto de 2008.
"Os dados do Caged demonstram a força da economia do Rio Grande do Norte e deixam claro o quanto a crise atingiu nossa economia", comenta o titular da Sethas, Fabian Saraiva. Ainda de acordo com o secretário, "a melhoria do desempenho do RN no que se refere à geração de emprego é um dos sinais de que estamos vencendo a crise".
O relatório do Observatório do Mercado de Trabalho revela apenas dados do mercado formal, com carteira assinada, porém mostra uma tendência crescente no que diz respeito à criação de oportunidades de trabalho. No momento de crise mundial, os números representam uma superação que certamente é fruto de programas de qualificação profissional, que cada vez mais estão sendo absorvidos pela população como uma forma de ascensão social.
Fonte: Site do Goverto do RN.

Descaso do governo do Estado: 1000 estudantes de Caicó continuam sem transporte escolar

A imprensa falada de Caicó (todas as emissoras de rádio) no seu dever de informar a população sobre fatos e acontecimentos de interesse público (já que este instrumento de comunicação é uma concessão pública) divulgou entrevista do coordenador da 10º Dired de Caicó, o professor Cícero Gomes, na sexta-feira passada, dia 18 de setembro, publicando que a partir desta segunda feira, dia 21 de setembro, os transportes escolares de responsabilidade do governo do Estado estariam retomando suas atividades de transportar os alunos da zona rural para as escolas na cidade de Caicó.
Queremos acreditar na boa vontade e responsabilidade que tem o professor, que, aliás, tem agido neste caso dos transportes escolar em comunhão com nossa luta em defesa dos alunos, porém, sua manifestação política, em nome do governo do Estado, na busca de diminuir o desgaste pelo descaso governamental, reafirmou a posição confusa, dúbia e descompromissada do governo para com a educação dos filhos dos agricultores das terras de Caicó. Ou seja, o anúncio não era verdadeiro, o próprio governo enganou o diretor da Dired, o fez passar por mentiroso, aumentar o descrédito da sociedade com o governo e seus agentes.
Este fato fere a confiança do estado democrático de direito, atinge a democracia como pilar da igualdade, justiça e liberdade, afronta à comunicação entre as pessoas e infelizmente faz aumentar a crença, de que os agentes políticos, vivem da esperteza, mentira, enganação, enrolação, interesses próprio, sabotagem, em fim, da velha astúcia do poder: os fins justificam os meios, em toda e qualquer ação, deste que se garanta a permanência no poder, tudo vale, assim tem sido a regra.
Fonte: Comissão responsável pelos transportes escolares.

Dia da Árvore

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore, e a escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida, abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face da vida moderna e do aumento da população mundial, às necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Sexo, vinho e chocolate para o coração saudável

À primeira vista, as recomendações para manter a saúde do coração podem parecer uma lista de “nãos”: não fume, não coma demais, evite isso ou aquilo. Chato?
Bem, realmente é preciso abandonar ou restringir certos hábitos para manter o coração saudável.
No entanto, novas pesquisas estão mostrando que há uma série de coisas muito prazerosas que são, também, muito benéficas à saúde.
Sexo, vinho (ou bebidas alcoólicas em geral), chocolate e café estão na lista dos prazeres agora permitidos – e até recomendados, se for seguida a regra de ouro da moderação.
Confira os efeitos saudáveis de alguns prazeres, relacionados por especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard:
SEXO
Pesquisas sugerem que ter relações sexuais pelo menos duas vezes por semana reduz o risco de ataques cardíacos e favorece o sistema imunológico do organismo. Quanto à chance de um homem ter um infarto durante a relação sexual, ela é uma em um milhão.
Fazer sexo também aumenta o metabolismo: o esforço cardiovascular realizado durante a relação é similar ao de subir dois andares de escada, por exemplo. O orgasmo corresponde à carga de exercícios de uma caminhada.
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Dezenas de estudos têm demonstrado que o consumo moderado de álcool tem efeito protetor contra doenças do coração. O álcool aumenta o colesterol “bom” (HDL), diminui os fatores que podem causar coágulos sanguíneos e pode tornar as artérias mais flexíveis. Um estudo de 2008, feito na Europa, mostrou que o consumo de álcool também está associado a maiores níveis de ômega 3 no sangue.
O consumo excessivo, porém, tem efeito contrário, podendo, entre outras coisas, aumentar o nível de triglicérides no sangue e a pressão arterial, provocar derrames etc. O critério para beber com moderação é, em geral, definido pelos limites de uma a duas doses de bebida para homens e uma dose para mulheres, por dia.
CHOCOLATE
O chocolate melhora o fluxo de sangue nas artérias do coração e do cérebro. Há evidências mostrando a associação entre o consumo de chocolate amargo e menores níveis de uma substância no sangue que sinaliza inflamações.
A explicação mais aceita para os efeitos benéficos do chocolate é que o cacau contém substâncias chamadas flavonóides que, no organismo, estimulam a produção de outras substâncias químicas que relaxam os vasos sanguíneos.
No entanto, o processamento do cacau retira a maior parte dos flavonóides do alimento. O chocolate amargo e com maior porcentagem de cacau é o que produz os efeitos benéficos. Mas é bom lembrar que o alimento é bastante calórico e o consumo excessivo pode levar ao aumento do peso e à obesidade, que são bastante prejudiciais ao coração.
CAFÉ
Aparentemente, quem bebe café costumeiramente tem menos chances de sofrer infarto, derrame ou desenvolver diabetes.
A cafeína da bebida realmente tem um efeito vasoconstritor, que pode aumentar ligeiramente a frequência cardíaca, mas esse é um efeito transitório. Além da cafeína, o café possuí outras substâncias (especificamente, compostos fenólicos) que parecem cancelar os efeitos negativos da cafeína.
Iara Biderman

Lula diz que G8 é "um clube de amigos" caduco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera que o Grupo dos Vinte (G20, os países desenvolvidos e as principais nações emergentes) é o fórum correto para buscar soluções para a crise internacional e que o Grupo dos Oito (G8, os sete países mais ricos e a Rússia) é um "clube de amigos" caduco."Já não existe nenhum motivo para manter o G8. É algo assim como um clube de amigos que se reúne de vez em quando, mas que já não tem o poder de há 30 anos. Hoje em dia já não fazem sentido reuniões sem China, Índia, Brasil, Rússia, ou sem África e México", diz Lula em entrevista que publica hoje o jornal alemão "Handelsblatt".A poucos dias da cúpula do G20 em Pittsburgh (EUA) Lula sustenta que quantos mais países discutirem um problema, antes serão encontrados compromissos com os quais todos se sintam vinculados.Em relação à cúpula sobre Mudança climática em dezembro em Copenhague, na qual se deveria fixar um tratado de redução de gases do efeito estufa que substitua o Protocolo de Kioto, Lula acredita em um acordo, tendo em vista que começa a haver movimento no debate.O presidente diz na entrevista que no início de outubro deve visitar alguns países, como Alemanha e Estados Unidos, com o objetivo de sondar as possibilidades de buscar uma posição comum, "apesar de sermos de outra opinião que os países ricos"."Estamos dispostos a discutir sobre objetivos (de redução de emissões) fixos, mas esses objetivos têm que guardar relação com a percentagem de poluição de cada país", ressalta.Lula crê que finalmente se poderão superar as diferenças que ainda dividem os países ricos dos pobres e emergentes e que em Copenhague se encontrará um "bom acordo"."Espero, no entanto, que países como os Estados Unidos, que até agora nem sequer assinaram o Protocolo de Kioto, se atenham depois a esse compromisso", conclui.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó – SINDSERV. estará realizando eleição para escolha do Presidente e da nova direção sindical no próximo dia 07 de outubro.

Estão aptos a votar, 516 sócios e a votação acontecerá no horário de 08 da manhã às 17 horas, com urnas volantes que passaram pelas escolas municipais, postos de saúde e demais locais de trabalho na área urbana do município. Uma urna fixa ficará no centro administrativo para coleta dos votos dos demais associados no mesmo horário.

Somente uma chapa pediu inscrição para concorrer ao pleito, que tem como candidato a presidente o professor Antônio Neves que é candidato a reeleição

Presidente estadual do PCdoB exigiu respeito a Roberto Germano

Durante a conferência municipal do PCdoB, em Caicó, nesta quinta-feira (17), o presidente legenda, Antenor Roberto (na foto), aproveitou para pedir respeito ao ex-prefeito Roberto Germano.
“Parte da imprensa, particularmente aqui de Caicó, tem esquecido que a liderança do processo político de 2008 foi Roberto. E ele não pode ser tratado como um apêndice de outras lideranças”, enfatizou Antenor Roberto.
Antenor disse ser natural a forma como Roberto tem se comportado diante da imprensa, mas lembrou que o PCdoB ainda precisa aguardar as definições do atual quadro político.
Sobre a Unidade Potiguar, capitaneada pelo deputado Henrique Alves, Antenor admitiu que esse projeto “deslocava a liderança da governadora Wilma de Faria do processo da sucessão”, colocando nas mãos do PMDB.
Perguntado sobre o apoio a governadora Wilma, o comunista disse que a legenda “não tem por prática acompanhar pessoas”. “A nossa relação é partidária”, completou.
A prioridade, segundo Antenor, é luta pela eleição do sucessor de Lula e, no âmbito estadual, que as forças de esquerda possam encontrar a renovação desse mesmo projeto nacional. “O PCdoB está com as barbas de molho. Olhando pelo retrovisor e vendo a experiência de acordões, como foi feito na eleição de Natal”.

PT está preparado para lançar candidaturas de Dilma e Tarso, afirma Lula

O PT está preparado para lançar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rosseuff, à Presidência da República, e a do ministro da Justiça, Tarso Genro, ao governo gaúcho, segundo afirmou nesta sexta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao desembarcar na Base Aérea do Rio Grande do Sul.

“Estamos preparados para lançar o Tarso e a Dilma e ganhar as eleições”, disse Lula em entrevista exclusiva para a Rádio Guaíba.

Para Lula, o PT gaúcho precisa aprender ”com humildade” a construir uma aliança política para vencer as eleições. Segundo ele, o partido já descobriu que sozinho não chega a lugar nenhum e que “a Dilma tem uma extraordinária capacidade de ser vitoriosa”, mas ainda precisa construir o time que vai entrar em campo, referindo-se às coligações.

Divulgação
Lula entre os ministros Tarso Genro e Dilma Rousseff no Rio Grande do Sul
Para nós não importa se o governo é tucano ou do PFL [atual DEM], nós olhamos a necessidade das pessoas e não faltará mais neste país dinheiro para obras”.

Ao se referir ao programa Minha Casa Minha Vida, Lula disse que está seguro de que o governo conseguirá construir 1 milhão de casa até 2010. e que seu sucessor terá que fazer mais.

“Quem vier [seu sucessor] vai ter que fazer mais, porque não é possível que eles deixem um torneiro mecânico fazer mais do que eles”. E completou: “Espero que a Dilma faça o dobro”.

Lula criticou vários fatores que hoje interferem no andamento de obras e citou a Lei de Licitações, que considera “complexa e atrasada”.

“Uma empresa que perde [uma concorrência], consegue parar por um ano ou mais uma obra. Tem ainda o TCU, que ao encontrar irregularidades, embarga a obra. Temos que entender que a obra parada é gasto de dinheiro. A obra pode continuar andando e a gente discute isso na Justiça

Lula está no município de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, para assinar a ordem de serviço para o início das obras da BR-448, que terá 22 quilômetros e será uma alternativa de acesso dos motoristas que saem da região metropolitana para chegar à capital gaúcha.

Com pouco avanço na Educação, País ainda tem um analfabeto para cada 10 brasileiros


Em 2008, a taxa de analfabetismo se manteve praticamente estável. Ainda hoje, um em cada 10 brasileiros é analfabeto. Para os homens, a taxa foi estimada em 10,2% e, para as mulheres, em 9,8%.A pesquisa mostra que as disparidades regionais em relação ao índice são gritantes pelo País. No Nordeste, o índice de analfabetos é quase o dobro do nacional, com 19,4%.Entre o grupo de pessoas de 10 a 14 anos de idade, a taxa de analfabetismo ficou em 2,8%, o que configura uma queda de 0,3 ponto percentual em relação a 2007. Novamente, as regiões Nordeste e Norte tiveram as piores taxas, com 5,3% e 3,5%, respectivamente. Nas demais regiões, o número foi inferior a 1,5%.Para o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, acelerar a queda do analfabetismo depende de medidas que atraiam os adultos para escola, além do combate às desigualdades sociais e raciais. Segundo ele, os programas atuais já atingiram os objetivos e precisam de renovação.“As estratégias não conseguem mais surtir efeito”, afirmou. “Mesmo em São Paulo, o estado mais rico da Federação, há um grande contingente de analfabetos. As pessoas não acreditam que podem voltar ao mundo do conhecimento. Para alcançá-las são necessárias campanhas, mais recursos e uma gestão melhor”, acrescentou Daniel Cara.
Analfabetismo funcional
O analfabetismo funcional, que é representado por pessoas com 15 anos ou mais e menos de quatro anos de estudo completos, foi de 21%. Uma queda de 0,8 ponto percentual em relação a 2007.Para o presidente da Ação Educativa, Sérgio Haddad, o analfabetismo funcional é um fenômeno novo, que se deve, principalmente, à baixa qualidade do ensino público. “Esse é um fenômeno recente porque antes não existia o direito à escola. Ou seja, antes as pessoas não passavam pela escola, agora elas passam, mas a qualidade é tão ruim que, na verdade, elas passam e não adquirem os conhecimentos necessários. Elas têm noções de leitura e escrita, mas não o suficiente para utilizar no seu cotidiano”, critica.Além da falta de qualidade do ensino, a pesquisadora Vera Masagão aponta o baixo número de anos de estudo da população como fator determinante para o analfabetismo funcional.“A maioria das pessoas está saindo da escola sem completar sequer o ensino fundamental. Para o sujeito ser um usuário da leitura e da escrita, entender alguma coisa, não basta o beabá. Ele precisa se socializar nesse universo de cultura escrita e para isso é necessária uma escolarização mais alongada.”
Regiões
O Nordeste foi a região que teve a maior queda na taxa, com retração de 1,9 ponto percentual. No entanto, ainda é a líder do ranking, sendo que a taxa chega a 34,3% para os homens e 29,2%, para as mulheres.As regiões Sul e Sudeste apresentam índices parecidos e são as únicas onde há mais mulheres analfabetas funcionais do que homens. No Sul, a taxa é de 16,9% para mulheres e 15,5% para homens. Já no Sudeste é de 16,5% para mulheres e 15% para homens.

i

Trabalho infantil reduz, mas 4,5 milhões de crianças ainda são exploradas

Conforme o IBGE, 10,2% das pessoas nesta faixa etária trabalha no Brasil hoje. O Nordeste segue o líder no ranking de trabalho infantil, com 1,7 milhão (12,3%) de crianças e adolescentes nessa situação. Em seguida, está o Sul (11,9%).
O Sudeste foi a região com a menor proporção de trabalhadores infantis, 7,9%. Em todas as regiões, os homens são a maioria, 2,9% milhões contra 1,5 milhão das mulheres. A proporção de crianças de 5 a 9 anos ocupadas é de 0,9% e, entre 10 a 13 anos, de 6,1%.
A taxa de escolarização das crianças e adolescentes que trabalham teve um crescimento de 1,9 ponto percentual, alcançando 81,9% em 2008.
De acordo com o IBGE, 51,6% das pessoas que fazem parte deste grupo são empregados ou realizam tarefas domésticas. A agricultura vem em 2º lugar, com 35,5%. Elas trabalham em média 26,8 horas por semana.
Das pessoas que trabalham, 32,3% não recebem por isso. Se considerada apenas a faixa etária entre 5 e 13 anos, esse percentual sobe para 60,9%.
A pesquisa mostra ainda que 57,1% das pessoas entre 5 e 17 anos que trabalham também realizam atividades domésticas, fazendo assim dupla jornada.

iG

Rendimento
O rendimento mensal médio de todas as crianças e adolescente de 5 a 17 anos aumentou R$ 7 de 2007 para 2008, passando de R$ 262 para R$ 269. Na faixa etária de 5 a 13 anos de idade, eles recebem em média R$ 100; de 14 a 15 anos, R$ 190; e de 16 e 17 anos, R$ 319,00.
Conforme o IBGE, essas crianças e adolescentes moram em famílias que têm rendimento médio per capita de R$ 333. Delas, há 865 mil que residem em domicílios cujo rendimento per capita é menor que R$ 117 (1/4 do salário mínimo) ou ainda que não possuem nenhum rendimento.


O Brasil investe menos de 25% do que países ricos em ensino

O investimento brasileiro anual por aluno equivale a menos de um quarto do feito pelos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo relatório da entidade. Enquanto países como Áustria, Bélgica, Reino Unido, Canadá, Japão, Suíça, Finlândia e Estados Unidos gastam, em média, US$ 8.857 em todos os níveis educacionais, o Brasil coloca muito menos: não chega a US$ 2 mil.
De acordo com o relatório, é justamente um maior investimento em educação que ajudará os países a superarem a crise econômica. Quanto maior o desemprego, maior deverá ser também o aporte em qualificação da população, principalmente no ensino superior. E quanto maior o nível educacional de uma população, melhores são os salários, as condições de saúde e a consciência e participação política.
Os países da OCDE (as 30 nações mais ricas do mundo) investem US$ 6.517 por ano com cada estudante do ensino fundamental; US$ 7.966 com alunos do ensino médio; e US$ 15.791 com os universitários. E, no caso de um homem com curso superior, o retorno líquido médio para o seu país fica em quase US$ 52 mil ao longo da vida - ou seja, quase o dobro do valor originalmente investido, segundo o documento.
No caso do Brasil, o investimento anual de um aluno no ensino fundamental está em torno de apenas R$ 1.221; no médio, aproximadamente de R$ 1.500. Já para um estudante no ensino superior, o custo anual fica em R$ 11.800, segundo dados do Ministério da Educação.
No documento, os gastos do Brasil com a educação básica aparecem na categoria abaixo de US$ 2 mil.
Outro dado mostrado pelo relatório é o aumento nos gastos com educação infantil nos países mais ricos - diversas pesquisas mostram que o ensino nos primeiros anos de vida está relacionado com melhor desempenho escolar nos anos seguintes e salários mais altos na vida adulta.
Neste ponto, o Brasil também está bastante atrás: a educação infantil é um dos maiores desafios das redes municipais, que na maioria dos casos não tem nem mesmo noção do tamanho da demanda não atendida.
Além disso, em comparação com a média dos países da OCDE, o Brasil tem quase o dobro de jovens entre 15 e 19 anos fora da escola e desempregados. São 14% da população nessa situação, enquanto nas nações ricas não chega a 7%. (O Estado de São Paulo)

MEC aceita reivindicações da CNTE

Para firmar qualquer convênio com o MEC, os municípios e os estados deverão, como contrapartida, implantar o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

Além disso, o link com orientações sobre o pagamento do PSPN será retirado do site do Ministério da Educação.

As garantias foram apresentadas nesta quarta-feira (16) pelo ministro Fernando Haddad à diretoria da CNTE, durante audiência concedida logo após as manifestações em defesa do piso, que aconteceram em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao MEC.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Hoje PC do B realizará Conferência Municipal

Hoje, dia 17 de Setembro na cidade de Caicó será realizada a Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil (PC do B), que é uma preparação para o 12º Congresso do Partido. O partido Comunista do Brasil em Caicó vem se destacando na preocupação discuti junto a populaçao os grandes desafios que se impõe na presente sociedade Caicoense e a triste degradaçao dos direitos civis que são prejudicados pelos grupos politicos que não se preocupam em desenvolver um governo do povo e para o povo, como elenca a nossa Constituição. Aproveitando a oportundade será lançado o InformAtivo do Pcdob, apresentação do Programa Socialista para o Brasil e dentre outros a eleição da nova diretoria(2009/2011), a conferência será realizada a partir das 19h no Salão da Prevocacional, ao lado da Rádio Rural.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Roberto Germano tem mais um motivo para não votar em Wilma de Faria

O ex-prefeito Roberto Germano terá mais um motivo para não votar em Wilma de Faria para o senado da República.O PCdoB decidiu que vai lançar o jornalista Sávio Hackradt como candidato a senador.Roberto Germano já tinha declarado que não tinha compromisso com a governadora Wilma de Faria até porque a mesma não conversou com ele sobre o assunto.O ex-prefeito tem ressentimento da chefe do executivo potiguar que apoiou Bibi Costa na eleição passada na disputa pela prefeitura de Caicó.Agora com o PCdoB tendo candidato ao senado, só sobra o segundo voto de Roberto Germano para o senado que será destinado a Garibaldi Alves Filho.
Fonte: F. Gomes

Pedófilos poderão ser castrados

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve examinar, na próxima quarta-feira (16), proposta que cria o tratamento químico voluntário de controle da libido para o pedófilo condenado por estupro, atentado violento ao pudor e corrupção de menores quando esses crimes forem praticados contra pessoa com até 14 anos.
O condenado que aceitar o tratamento poderá ter a pena reduzida em um terço, mas terá que começar a terapia antes do livramento condicional, ficando sob tratamento até a expedição de laudo técnico ao Ministério Público e ao juiz de execução para demonstrar que os resultados foram alcançados.
A idéia original do autor do projeto em exame (PLS 552/07), senador Gerson Camata (PMDB-ES), era tornar impositiva a pena de castração química para indivíduos considerados pedófilos que cometessem as três modalidades de crimes contra menores de 14 anos. Porém, o relator da matéria, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ, optou por recomendar a adoção do tratamento hormonal voluntário. Sem isso, ele avaliou que a proposta seria inconstitucional.
O tratamento será mantido durante o período de livramento condicional, que não poderá ser inferior ao prazo indicado para a conclusão da terapia. Ainda na prisão, antes do tratamento químico hormonal, como parte do programa individualizador da pena, o condenado terá a chance de terapia alternativa que possa produzir efeitos análogos. Os resultados vão servir de critérios para realização ou não do tratamento hormonal.
No texto recomendado pelo relator, que está sendo examinado em decisão terminativa, o condenado que reincidir na prática dos mesmos crimes, já tendo feito anteriormente o tratamento de controle hormonal da libido, não poderá mais fazer a opção por essa terapia durante o cumprimento da nova pena.
Fonte: Agência do Senado

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Professor Luiz Carlos acusado de pedofilia, conseguiu liberdade provisória

O professor Luiz Carlos dos Santos que se encontrava preso na delegacia de polícia de Caicó, acusado de praticar atos libidinosos com crianças, foi posto em liberdade na noite de quinta-feira.O advogado Guerrison Andrade argumentou a questão da primariedade e do mesmo ser inocente.Por ser réu primário o professor vai aguardar a decisão da justiça em liberdade.O delegado Getúlio Medeiros disse que a justiça acatou a argumentação do advogado baseando-se nos princípios processuais penais para este tipo de processo.Assim como poderia acontecer como qualquer cidadão brasileiro, nessa situação, Luiz Carlos pode responder o crime em liberdade, segundo o delegado.Ele vai aguardar a decisão da justiça, fora da prisão.No final do processo, o juiz vai julgar se Luiz Carlos dos Santos é culpado ou inocente.

SINTE-RN realizará parada em defesa do piso salarial da educação

Nesta quarta-feira, dia 16, o SINTE-RN, realizará uma parada estadual. A parada faz parte do Dia Nacional de Luta em Defesa do Piso Salarial da Educação. No RN, o evento também terá outro caráter: a expressão da indignação dos profissionais da educação diante da quebra de compromissos por parte do Governo.
A movimentação acontecerá em Natal. A concentração começará às 13h00 com apresentações culturais na Praça Cívica. A partir das 15h haverá uma caminhada até a Praça Sete de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa e à Prefeitura de Natal. O encerramento, previsto para as 17h, será com o show político e cultural de Donizeti Lima. O SINTE-RN vai disponibilizar transporte para os manifestantes da Capital e do Interior.

sábado, 12 de setembro de 2009

Morre Juan Almeida Bosque, comandante da revolução cubana

HAVANA - Juan Almeida Bosque, um dos poucos que ostentavam o título de "Comandante da Revolução Cubana" e que mostrou uma lealdade ferrenha a Fidel Castro no calor do campo de batalha, morreu nesta sexta-feira (dia 11), após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele tinha 82 anos. O Conselho de Estado decretou luto nacional, ordenando que todas as bandeiras fossem hasteadas a meio mastro.
"O nome do comandante da Revolução Juan Almeida Bosque permanecerá para sempre no coração e na mente de nossos compatriotas, como paradigma de firmeza revolucionária, convicções sólidas, valentia, patriotismo e compromisso com nosso povo", expressou um comunicado oficial. O comandante foi ainda um colaborador próximo e amigo pessoal de Fidel e Raúl Castro, este último atual presidente após substituir seu irmão enfermo.
"É com profunda dor que a direção do Partido e do Estado informa ao nosso povo que o comandante da revolução Juan Almeida Bosque, membro do Escritório Político e vice-presidente do Conselho de Estado, faleceu nesta capital, às 11h30 (horário local) da noite desta sexta-feira, como consequência de uma parada cardiorrespiratória", informou uma nota oficial. O comunicado observou que não haveria cerimônia pública de velório, atendendo ao desejo do dirigente. Autoridades cubanas estavam organizando uma cerimônia para este domingo no monumento do herói cubano José Martí, na Praça da Revolução, em Havana, assim como em outros locais, como na Ilha da Juventude, onde Almeida ficou preso com os irmãos Castro, após participarem do assalto ao quartel Moncada, em 1953.
Almeida integrou-se à luta contra o regime ditatorial de Fulgêncio Batista, em março de 1952, quando era um estudante de Direito na Universidade de Havana, onde conheceu Fidel Castro, então um advogado formado e aspirante a promotor.
Almeida esteve ao lado de Castro em 26 de julho de 1953, quando o futuro presidente cubano liderou um ataque ao quartel de Moncada, uma força militar de Batista na cidade de Santiago de Cuba. A investida foi um fracasso e Almeida, assim como os irmãos Castro, foram presos e levados para a Isla de los Pinos, renomeada, posteriormente, de Isla de la Juventud (Ilha da Juventude). Mas aquele fracasso foi o primeiro passo importante rumo à Revolução Cubana, cinco anos e meio depois daquela data.
Almeida e os outros sobreviventes do ataque ao quartel foram libertados em maio de 1955, favorecidos por uma anistia dada a outros jovens revolucionários. Após a libertação, ele acompanhou os irmãos Castro no exílio no México, onde formaram uma guerrilha armada. Eles retornaram a Cuba em dezembro de 1956 no iate americano "Granma", que transportava um total de 82 combatentes, e lançaram batalhas da ilha de Sierra Maestra. Almeida, os irmãos Castro e Ernesto "Che Guevara" estiveram entre os 16 sobreviventes dos confrontos na ilha, nos quais vários rebeldes morreram nos confrontos com as tropas governamentais.
"Ninguém aqui desiste!", gritou para Guevara na ocasião, criando assim um dos slogans mais duradouros da Revolução. Como um líder guerrilheiro, Almeida dirigiu, posteriormente, a sua própria frente das operações militares no leste de Cuba.
Após Batista fugir de Havana no Ano Novo de 1959, Almeida ocupou diversos postos militares, desde chefe das unidades motorizadas até chefe da Força Aérea do Exército Revolucionário. Mais tarde, ele foi nomeado vice-ministro e chefe do staff das Forças Armadas Revolucionárias. Almeida era integrante do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba desde a sua criação em outubro de 1965. Tinha como tarefa receber novos embaixadores estrangeiros e dar as boas vindas a dirigentes estrangeiros visitantes. Ele desligou-se das atividades públicas em dezembro de 2003, após anunciar que sofria de problemas cardíacas. Almeida também compôs diversas músicas cubanas tradicionais e escreveu sobre seus anos na prisão e nas montanhas.
var keywords = "";

EUA divulgam lista de produtos com trabalho infantil e forçado. Brasil é citado em 13 setores

O escritório de assuntos internacionais do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou hoje uma lista global de produtos feitos com trabalho infantil e forçado. A lista inclui 122 produtos de 58 países e identifica mais problemas de trabalho infantil do que de escravo, baseado nas definições da Organização Internacional do Trabalho. O setor agropecuário predomina, seguido pela manufatura e a mineração. O Brasil é citado com ocorrência de trabalho infantil na produção de tijolos, cerâmica, algodão, calçados, mandioca, abacaxi, arroz, sisal e tabaco. No trabalho forçado em cana-de-açúcar e madeira. E em ambas as situações estão a criação de gado e a produção de carvão vegetal.
Segundo o governo dos EUA, o objetivo da lista é aumentar a consciência para promover esforços e eliminar essas práticas. Mas, vale lembrar que eles possuem legislação que impede a importação de produtos com trabalho infantil e escravo. Pelo o que pude apurar, as repercussões (de cunho protecionista ou não) podem ser maiores para os setores que estão listados com ocorrência de trabalho infantil.
“Tenho grande esperança que consumidores, empresas, governos, sindicatos e outros envolvidos usarão esta informação para traduzir seu poder econômico em força para o bem que irá, no final das contas, eliminar o trabalho infantil abusivo e o trabalho forçado”, declarou em nota a secretária de Trabalho dos EUA, Hilda Solis.
A lista inclui produção tanto do setor formal quanto do setor informal, mas deixou de fora o setor de serviços e bens produzidos nos Estados Unidos (ou seja, nada sobre a produção de milho ou tomate com mão-de-obra forçada de imigrantes ou o trabalho infantil em plantações de blueberry) e não identifica o nome de empresas envolvidas na produção dos itens listados. Segundo o anúncio, a lista não quer dizer que toda a produção de um determinado país é feita com essas formas de exploração que violam acordos internacionais, mas que elas representam incidência significativa dessas práticas no setor.
Os critérios usados na triagem foram: natureza da informação, data da informação (sete anos ou menos), fonte, margem de comprovação, significativa incidência do problema. Segundo os produtores da lista, se houve evidência de esforços para resolver o problema em determinado setor que culminaram na redução significativa do problema o país não foi incluído.
Alguns dados do relatório:
- Há 60 produtos agropecuários (com predominância para o algodão), 38 manufaturados (tijolos e tapeçarias em sua maioria) e 23 de mineração (principalmente ouro);- Os países com maior número de produtos listados são Índia (19), Burma (14), Bangladesh (13), Brasil (13), China (12) e Filipinas (12);- O Congo é listado por usar trabalho infantil na extração de produtos minerais como cobalto, cobre, diamantes e ouro;- Entre os esforços exemplares citados estão os programas que tratam do trabalho infantil na Índia, esforços de Gana e Costa do Marfim para resolver o trabalho infantil na produção de cacau, além de iniciativas da Zâmbia, Paquistão, Nepal e de governos da América do Sul.
O relatório cita o Brasil como exemplo de ataque aos problemas em várias frentes. Segundo ele, o país melhorou sua legislação, tornou leis efetivas, estabeleceu planos de ação tanto para o combate ao trabalho infantil quanto para o escravo e para o tráfico de pessoas, deu apoio a instituições privadas para combater esses problemas, tornou públicas campanhas de conscientização e deu assistência às vítimas. O país também participou de programas bilaterais e multilaterais de combate a esses problemas com países vizinhos. De acordo com o relatório, o governo brasileiro dá transparência ao processo, garantindo que os dados das fiscalizações do trabalho estejam disponíveis.

Vasco derrota Paraná e reassume a liderança da Série B

O Vasco derrotou o Paraná por 2 a 1, em partida disputada na noite desta sexta-feira, em São Januário, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com o resultado, a equipe comandada por Dorival Júnior reassumiu a liderança da competição com 46 pontos ganhos, três a mais do que o Guarani. Já o Paraná segue em 13º com 28 pontos e ainda pode cair na tabela depois dos jogos deste sábado.
A partida foi marcada por muitos lances violentos e o Vasco, que atuou desfalcado de Carlos Alberto, recebeu seis cartões amarelos, além de ter Philippe Coutinho expulso no começo do segundo tempo. Já o Paraná, que recebeu cinco cartões e foi dirigido por um técnico interino, entrou para se defender e não soube se aproveitar a vantagem numérica para tentar melhor sorte na partida.Na próxima rodada, o Vasco vai enfrentar o São Caetano, no Anacleto Campanella. Já o Paraná recebe o Juventude, no Durival de Brito.

Cerca de mil estudantes da zona rural vão ficar sem transporte a partir de segunda-feira(14/09)

Cerca de quase mil alunos, da zona rural do município de Caicó, deve ficar sem acesso a sala de aula a partir de segunda-feira.O prejuízo vai se dar porque mais uma vez a Secretaria Estadual de Educação, diga-se, Governo do Estado, não resolveu em definitivo a situação dos contratos dos transportes responsáveis pela locomoção dos estudantes que residem na zona rural e estudam na rede estadual de ensino em Caicó.O episódio se deu início desde o primeiro dia do ano letivo de 2009, a licitação feita pelo referido órgão da administração estadual foi alvo de uma ação judicial impetrada por uma empresa contra o pregão eletrônico, depois de vários dias sem transporte para esses estudantes, foi feito um contrato emergencial com a Cooperativa de Transporte Escolar - COOPETESE, por um período de 90 dias, para resolver temporariamente o problema, passado esse período e sem a realização de uma nova licitação, na próxima segunda-feira, nossos estudantes que residem na zona rural e precisam viajar para o centro de Caicó, mais uma vez vão ficar sem acesso a escola.
Obs: Todo ano a mesma coisa Governadora?

Economia brasileira sobrevive graças ao consumidor, diz Lula

O Brasil está mais preparado do que países considerados desenvolvidos para enfrentar a crise econômica e um dos motivos é o consumidor, segundo afirmação do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
"Graças ao povo brasileiro e, sobretudo, a parte mais pobre desse País, a economia sobreviveu com o comércio crescendo praticamente durante 23 meses seguidos", disse o presidente, conforme publicado pela Agência Brasil, durante pronunciamento em Ipojuca, no estado de Pernambuco.
Opinião semelhante à do presidente tem a economista do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Rebeca Palis. "O consumo das famílias nunca deixou de crescer, mas a taxa de crescimento tinha desacelerado. Agora, voltou a acelerar. Isso faz diferença, porque esse é o componente que mais influencia o PIB [Produto Interno Bruto]".
PIB
Segundo dados do IBGE, divulgados na manhã desta sexta-feira (11), o consumo das famílias foi o grande responsável pelo avanço de 1,9% do PIB brasileiro no segundo trimestre do ano.
No período, as famílias brasileiras gastaram 2,1% a mais do que nos três primeiros meses de 2009.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Pesquisa para corrida presidencial

Temos que lutar para que uma dessas mulheres ganhe desse careca, que representa o atraso da política brasileira.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Governo Vilma manipula dados e aplica golpe contra a educação

Está confirmado: a antecipação do Piso Nacional, foi feita levando em conta a remuneração bruta, ou seja, só teve direito a antecipação o professor que tem um salário bruto de até R$ 720,00. Para a Secretaria de Educação o governo está cumprindo o compromisso uma vez que o piso está sendo pago como complemento salarial dentro do contracheque, já que não é visto como vencimento. “O Piso Nacional, só será pago como vencimento no RN, quando sair sentença final do Supremo Tribunal Federal”, .ressaltou Pedro Guedes. Essa informação foi confirmada por ele a uma comissão do Sinte-RN.
Para o Sinte-RN trata-se de mais um golpe do Governo contra os compromissos negociados na última greve e, não está descartada o retorno da greve.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ensino religioso: acordo Brasil - Santa Sé ameaça laicidade do Estado

Na noite da quarta-feira (26/8) foi aprovada, na Câmara dos Deputados, a proposta de Concordata (Acordo) entre o Brasil e a Santa Sé (Projeto de Decreto Legislativo n° 1736/2009). Assinado em novembro de 2008 sob o argumento de regulamentar “o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil”, o documento, na verdade, dispõe sobre uma série de direitos fundamentais associados à liberdade de crença e culto, ferindo o princípio da laicidade estatal. Uma das principais vertentes do texto é justamente a previsão de ensino confessional nas escolas públicas, “católico e de outras confissões” (art.11).

EM PLENA FLORESTA, PROFESSORES SATERÉ MAUÉ SE FORMAM COM BECA E JURAMENTO

Sob o escaldante sol da Amazônia, 39 indígenas da etnia sateré maué comemoraram o 7 de setembro de um jeito diferente. Na comunidade do Marau, localizada a pouco mais de duas horas de lancha do município de Maués (a 269 km de Manaus), o grupo se transformou na primeira turma indígena da secular Ufam (Universidade Federal do Amazonas) a receber um diploma de nível superior. Para celebrar a data, uma festa de formatura com direito a beca e juramento foi montada na própria aldeia onde vive a maioria dos formandos.
Maués tem uma população de aproximadamente 49 mil habitantes dos quais ao menos 5 mil são indígenas da etnia Sateré Maué. Eles são conhecidos pelo manuseio do guaraná, planta que é cultivada no município e vendida como matéria-prima de refrigerantes e como estimulante natural. A conquista dos índios sateré-maué tem algo de emblemático. Eles vivem afastados dos grandes centros urbanos e a única chance de conseguirem formação em nível superior restringia-se a deixar as aldeias em direção a cidades próximas como Maués, Parintins ou Manaus. Para o coordenador de educação indígena de Maués, Euro Alves, esse "êxodo" seria prejudicial aos 1.976 alunos indígenas do município. "Temos poucos professores. Se eles saíssem para estudar, traria um prejuízo enorme pra gente", diz. A saída encontrada pela prefeitura de Maués foi levar a formação até os indígenas. Um convênio com a Ufam firmado em 2004 resolveu, em parte, o problema. A universidade levou professores do curso de licenciatura plena em ciências naturais para dentro da floresta.
Durante quatro anos, os indígenas passaram suas férias na comunidade Paraíso, uma instalação erguida na selva por missionários católicos. Lá, quase todas as 54 disciplinas do curso foram ministradas. Durante meses, os índios deixavam suas aldeias para frequentarem as aulas. Algumas "cadeiras" que demandavam mais infra-estrutura, como informática, foram ministradas na sede do município. "Foi muito cansativo. A gente não teve férias. Quando não estava na sala dando aula, estava na sala tendo aula", brinca a formanda Aliete Maria da Silva, 32. O responsável pela turma indígena, professor Takeshi Matsuura, 35, diz que essa foi uma das experiências pedagógicas mais enriquecedoras de sua vida. "Eu nunca tinha trabalhado com índios. Eles se mostraram alunos exemplares", elogia Takeshi. Ele explica que o curso de ciências naturais repassou noções de biologia, química, física, informática além de outras disciplinas. Com essa formação, garante, "os formandos poderão ministrar o ensino indígena com melhor qualidade". O coordenador administrativo do programa especial de formação docente da Ufam, José Felício da Silva, admite, porém, que a formação dada aos professores do Marau é generalista se comparada a dos professores que atuam nas cidades. "Realmente, é uma formação genérica, mas temos que levar em consideração a carência dessas populações. Com certeza, agora, os professores estão mais bem preparados que antes e vão poder dar aulas melhores", afirma Felício.
Formatura
Ao contrário do que se pode imaginar, a festa de formatura dos saterés não teve rituais com índios trajando cocares e tocando flautas. Os formandos vestiam becas negras como qualquer aluno do mundo. No cardápio, em vez de um buffet tradicional, o menu trazia carne de boi assada e sapó, um preparado de água e pó de guaraná ralado na língua do pirarucu, o maior peixe de água doce do mundo. A bebida, dizem, tem efeito estimulante. A região do rio Marau, onde houve a formatura, tem pouco mais de 3,2 mil índios saterés é composta por pequenas comunidades de casas de madeira cobertas com palha. Há muito tempo os saterés deixaram de viver em malocas. Na maioria das comunidades indígenas da Amazônia, as malocas foram combatidas por missionários religiosos que viam as casas coletivas como redutos de "promiscuidade". Na comunidade do Marau, a maior parte da população divide-se entre católicos e evangélicos. As habitações ficam no alto de um pequeno morro e se dispõem ao longo de quase um quilômetro mata adentro. Uma das únicas construções de alvenaria do local é a escola municipal indígena, que atende os alunos das redondezas. Além das iguarias, o toque indígena da cerimônia de formatura ficou por conta do juramento. Cristina Santos de Souza lia o texto em português enquanto Madalena Alves Alves traduzia e repetia o texto na língua materna dos sateré. Em coro, os demais formandos repetiam as frases em sateré mostrando que o cerne da cultura local ainda resiste ao contato de mais de 300 anos com o homem branco.
Dificuldades
Ministrar um curso superior na selva não é tarefa fácil, garante Takeshi Matsuura. Para ele, a principal dificuldade enfrentada por alunos e professores infraestrutura para as aulas. "O deslocamento era muito grande e nós vivíamos num esquema de confinamento. Ficávamos lá durante algumas semanas dando as aulas. Foi muito puxado", explica.Takeshi diz que houve uma seleção criteriosa para a escolha do corpo docente. "Não queríamos alguém para doutrinar os índios. Nós viemos para ensinar como as coisas funcionam no mundo dos brancos. Se eles entenderem que isso funciona para eles, tudo bem, se não, eles ignoram e está tudo certo. Não viemos 'catequizar' ninguém", afirma. Aristíade Michiles, 62, é o formando mais velho da turma. Atua como professor há 15 anos nas comunidades indígenas do rio Marau. Diz que virou professor porque viu que sua comunidade era carente em educação. "Quando eu comecei a dar aula, a maioria dos mais novos tinha que sair da aldeia para completar os estudos. E quando eles saem da aldeia, muitos não voltam e isso é ruim para o nosso povo", diz Aristíade. Euro Alves afirma que a graduação dos 39 professores indígenas deve minimizar o êxodo de alunos. " A educação é a principal porta de saída dos nossos índios para a cidade. Essa formatura é muito importante para nós porque sinaliza uma possibilidade de formação melhor para os nossos mais novos", explica. Durante quatro anos, os indígenas passaram suas férias na comunidade Paraíso, uma instalação erguida na selva por missionários católicos. Lá, quase todas as 54 disciplinas do curso foram ministradas. Durante meses, os índios deixavam suas aldeias para frequentarem as aulas. Algumas "cadeiras" que demandavam mais infra-estrutura, como informática, foram ministradas na sede do município. "Foi muito cansativo. A gente não teve férias. Quando não estava na sala dando aula, estava na sala tendo aula", brinca a formanda Aliete Maria da Silva, 32. O responsável pela turma indígena, professor Takeshi Matsuura, 35, diz que essa foi uma das experiências pedagógicas mais enriquecedoras de sua vida. "Eu nunca tinha trabalhado com índios. Eles se mostraram alunos exemplares", elogia Takeshi. Ele explica que o curso de ciências naturais repassou noções de biologia, química, física, informática além de outras disciplinas. Com essa formação, garante, "os formandos poderão ministrar o ensino indígena com melhor qualidade". O coordenador administrativo do programa especial de formação docente da Ufam, José Felício da Silva, admite, porém, que a formação dada aos professores do Marau é generalista se comparada a dos professores que atuam nas cidades. "Realmente, é uma formação genérica, mas temos que levar em consideração a carência dessas populações. Com certeza, agora, os professores estão mais bem preparados que antes e vão poder dar aulas melhores", afirma Felício.

OCDE: investimento por aluno é quatro vezes menor no Brasil

Relatório divulgado nesta terça pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que o gasto médio por estudante na educação básica entre os países-membros é de US$ 6,4 mil. No Brasil, o custo com um aluno da mesma etapa é quatro vezes menor: US$ 1,5 mil.
Os dados são referentes aos anos de 2006 e 2007. Participaram do estudo os 30 países membros da OCDE e um grupo de associados que inclui Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Japão, Chile, entre outros.
Na chamada educação secundária, equivalente ao ensino médio, o gasto médio dos países da OCDE por estudante é de US$ 8 mil, cinco vezes o valor investido no Brasil. No ensino superior, o valor investido pelo país é mais próximo ao gasto dos países da organização: US$ 10.067 contra US$ 12.226.
O estudo diz ainda que, nos países da OCDE, 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB) é o percentual médio investido em educação. No Brasil, em 2006, foi investido 4,9% do PIB para cobrir todas as etapas de ensino.
De acordo com a organização, "os gastos nas instituições de ensino como percentual em relação ao PIB mostram como um país prioriza a educação".
De 2000 a 2006, o investimento em educação nos países da OCDE, combinando todos os níveis de ensino, aumentou, em média, 23%. Nesse mesmo país, segundo o relatório, o Brasil elevou os gastos em 57%.

Ensino superior eleva renda do brasileiro em 100%, diz OCDE

Na maioria dos 30 países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a conclusão do ensino superior aumenta em 50% a renda dos trabalhadores. No Brasil, os ganhos excedem 100%. É o que aponta o relatório Panorama da Educação, divulgado nesta terça pelo órgão.
O relatório destaca que, diante da crise econômica mundial, investimentos em educação podem ajudar os países a se recuperar. Os dados são referentes aos anos de 2006 e 2007. Participaram do estudo os membros da OCDE e um grupo de países associados que inclui, além do Brasil, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Japão, Chile e México.
Os ganhos para aqueles que concluem a educação secundária, equivalente ao ensino médio brasileiro, aumentam em 50% em 17 dos 28 países. Percentual semelhante é registrado no Brasil.
O relatório aponta ainda que as taxas de conclusão da educação secundária entre os adultos (de 25 a 64 anos) na maioria dos países analisados é de 60%. O número é bem inferior ao verificado no Brasil, onde 63% da população na mesma faixa etária não concluiu esse nível de ensino.
Em média, 34% da população jovem entre 25 e 34 anos dos países membros e parceiros concluiu o ensino superior. O relatório aponta que no Brasil esse índice é bastante inferior: apenas 10% dos jovens terminam a etapa.
Agência Brasil

Conheça os 10 cursos com melhores notas no ENADE

O curso de Engenharia Eletrônica do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) conquistou a maior nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2008. A avaliação do Ministério da Educação (MEC) foi divulgada nesta quinta-feira. Veja abaixo os 10 melhores colocados - todos obtiveram nota 5 (cinco) no conceito Enade.
1- Engenharia Eletrônica: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2- Matemática: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Guaratinguetá -SP 3- Letras: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 4- Engenharia Agrícola: Universidade Federal de Lavras (UFLA) 5- Computação e Informática: Bacharelado em ciência da computação: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 6- Computação e Informática: Bacharelado em ciência da computação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 7- Engenharia: Instituto Militar de Engenharia 8- Matemática: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Ilha Solteira-SP 9- Letras: Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) 10- Engenharia Telecomunicações: Instituto Militar de Engenharia.
Estes cursos também obtiveram melhores notas no CPC Contínuo - indicador composto pela nota obtida pelo curso no Enade, além de outros fatores que contribuem para a qualidade da formação do aluno, como o corpo docente, a infraestrtura e o projeto pedagógico da instituição. A nota do exame vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insatisfatórios, 3 razoável e 4 e 5 bons. Veja aqui a lista completa.
Os Estados com maior quantidade de graduações de baixa qualidade (com CPC 1 e 2) são Amazonas, Amapá, de Alagoas, Sergipe, Goiás e o Distrito Federal. No DF, os cursos com conceito insatisfatório são 42% da oferta.
O Rio de Janeiro obteve o maior percentual de cursos com CPC 5 (4,29%), além de Distrito Federal (2,68%), Minas Gerais (2,17%), Mato Grosso do Sul (2,17%) e do Rio Grande do Norte (2,11%).
No total são 7.329 os cursos avaliados, nas áreas de Matemática, Letras, Física, Química, Biologia, Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, História, Geografia, Filosofia, Computação, Ciências Sociais e Engenharia, além de cursos da área de Tecnologia em Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Construção de Edifícios, Fabricação Mecânica, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Redação Terra

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Pressão alta é relacionada a problemas de memória na meia-idade

A hipertensão pode levar a infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência renal terminal. E, de acordo com pesquisa publicada na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia, também está ligada à maior propensão de desenvolver déficit cognitivo (de conhecimento) e problemas de memória e de habilidade de pensamento em quem está na meia-idade.
O estudo envolveu cerca de 20 mil pessoas a partir de 45 anos que nunca haviam tido um AVC ou mini-AVC. Desse total, 49,6% tomavam medicamentos para pressão alta e 7,6% apresentaram prejuízo cognitivo.
Os resultados apontam que a pressão diastólica elevada (menor número da leitura da pressão) leva ao enfraquecimento de pequenas artérias do cérebro, o que pode resultar no desenvolvimento de áreas de lesão cerebral. Para cada aumento de 10 pontos na leitura, as chances de ter problemas cognitivos se mostraram 7% mais altas.
"É possível que, com a prevenção ou o tratamento de pressão alta, nós poderíamos evitar o prejuízo cognitivo, que pode ser um precursor para a demência", disse o autor do estudo, Georgios Tsivgoulis, da Universidade do Alabama em Birmingham e membro da Academia Americana de Neurologia, ao site Science Daily.
Os cientistas avisam que mais pesquisas são necessárias para confirmar a relação entre hipertensão e os problemas cognitivos.
HipertensãoOs adultos são os mais atingidos pela hipertensão - cerca de 30%, como informa a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Mais de 50% das pessoas na faixa da terceira idade têm pressão alta. No Brasil, a doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
As dicas de prevenção e controle da patologia são manter uma alimentação equilibrada, evitar a obesidade e o sedentarismo, medir a pressão pelo menos uma vez por ano, reduzir o consumo de álcool (se possível, abandoná-lo), deixar de lado o tabagismo e não se estressar. Vale lembrar que os hipertensos não podem parar o tratamento, que é para a vida toda.

Patricia Zwipp

Hitler, Stalin e Hussein = vírus HIV

A campanha de prevenção a Aids, criada pela agência alemã Regenbogen, com o conceito ´´A Aids é um assassino em massa´´ está provocando a maior polêmica graças ao uso de imagens de Adolf Hitler, Josef Stalin e Saddam Hussein nas peças publicitárias.
Os personagens foram escolhidos por serem os assassinos em massa mais famosos da história recente e servirem como metáforas para a letalidade do vírus HIV e a falta de prevenção ao sexo.
A campanha, que já está sendo veiculada na Alemanha, inclui o vídeo de 45 segundos – que só pode ser exibido por emissoras de TV e cinemas a partir das 21h – e pôsteres nos quais Saddam Hussein e Josef Stalin também aparecem em cenas de sexo com mulheres. A ideia da agência era mostrar que a doença dizima tanto quanto os ditadores o fizeram. Todos os anúncios trazem o seguinte slogan: Aids é uma assassina de massas.
Organizações que representam portadores do vírus HIV na Europa criticaram o trabalho, alegando que só faz aumentar o estigma das vítimas da doença. Eles também reclamam que os anúncios não trazem dicas de prevenção, como o uso de camisinha em relações sexuais. A agência de publicidade rebateu as críticas:
“Se faz as pessoas acordarem para os perigos do sexo sem proteção, cumprimos nossa missão” disse Dirk Silz, diretor de criação da campanha.

Até 2050, 30% dos brasileiros terão 60 anos ou mais

Em 2040, o Brasil terá 55 milhões de pessoas consideradas da "melhor idade", expressão sem o mínimo de verdade. Porque se, para uns poucos, o avançar dos anos dá mais de tempo para as coisas que antes não podiam fazer, para todos, o corpo traz problemas de saúde.Apesar de eu também não acreditar no número - alguém explica como se chegou a ele? -, dizem que seremos 55.555.895 brasileiros (27% do total) com mais de 60 anos, 13 milhões deles acima dos 80.Mas é o que está no livro "Envelhecimento e Dependência: Desafios para a Organização da Proteção Social", trabalho de quatro pesquisadoras do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) numa série de estudos do Ministério da Previdência.
Um em cada quatro serão idosos
Tem crescido de modo geral o segmento dos com 60 anos, com destaque para os com 80 anos ou mais. Projeções da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), da Organização das Nações Unidas (ONU), indicam que os idosos, que representavam 7,9% da população total em 2000, passarão a 22,6% em 2050, quando uma de cada quatro pessoas na região estará nessa faixa de idade.No Brasil, o número de idosos subiu 100% entre 1950 e 2000. As estimativas apontam para um aumento significativo nas próximas décadas, chegando-se em 2050 a cerca de 30% da população. O crescimento do total daqueles acima de 80 anos é ainda mais expressivo. Entre 1950 e 1980, eles representavam em torno de 0,5%. Em 2000, passaram a 1% e em 2050 deverão ser 6% dos brasileiros.
Benefícios e serviços oferecidosNa Alemanha, há benefícios em dinheiro para os mais idosos, com valores-padrão dependendo da necessidade. Os cuidados em casa são apoio para as atividades básicas de cuidado pessoal (levantar-se da cama, vestir-se, tomar banho) e para a limpeza, a preparação de alimentos etc. Fora de casa há cuidados de longo e médio prazo - e até um dia em centros adequados.No Japão, em casa, destacam-se o auxílio no banho, cuidados de enfermagem, reabilitação, visita de médicos e dentistas e adaptação da residência às necessidades pessoais. Os fora de casa são como na Alemanha.Na Europa, há inclusive apoio aos cuidadores informais, como familiares, amigos e vizinhos de idosos. Na Alemanha, por exemplo, eles têm seguro de acidentes de trabalho e contribuição para aposentadoria. No Reino Unido, há benefício em dinheiro, além de orientação a respeito das condições de seu próprio trabalho. Outros países dão assistência psicológica e pausas no trabalho, por causa do desgaste físico e emocional. Na Suécia, os familiares cuidadores das pessoas com doenças terminais podem se ausentar do trabalho por 60 dias.No Brasil, 23% das famílias têm pessoas da terceira idade. Pouco mais de 10% dos idosos vivem sós, sendo que 73% vivem em famílias compostas em sua maioria por adultos. Apenas 13% dos brasileiros com 60 anos ou mais vivem em famílias com renda abaixo de um salário mínimo. Do total da renda daqueles nessa faixa etária, 67% vêm de benefícios previdenciários e assistenciais. Este percentual é de 83% no caso dos com mais de 80 anos.O estudo do Ipea cita como nossos principais desafios ampliar o conhecimento sobre a dependência associada ao envelhecimento, com a identificação dos idosos nessa situação e de suas principais necessidades; dar continuidade na ampliação da cobertura dos benefícios monetários; ampliar a oferta de serviços assistenciais e de saúde especializados à pessoa idosa dependente no âmbito da seguridade social; garantir qualidade aos cuidados institucionais prestados aos dependentes; avaliar a atuação das famílias e suas necessidade de apoio no cuidado do dependente, tendo em vista as transformações por que passam e sua grande heterogeneidade socioeconômica; e dar apoio, atenção e garantir acesso à proteção social aos cuidadores informais.
Por Engel Paschoal

Hamas obriga mulheres a vestir véu islâmico nas escolas

Grupos pró-direitos humanos denunciam que o movimento islâmico palestino Hamas está obrigando mulheres a usar o véu (hijab) e os trajes tradicionais (jibab) para ir às escolas. Os ativistas pró-direitos humanos acusam o Hamas de fazer com que meninas de 14 a 18 anos e professoras usem as vestimentas tradicionais, sem que isso tenha sido aprovado por lei, o que provocou muitas críticas dentro e fora da Faixa de Gaza.O porta-voz do Governo do Hamas em Gaza, Taher ao Nunu, no entanto, nega que existam ordens do movimento para que as jovens se vistam de acordo com a lei islâmica.

Professores de 64 municípios já podem financiar compra de computador pela Caixa

Professores das redes pública e privada de qualquer nível de ensino de 64 municípios já podem obter crédito para a compra de computadores portáteis. O financiamento faz parte do Programa Brasileiro de Inclusão Digital do governo federal.Os computadores serão financiados pela Caixa Econômica por meio de três linhas de crédito: consignação em folha, Computador para Todos e Financiamento de Equipamentos de Informática (BCD), com prazos que variam entre 6 e 24 meses e taxas de 1,89% a 2,2% ao mês.A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) ficará responsável pela operacionalização do programa, disponibilização dos meios para o registro, gestão, rastreabilidade e entrega dos pedidos de soluções de informática para os professores e pela logística de pedido e entrega do equipamento.Entre os 64 municípios que serão contempladas com financiamento da Caixa nesta primeira etapa, estão aqueles que obtiveram maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em cada um dos estados (um em cada unidade da Federação, exceto o Distrito Federal). Também fazem parte desse grupo as cidades que mais se destacaram na pesquisa sobre Redes de Aprendizagem, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Ministério da Educação. A lista dos municípios está disponível no site dos Correios.Os equipamentos que serão financiados possuem valor máximo de venda de R$ 1,4 mil e devem ser escolhidos também pelo site.Os professores poderão financiar a aquisição nas agências da Caixa situadas nos municípios selecionados. Para fazer a avaliação de crédito na agência bancária, o professor deve levar: documento de identidade e CPF, comprovantes de renda e de endereço, declaração da instituição de ensino, contendo o código Inep e código do equipamento escolhido no site.
Kelly Oliveira Repórter da Agência Brasil.

"Não dá para negar que o mercado para os negros é bem mais fechado", diz Taís Araújo


Desde que começou sua carreira, Taís Araújo queria fazer uma novela de Manoel Carlos. Os anos passaram e bons papéis não lhe faltaram. Mas a atriz sonhava com o dia em que o celebrado autor a chamaria para um trabalho. E a espera valeu a pena: no início deste ano, Maneco não só a convidou para sua nova novela, "Viver a Vida", como também para interpretar a Helena, protagonista de sua história. Taís, que estava morando em Paris para estudar francês, não pensou duas vezes. Arrumou as malas e voltou para o Brasil. "Fazer a novela já seria demais. A Helena, então, era um sonho que desejei tanto, esperei tanto... Aceitei na hora. É uma fase tão boa... Se melhorar, estraga", derrete-se.