domingo, 24 de maio de 2009

MANIFESTO

EM DEFESA DE UM SINTE RENOVADO, DEMOCRÁTICO, INDEPENDENTE, UNIDO E DE LUTAS
Aos trabalhadores e trabalhadoras em educação:
Vivemos uma situação de verdadeiro abandono da educação pública do RN. A destruição da escola pública é notória e extremamente agressiva. A falta de professores e funcionários, com grande presença de estagiários em sala de aula, é apenas um dos elementos que demonstram o sucateamento a que está sendo submetido o ensino público.
Bibliotecas, salas de informática e estrutura física decadentes, baixos índices de aprendizagem, docentes desmotivados e acometidos de doenças profissionais são hoje, infelizmente, as condições da educação em nosso Estado.
Triste realidade da educação
Além disso, assistimos a cenas de desvalorização e desrespeito com os profissionais da educação: salários defasados, direitos como licenças e promoção de nível e de letra negados aos professores e aposentadorias tardias, dentre outros problemas. E a apatia, a pouca participação das famílias e da sociedade na vida escolar e nos movimentos em defesa da educação pública agravam essa triste realidade.
Tudo isso ainda se torna pior com a crise mundial gerada pelo capitalismo, obra da ganância dos mais ricos que agora querem que a classe trabalhadora pague a conta. E o povo já começou a arcar com esse ônus. Muitos governantes suspendem investimentos que poderiam ser direcionados para políticas sociais, afetando a qualidade dos serviços prestados à população, e a educação é uma das áreas que mais sofre ameaçada por corte de recursos.
E o Sinte?
Diante desse quadro, o Sinte, que deveria ser uma trincheira de luta e de avanço para a causa da educação, mostra-se uma entidade fechada, antidemocrática, controlada e dominada por um único grupo da CUT desde 1983, com diretores por mais de 20 anos.
Posturas desagregadoras e excludentes fizeram com que vários setores da direção, da categoria e de outras entidades se afastassem e buscassem construir uma alternativa mais avançada e coerente com princípios e valores classistas e democráticos.O desmonte de uma
Entidade
O Sinte é hoje uma entidade distante dos reais interesses da categoria e da sociedade, pois confunde consciência política e participação com partidarização. Também se coloca afastado das lutas com outras categorias, sindicatos e movimentos sociais. Não promove sequer uma campanha salarial bem-preparada, com sensibilização, mobilização e inovação, mas utiliza métodos inadequados e ultrapassados, que não mais envolvem a categoria.
É uma entidade que não zela por seu patrimônio: a sede está sucateada, sem organização nem espaço para acolhimento da categoria. As paredes estão destruídas e têm infiltrações; a calçada, totalmente depredada; o auditório, sem equipamento e acústica. A CTE foi reformada, mas não possui estrutura ou equipamentos (ventiladores, armários, uma simples mesa de cozinha, computadores, gerência, etc.). Também foi abandonada a área de lazer de Ponta Negra, que está sem projeto de utilização.
O Sinte não mantém sequer uma página na internet, tem a informação deficiente e centralizada, sem estrutura, que não atende às necessidades da categoria. Também a assistência jurídica é pouco eficiente e eficaz.
Reconstruir o sindicato – retomar a luta
É possível mudar e melhorar a educação? Sim, com a luta firme da categoria e da sociedade para assegurar e garantir grandes e permanentes investimentos na construção de uma educação pública de qualidade, assegurando o controle social através dos conselhos, comissões e fóruns.
Mas para isso necessitamos de um Sinte forte, que realmente represente os interesses da categoria, da educação e da sociedade. Precisamos desenvolver campanhas e jornadas criativas e participativas com vistas a resgatar a remuneração, valorização, o respeito e a dignidade dos trabalhadores. Lutar emergencialmente para recuperar os direitos legais e constitucionais como aposentadorias, licenças, promoções, piso salarial digno e outros. A paridade entre ativos e aposentados, a inclusão dos educadores infantis no Plano de carreira do magistério e uma maior inserção dos funcionários de escolas nas lutas da educação e em defesa de seus direitos.
É mais do que urgente renovar a direção de nossa entidade, com novas idéias, propostas, condutas e valores, e assegurar a mais ampla democracia e participação da categoria na vida do sindicato. Respeito e cumprimento do Estatuto e das deliberações da categoria em suas instâncias. Despartidarizar as ações e campanhas salariais, tendo sempre como foco a categoria, garantindo autonomia e independência do Sinte frente aos partidos e governos. Investir na formação da categoria e da diretoria com vistas à renovação de quadros e lideranças. Inserir o sindicato na luta social em geral e na solidariedade às outras categorias.
Luta e organização
Por fim, é também preciso investir na preservação, conservação e otimização de nosso patrimônio, visando oferecer serviços de qualidade, atender mais e melhor nossa categoria. Garantir um bom e eficiente atendimento nas áreas funcional, jurídica e social, mantendo o sindicato, os núcleos regionais e os profissionais da educação permanentemente atualizados e informados de todos os acontecimentos.
Tudo isso só se faz com muita disposição de luta, dedicação e organização. E é a isso que nos propomos, nós que assinamos este manifesto, e a essas idéias conclamamos os profissionais da educação no Rio Grande do Norte.
ASSINAM ESSE MANIFESTO:
João Oliveira - Natal, Socorro Freitas - Caicó, Aldeirton Pereira - Mossoró, Miriam Estevam – Santa Cruz, Pedro Filho - Apodí, José Cardoso (Zezé) Umarizal, Rosália Fernandes, Olívia Florêncio, Wagner Douglas, João Pessoa - Natal -– DIREÇÃO ESTADUAL E REGIONAIS DO SINTE Renier Luiz, Eliana Torres, Jussara Quirino, Dedé Costa, Aparecida Carlos, Antonio Alci, Vânia Lúcia, Denise Barbosa, Maria Elizabete, Carlos Mossoró, José Figueredo, Marisa Santos, Rozângela Câmara, Nilsa Medeiros, Goretti Gonçalves, Roberto Júnior, Ana Horácio, e muito mais – NATAL Miriam Rocha, João Batista, Luciene Urbano, Jocelin – PARNAMIRIM Wendell Jeferson, Maria Ionara, Irene, Vanusa – SÃO GONÇALO Maria Mariz, Manuel Barbosa (Manu), Jane Maiz, Lúcia de Fátima, Maria rosa – CAICÓ Maria do Carmo Leal, Edson de França, Pereira Diniz – MOSSORÓ Helena Lúcia e Jacira Sousa – APODÍ

Eleição do SINTE-RN (dia 17/06/2009)


Agora é chapa 3: chegou a nossa vez
*Vejam a composição da chapa 3CONSELHO DIRETORCOORDENAÇÃO GERALJoão Maria de Oliveira - NatalRenier Luiz Martins Mendes - NatalMaria do Socorro Freitas - CaicóDIRETORIA DE ORGANIZAÇÃOEliana Torres dos Santos - NatalJosé Aldeirton Pereira - MossoróOlívia Florêncio de Carvalho - NatalDIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇASRosália Maria Fernandes da Silva - NatalJoão pessoa - NatalAparecida Carlos de Araújo - NatalDIRETORIA DE LEGISLAÇÃO E DEFESA DO TRABALHADOR EM EDUCAÇÃOJoaquim Alves Pereira Júnior - NatalMaria Sueleide da Silva Galdino - NatalDIRETORIA DE COMUNICAÇÃOWagner Douglas Artur do Nascimento - NatalMaria José de Souza (Bezinha) - MontanhasDIRETORIA DE RELAÇÕES SINDICAIS E INTERIORJosé Cardoso Sobrinho ( Zezé )José Pereira Diniz - MossoróDIRETORIA DE FORMAÇÃO SINDICAL E EDUCACIONAL Roberto Sérgio Fernandes Silva – CaicóMiriam Estevam de Freitas – Santa CruzDIRETORIA DE CULTURA E LAZERFábio Alexandre Araújo dos Santos – NatalAldecir Bezerra júnior – Apodi

DIRETORIA DE ORGANIZAÇÃO DA CAPITALDenise Barbosa Bezerra – NatalAlexander Brito Barbosa – NatalJosé Oliveira da Costa - NatalDIRETORIA DE RELAÇÕES DE GÊNEROMiriam Estevam da Rocha – ParnamirimMaria do Carmo Andrade Leal - MossoróDIRETORIA DE APOSENTADOSMaria Elizabete nogueira de Lima Silva – NatalExpedito Freire do Nascimento – NatalDIRETORIA DE OGANIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃOReginaldo Dantas do Nascimento – NatalAdairton Medeiros Barbosa – NatalSUPLENTESAntonio Alci do Nascimento - NatalMaria Goretti Ferreira Gonçalves - NatalFrancisco das Chagas Carlos de Sales (Fusca) – Santa CruzEdson Moreno da Silva – Serra do MelMário Gomes de Oliveira – São GonçaloAntonio Geovânio de Souza - MossoróJoseana Xavier Cavalcante - NatalREPRESENTANTE DA CHAPA NA COMISSÃO ELEITORALCarlos Albérico de Medeiros - NatalAlexandre Domingos da Silva - NatalCONSELHO FISCALJosé Antonio Figueredo - NatalFernando César Câmara – MossoróJussara Quirino da Cunha – NatalMaria Vanda Alves – NatalRonnyvaldo Soares de Freitas – NatalVânia Lúcia de Lima - Natal

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Marx e a educação

Karl Marx e a educação - Entendia a educação na sociedade capitalista como uma forma de reprodução das desigualdades. Poque ela serve pra disseminar a ideologia da classe dominante. A escola é uma instituição a serviço do estado (super-estrutura). O estado, por sua vez, serve a classe dominante. O modelo correto seria não de preparar o individuo para uma determinada função, atividades, mas sim unir trabalho-educação, para conhecer todo o processo de produção . receber ensino-intelectual humanístico (que o leve a reflexão); conhecimento do ensino físico (receber aulas de saúde, alimentação, treinamento militar); ensino profissionalizante (desalienar, conhecendo o todo).
ELEIÇÃO DO SINTE(RN)
VOTE:
CHAPA 3